A Academia Brasileira de Cinema e a Prefeitura do Rio de Janeiro criaram no ano 2000, o "Grande Prêmio do Cinema Brasileiro", para ser nossa versão do Oscar.
Este tipo de premiação é importante para valorizar e promover nosso cinema. É só ver os exemplos do que Oscar, César, Davi de Donatello, Goya, Bafta, etc., fizeram pela indústria dos respectivos países.
A premiação ainda não ganhou a devida visibilidade, mas isso é questão de tempo. A cerimônia deste ano está marcada para o dia 8 de junho, no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
Os vencedores dos anos anteriores foram, pela ordem: "Orfeu", "Eu, Tu, Eles", "Bicho de Sete Cabeças", "Cidade de Deus", "O Homem que Copiava", "Cazuza", "Cinema, Aspirinas e Urubus", "O Ano que os Meus Pais Saíram de Férias" e "Estômago".
Esta lista traz os 10 filmes com maior número de indicações para a premiação dos filmes lançados em 2009.
1.
Tempos de Paz (11 indicações: direção, ator - Dan Stulbach e Tony Ramos -, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, efeito visual, montagem, trilha sonora e roteiro adaptado. em abril de 1945 a guerra já havia acabado, mas o Brasil ainda estava tecnicamente em guerra. um ator polonês chega ao porto e tem que enfrentar um interrogatório de um agente da imigração, que havia sido agente da polícia política de Getúlio Vargas. baseado numa peça de teatro, com direção de Daniel Filho)2.
À Deriva (9 indicações: filme, direção, atriz - Déborah Bloch -, fotografia, direção de arte, figurino, efeito visual, montagem e som. em férias de verão com a família em Búzios, uma adolescente de 14 anos descobre o amor, a traição do pai e as dores da vida adulta, num filme envolvente. dirigido por Heitor Dhalia)3.
A Mulher Invisível (9 indicações: filme, direção, ator - Selton Mello -, atriz coadjuvante - Fernanda Torres -, ator coadjuvante - Vladimir Brichta -, figurino, maquiagem, roteiro original e montagem. após uma desilusão amorosa, rapaz acha que encontrou a mulher perfeita, o problema é que ela só existe na sua cabeça. comédia simpática dirigida por Cláudio Torres)4.
Se Eu Fosse Você 2 (9 indicações: filme, direção, atriz - Glória Pires -, ator - Tony Ramos -, ator coadjuvante - Ary Fontoura e Cássio Gabus Mendes -, efeito visual, roteiro original e montagem. às vésperas do casamento da filha, um casal troca de corpos pela segunda vez, aumentando os problemas. o maior sucesso do cinema brasileiro da retomada, com mais de 6 milhões de espectadores) 5.
É Proibido Fumar (6 indicações: filme, direção, atriz - Glória Pires -, roteiro original, montagem, e trilha sonora. uma professora de violão fumante começa a namorar seu vizinho e, por ele, pára de fumar. sua crise de abstinência será potencializada pelo ciúme que ela sente da ex-mulher dele. escrito e dirigido por Anna Muylaert)6.
Budapeste (6 indicações: fotografia, direção de arte, figurino, som, trilha sonora e roteiro adaptado. um ghost-writer, especialista em escrever anonimamente livros para terceiros, faz uma escala imprevista em Budapeste, onde conhece uma mulher e se envolve numa série de eventos ligados ao idioma. adaptação do livro de Chico Buarque)7.
Besouro (6 indicações:direção de arte, figurino, maquiagem, efeito visual, montagem e som. nos anos 20, no recôncavo baiano, um menino descendente de escravos, se torna um grande capoeirista. um filme cheio de misticismo, bela fotografia - que estranhamente não foi indicada - e efeitos visuais surpreendentes, mas com um roteiro frouxo e mal amarrado pelo diretor estreante em cinema João Daniel Tikhomiroff)8.
Divã (5 indicações: filme, atriz - Lília Cabral -, montagem, trilha sonora e roteiro adaptado. uma mulher casada, com uma vida estável, decide ir ao psicanalista por curiosidade e começa a questionar sua vida, seu casamento e sua auto-estima, transformando-se. um filme divertido e até comovente)9.
Loki, Arnaldo Baptista (4 indicações: documentário, montagem de documentário, som e trilha sonora. cinebiografia do polêmico líder dos Mutantes, narrado pelo próprio, com depoimentos de diversos músicos brasileiros. um documentário emocionante)10.
Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei (4 indicações: documentário, montagem de documentário, som e trilha sonora. conta a trajetória espetacular do cantor popular dos anos 60, seu grande sucesso e a interrupção da carreira por um suposto envolvimento com a ditadura. ótimo documentário)Listas Correlacionadas: 10 Documentários Brasileiros, 10 Filmes Brasileiros até 1960, 10 Filmes Brasileiros 1961-1970, 10 Filmes Brasileiros 1971-1980, 10 Filmes Brasileiros 1981-1990, 10 Filmes Brasileiros 1991-2000, 10 Filmes Brasileiros do século XXI, 10 Filmes Musicais Brasileiros, 10 Filmes da Boca do Lixo e 10 Filmes em São Paulo.

Acho esse tipo de premiação importante pra caramba e sempre torço muito pro nosso cinema que vem melhorando a cada dia tem muita coisa a ser conquistada sim mas já temos exelentes filmes que não devem nada aos "de fora".
ResponderExcluirMinha torçida vai pra Lilia ganhar como melhor atriz ele é sempre otima e goste bastante de É proido fumar,Tempos de Paz e A mulher invisível tomara que Fernanda tbm leve a melhor.
Kelvelyn
Dos listados só vi os dois documentários. E fica difícil escolher um só. Eles são ótimos e mostram dois monstros de nossa música. Simonal e Arnaldo Baptista são figuras que jamais deveriam ser esquecidas, e os documentários fazem seu papel, de nos lembrar deles.
ResponderExcluirToda premiação é importante, porém o Brasil deveria ter uma premiação mais centralizada. São tantos e tantos festivais que não sabemos quais são mesmo importante e o que realmente levar em consideração.
Acho que uma idéia a ser considerada é um Festival de dimensão continental, para abranger todo o cinema latino que a cada ano cresce. Mas tudo é questão de política, assim como os prêmios e a escolha dos filmes para o Oscar. Enquanto for assim, não será melhor.
Vitor Stefano
Sessões
Eu vi também Mulher Invisível. É engraçado, mas passa em branco... Só salva Selton.
ResponderExcluirOi amigos,
ResponderExcluirTambém acho importante uma premiação, fora dos festivais, que são muitos.
Acho que além de maior pompa e visibilidade, este prêmio deveria ter mais transparência. É legal sabermos quem vota e quem apura e fazer com que isso seja o mais abrangente possível.
Vítor, além do Selton, 'A Mulher Invisível' tem a Fernanda Torres divertida,
Abs!!!
Pois é. O filme passou tão batido que nem me lembrava dela. E sou fã de Fernanda Torres em dramas, se torna uma atriz com pretenções de chegar até o patamar de sua mãe. Mas parece que ela gosta mesmo é da comédia. Infelizmente.
ResponderExcluirOs filmes brasileiros têm melhorado muito, mas ainda temos que caminhar bastante para conseguirmos algo realmente expressivo.
ResponderExcluirNão achei “Mulher Invisível” muito interessante, como já dito antes o que destaca é a participação de Selton Melo, o resto....
Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei é interessante como um documentário para aqueles que conhecem um pouco da música nacional, mas...
Divã é bem chatinho, todo mundo elogia tanto, mas não consegui gostar.
Se Eu Fosse Você 2 perde para o primeiro que foi muito mais divertido.
O resto ainda não tive oportunidade de ver, então não dá pra comentar.
"A mulher invisível" é interessante, eu me surpreendi justamente por não estar esperando muito dele. Dá pra divertir.
ResponderExcluir"Se eu fosse você 2" realmente perde para o primeiro, esse se tornou um pouco cansativo e repetitivo.
Ainda não assisti "É proibido fumar", mas pretendo fazê-lo assim que eu tiver tempo disponível.
Os filmes brasileiros estão ficando melhores a cada ano que passa.