segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

10 Filmes em São Paulo




Hoje a cidade de São Paulo completa 456 anos.
Foi fundada por jesuítas em 1554, mas teve crescimento acentuado apenas no século XX, crescendo cerca de 40 vezes em população e se tornando uma das cidades mais ricas e globalizadas do mundo.
São Paulo é um caldeirão de etnias, tem a maior população japonesa fora do Japão, a maior quantidade de descendentes de italianos, excetuando-se Roma, e grandes colônias de portugueses, árabes, judeus, africanos, coreanos, chineses, etc, etc, etc...
Como polo cultural, é uma das grandes produtoras de cinema do país, tendo sido cenário para centenas de filmes.
Destaco apenas dez deles, como exemplo, mas sei que faltarão muitos.


Antes de começar a lista, garimpei este filme, produzido pelo departamento de relações inter-americanas dos EUA, sobre a pujante São Paulo de 1943. Está em inglês, mas vale pelas imagens...




1.  O Ano Em que Meus Pais Saíram de Férias (em 1970, um garoto mineiro é deixado pelos pais, que fogem da ditadura, com seu avô no bairro do Bom Retiro. após a morte do avô, o garoto terá de interagir com a comunidade judaica local. um retrato amoroso da infância do diretor Cao Hamburger, num filme excelente)


2.  Crianças Invisíveis (uma coletânea de histórias curtas, mostrando a infância pobre pelo mundo, pelas lentes de renomados diretores, como John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee e Ridley Scott. no ótimo segmento 'Bilú e João' de Kátia Lund  - co-diretora de Cidade de Deus -, um casal de garotos, alegres e bastante empreendedores, recolhem latinhas e sucata das ruas e fazem pequenos fretes no Mercado Municipal. passam pelo Minhocão, pelo centro e moram na favela - já extinta - da Berrini)


3.  Carandiru (no ótimo filme de Hector Babenco, um médico trabalha no antigo presídio - cartão postal às avessas dae São Paulo -, onde além de tratar, ouve histórias de diversos detentos, cada uma numa parte da cidade)


4.  Jogo Subterrâneo (Felipe Camargo é um pianista, que cria um jogo para si. sempre que entra num vagão de metrô, ele escolhe uma mulher e torce para que eles façam o mesmo caminho. caso isso ocorra, ele poderá se aproximar. baseado num conto do escritor argentino Julio Cortazar, que acontece no metrô de Buenos Aires, não poderia ser mais paulistano)


5.  Durval Discos (Durval e sua mãe moram numa casa em Pinheiros, onde também funciona há muitos anos sua loja de discos. no passado a loja foi famosa, mas agora é decadente, graças à decisão radical dele de não vender CDs, mas apenas discos de vinil - hoje nem CDs ajudariam... várias cenas feitas na Teodoro Sampaio, rua das lojas de instrumentos musicais mais famosa do país. bom filme de Anna Muylaert, ganhador de todos os prêmios de Gramado em 2002)


6.  Linha de Passe (quatro irmãos de personalidades bem distintas vivem na periferia de São Paulo - Cidade Líder na Zona Leste - e são criados com dificuldades pela mãe, que trabalha como empregada doméstica e está grávida novamente - a excepcional Sandra Corveloni, ganhadora da Palma de Ouro em Cannes. religião, futebol, trânsito e a busca pelo pai desconhecido - do caçula - movem os meninos. mais um ótimo filme de Walter Salles)


7.  São Paulo S.A. (Walmor Chagas é um jovem ambicioso de classe média, que se une a um empresário do setor automobilístico para subir na vida. um retrato da São Paulo do boom industrial do fim dos anos 1950, com ótimas cenas de uma cidade, que quase já não existe. filme clássico de Luís Sérgio Person)


8.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (um retrato chocante da infância abandonada na cidade no começo da década de 1980, feito por Hector Babenco. conta a história de um menino de 11 anos, abandonado pelos pais nas ruas do centro de São Paulo, que vive de pequenos furtos, até tornar-se um pequeno traficante, cafetão e assassino. um triste paralelo com a vida do próprio ator, Fernando Ramos da Silva, que por ser quase analfabeto, não conseguiu firmar-se como ator e acabou envolvido no crime e morrendo jovem)   


9.  Plastic City (o filme não é grande coisa, mas é curioso. dirigido pelo chinês Nelson Yu Lik-wai, se passa no bairro da Liberdade em São Paulo, onde um imigrante e seu filho adotivo comandam a máfia da pirataria no Brasil. uma trama confusa que foi merecidamente vaiada no festival de Veneza)


10.  Bem Vindo à São Paulo (organizado pelo criador da 'Mostra de Cinema de São Paulo', Leon Cakoff, para aproveitar os 450 anos da cidade em 2004. reúne pequenos documentários de diretores estrangeiros como Amos Gitai, Philip Noyce e Jim McBride sobre a cidade. a maioria dos segmentos mostram um olhar turístico ou clichê. a intenção era boa, mas não o resultado)

12 comentários:

  1. Oi anônimo,
    tudo a ver "Se Nada Mais der Certo" e muitos outros filmes mostram São Paulo. É que só cabem 10 na lista, mas podem sugerir...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim Nina certamente deveria estar nessa lista!
    Mas todos eles fazem parte dessa cidade que está na linha tênue entre o amor e o ódio!
    Eu amo!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos,
    Pelos comentários já dá para notar que são muitos os filmes que se passam em São Paulo que vocês gostariam de ver na lista. Até eu tenho minha própria lista de filmes que não couberam.
    Mas a minha eu já fiz, vamos agora aumentar copm a de vocês...

    11. Se Nada Mais Der Certo
    12. Nina
    13. O Cheiro do Ralo
    14. Rota Comando (confesso que não conheço este)

    Obrigado pelas sugestões!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Esta faltando "Ensaio sobre a Cegueira"

    ResponderExcluir
  5. Acrescentando as sugestões dos amigos, fica assim:
    11. Se Nada Mais Der Certo
    12. Nina
    13. O Cheiro do Ralo
    14. Rota Comando
    15. Ensaio Sobre Cegueira
    16. Não Por Acaso

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. um que eu adoro e não pode faltar!
    O Signo da Cidade, da Bruna Lombardi

    ResponderExcluir
  7. Fogo e Paixão...excelente filme, direção Cao Hamburger

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!