terça-feira, 6 de abril de 2010

10 Filmes Indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010


A Academia Brasileira de Cinema e a Prefeitura do Rio de Janeiro criaram no ano 2000, o "Grande Prêmio do Cinema Brasileiro", para ser nossa versão do Oscar.
Este tipo de premiação é importante para valorizar e promover nosso cinema. É só ver os exemplos do que Oscar, César, Davi de Donatello, Goya, Bafta, etc., fizeram pela indústria dos respectivos países.
A premiação ainda não ganhou a devida visibilidade, mas isso é questão de tempo. A cerimônia deste ano está marcada para o dia 8 de junho, no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
Os vencedores dos anos anteriores foram, pela ordem: "Orfeu", "Eu, Tu, Eles", "Bicho de Sete Cabeças", "Cidade de Deus", "O Homem que Copiava", "Cazuza", "Cinema, Aspirinas e Urubus", "O Ano que os Meus Pais Saíram de Férias" e "Estômago".
Esta lista traz os 10 filmes com maior número de indicações para a premiação dos filmes lançados em 2009.


1.  Tempos de Paz (11 indicações: direção, ator - Dan Stulbach e Tony Ramos -, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, efeito visual, montagem, trilha sonora e roteiro adaptado. em abril de 1945 a guerra já havia acabado, mas o Brasil ainda estava tecnicamente em guerra. um ator polonês chega ao porto e tem que enfrentar um interrogatório de um agente da imigração, que havia sido agente da polícia política de Getúlio Vargas. baseado numa peça de teatro, com direção de Daniel Filho)


2.  À Deriva (9 indicações: filme, direção, atriz - Déborah Bloch -, fotografia, direção de arte, figurino, efeito visual, montagem e som. em férias de verão com a família em Búzios, uma adolescente de 14 anos descobre o amor, a traição do pai e as dores da vida adulta, num filme envolvente. dirigido por Heitor Dhalia)


3.  A Mulher Invisível (9 indicações: filme, direção, ator - Selton Mello -, atriz coadjuvante - Fernanda Torres -, ator coadjuvante - Vladimir Brichta -, figurino, maquiagem, roteiro original e montagem. após uma desilusão amorosa, rapaz acha que encontrou a mulher perfeita, o problema é que ela só existe na sua cabeça. comédia simpática dirigida por Cláudio Torres)


4.  Se Eu Fosse Você 2 (9 indicações: filme, direção, atriz - Glória Pires -, ator - Tony Ramos -, ator coadjuvante - Ary Fontoura e Cássio Gabus Mendes -, efeito visual, roteiro original e montagem. às vésperas do casamento da filha, um casal troca de corpos pela segunda vez, aumentando os problemas. o maior sucesso do cinema brasileiro da retomada, com mais de 6 milhões de espectadores) 


5.  É Proibido Fumar (6 indicações: filme, direção, atriz - Glória Pires -, roteiro original, montagem, e trilha sonora. uma professora de violão fumante começa a namorar seu vizinho e, por ele, pára de fumar. sua crise de abstinência será potencializada pelo ciúme que ela sente da ex-mulher dele. escrito e dirigido por Anna Muylaert)


6.  Budapeste (6 indicações: fotografia, direção de arte, figurino, som, trilha sonora e roteiro adaptado. um ghost-writer, especialista em escrever anonimamente livros para terceiros, faz uma escala imprevista em Budapeste, onde conhece uma mulher e se envolve numa série de eventos ligados ao idioma. adaptação do livro de Chico Buarque)


7.  Besouro (6 indicações:direção de arte, figurino, maquiagem, efeito visual, montagem e som. nos anos 20, no recôncavo baiano, um menino descendente de escravos, se torna um grande capoeirista. um filme cheio de misticismo, bela fotografia - que estranhamente não foi indicada - e efeitos visuais surpreendentes, mas com um roteiro frouxo e mal amarrado pelo diretor estreante em cinema João Daniel Tikhomiroff)


8.  Divã (5 indicações: filme, atriz - Lília Cabral -, montagem, trilha sonora e roteiro adaptado. uma mulher casada, com uma vida estável, decide ir ao psicanalista por curiosidade e começa a questionar sua vida, seu casamento e sua auto-estima, transformando-se. um filme divertido e até comovente)


9.  Loki, Arnaldo Baptista (4 indicações: documentário, montagem de documentário, som e trilha sonora. cinebiografia do polêmico líder dos Mutantes, narrado pelo próprio, com depoimentos de diversos músicos brasileiros. um documentário emocionante)


10.  Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei (4 indicações: documentário, montagem de documentário, som e trilha sonora. conta a trajetória espetacular do cantor popular dos anos 60, seu grande sucesso e a interrupção da carreira por um suposto envolvimento com a ditadura. ótimo documentário)


Listas Correlacionadas10 Documentários Brasileiros10 Filmes Brasileiros até 196010 Filmes Brasileiros 1961-197010 Filmes Brasileiros 1971-1980, 10 Filmes Brasileiros 1981-199010 Filmes Brasileiros 1991-200010 Filmes Brasileiros do século XXI10 Filmes Musicais Brasileiros, 10 Filmes da Boca do Lixo e 10 Filmes em São Paulo.

7 comentários:

  1. Acho esse tipo de premiação importante pra caramba e sempre torço muito pro nosso cinema que vem melhorando a cada dia tem muita coisa a ser conquistada sim mas já temos exelentes filmes que não devem nada aos "de fora".

    Minha torçida vai pra Lilia ganhar como melhor atriz ele é sempre otima e goste bastante de É proido fumar,Tempos de Paz e A mulher invisível tomara que Fernanda tbm leve a melhor.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  2. Dos listados só vi os dois documentários. E fica difícil escolher um só. Eles são ótimos e mostram dois monstros de nossa música. Simonal e Arnaldo Baptista são figuras que jamais deveriam ser esquecidas, e os documentários fazem seu papel, de nos lembrar deles.
    Toda premiação é importante, porém o Brasil deveria ter uma premiação mais centralizada. São tantos e tantos festivais que não sabemos quais são mesmo importante e o que realmente levar em consideração.
    Acho que uma idéia a ser considerada é um Festival de dimensão continental, para abranger todo o cinema latino que a cada ano cresce. Mas tudo é questão de política, assim como os prêmios e a escolha dos filmes para o Oscar. Enquanto for assim, não será melhor.

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  3. Eu vi também Mulher Invisível. É engraçado, mas passa em branco... Só salva Selton.

    ResponderExcluir
  4. Oi amigos,
    Também acho importante uma premiação, fora dos festivais, que são muitos.
    Acho que além de maior pompa e visibilidade, este prêmio deveria ter mais transparência. É legal sabermos quem vota e quem apura e fazer com que isso seja o mais abrangente possível.
    Vítor, além do Selton, 'A Mulher Invisível' tem a Fernanda Torres divertida,
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é. O filme passou tão batido que nem me lembrava dela. E sou fã de Fernanda Torres em dramas, se torna uma atriz com pretenções de chegar até o patamar de sua mãe. Mas parece que ela gosta mesmo é da comédia. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Os filmes brasileiros têm melhorado muito, mas ainda temos que caminhar bastante para conseguirmos algo realmente expressivo.
    Não achei “Mulher Invisível” muito interessante, como já dito antes o que destaca é a participação de Selton Melo, o resto....
    Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei é interessante como um documentário para aqueles que conhecem um pouco da música nacional, mas...
    Divã é bem chatinho, todo mundo elogia tanto, mas não consegui gostar.
    Se Eu Fosse Você 2 perde para o primeiro que foi muito mais divertido.
    O resto ainda não tive oportunidade de ver, então não dá pra comentar.

    ResponderExcluir
  7. "A mulher invisível" é interessante, eu me surpreendi justamente por não estar esperando muito dele. Dá pra divertir.
    "Se eu fosse você 2" realmente perde para o primeiro, esse se tornou um pouco cansativo e repetitivo.
    Ainda não assisti "É proibido fumar", mas pretendo fazê-lo assim que eu tiver tempo disponível.
    Os filmes brasileiros estão ficando melhores a cada ano que passa.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!