sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

10 Filmes Rock 'n' Roll



O rock é um estilo musical, que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1940 com raízes na música negra e rapidamente se espalhou pelo mundo.
Foi sinônimo de rebeldia juvenil e, sem exagero, ajudou a mudar cultura e costumes em todo o mundo.
Nos dias de hoje, para alguns o rock agoniza, para outros se reinventa. É uma questão de interpretação, mas seja como for, ele cumpriu uma importante missão.
Difícil é definir o que é filme de rock. Exclui as biografias (das quais já tratei aqui) e procurei colocar um pouquinho de cada vertente, filmes-concerto, ópera rock, filmes de fã, comportamento... como o tema é abrangente, muitos sentirão falta de seus filmes favoritos, para isso existem os comentários. Usem e abusem deles.
Aqui está minha seleção de 10 filmes com tema e atitude rock 'n' roll. E, atenção, eles estão em ordem cronológica e não de preferência.


1.  O Prisioneiro do Rock (1957. Elvis dá dois socos num cara e o mata sem intenção... vai parar na prisão, onde passa o tempo cantando. logo é descoberto por um linda caçadora de talentos que vai torná-lo um astro do rock. tudo bem que a história é ruim, mas a música é boa e o filme virou uma febre em todo mundo)


2.  O Submarino Amarelo  (1968. pode não ser o melhor filme dos Beatles, mas tenho um carinho especial por ele. um desenho animado psicodélico de George Duning, com a trilha do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". o grupo chega em seu submarino amarelo para enfrentar o exército que está em Pepperland para acabar com a paz, o amor e a música)


3.  Woodstock, Onde Tudo Começou (1970. filmagem de Michael Wadleigh do famoso festival, ganhador do Oscar de documentário e indicado para edição - Thelma Schoonmaker, assistida pelo jovem Martin Scorsese - e som. Jimi Hendrix, Joan Baez, The Who, Richie Havens, Joe Cocker, Santana, Janis Joplin e dezenas de artistas reunidos para o maior festival de rock até então, montado numa fazenda no estado de Nova York entre 15 e 18 de agosto de 1969)


4.  Tommy (1975. adaptação da primeira ópera rock lançada em 1969 pelo grupo The Who. durante a segunda guerra um piloto é dado como morto, mas volta para casa, onde encontra sua mulher - Ann-Magret indicada ao Oscar - com o amante, que o mata. ao presenciar a morte do pai, o jovem Tommy - o vocalista Roger Daltrey - fica cego, surdo e mudo, mas aos poucos se recupera, tornando-se um campeão de fliperama e ídolo pop. como todo filme de Ken Russel, esquisito é pouco para defini-lo. mas o filme tem além do Who, participações de Elton John, Eric Clapton, Tina Turner e Jack Nicholson)


5.  Pink Floyd: The Wall (1982. o cantor Bob Geldof encarna Pink, um astro do rock, que enlouquece lentamente num quarto de hotel com suas lembranças. a ausência do pai, a mãe superprotetora, um professor abusivo, a infidelidade da esposa, o sucesso e a depressão. um painel bem feito por Alan Parker para emoldurar o grande álbum do grupo)


6.  Stop Making Sense (1984. o melhor e mais inventivo show gravado pelo cinema. feito pelo grupo Talking Heads em parceria com o diretor Jonathan Demme. o vocalista David Byrne entra no palco apenas com um toca-fitas e, a cada canção, vão sendo acrescentados músicos e instrumentos, até o final apoteótico. simples e absolutamente genial)


7.  Vida de Solteiro - Singles (1992. o surgimento do movimento grunge em Seattle no começo dos anos 90 é dramatizado através de histórias paralelas de jovens, no começo da vida adulta, descobrindo o amor e se dedicando à música. mais um filme de comportamento muito bem conduzido por Cameron Crowe, com uma trilha fantástica. detaçlhe, a banda de Matt Dillon tem alguns componentes do Pearl Jam, como Eddie Vedder na bateria)


8.  Quase Famosos (2000. outro filme de Cameron Crowe. um jovem fã de rock 'n' roll consegue um trabalho na revista Rolling Stone para acompanhar uma banda em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. aos poucos vai se envolvendo com a banda e perdendo a objetividade no trabalho, tornando-se parte do canério do rock nos anos 70. ótimo!)


9.  Alta Fidelidade (2000. John Cusack é o dono de uma loja de música à beira da falência, que apenas vende discos em vinil. ele é uma enciclopédia ambulante de música pop, mas que não consegue se dar bem num relacionamento. decide então fazer uma lista dos 5 maiores foras que levou. em paralelo, seus funcionários - entre eles Jack Black - passam o dia elaborando listas de 'top 5' de músicas para todas as ocasiões e atendendo todo tipo de clientes. baseado no best seller de Nick Hornby e dirigido por Stephen Frears, o filme é delicioso)


10.  A Escola de Rock (2003. Jack Black - no seu grande papel - é demitido de sua banda. para pagar as contas, se faz passar pelo amigo com quem divide o apartamento e aceita um trabalho como professor substituto numa escola de ensino fundamental, de disciplina rígida. aos poucos introduz seus conhecimentos de rock para envolver os alunos e montar com eles uma banda que fará grande sucesso. divertido e "rock 'n' roll"!!!)

40 comentários:

  1. Acho que Faltou Tenacious D: The Pick Of Destiny, altos filme :D

    ResponderExcluir
  2. O filme do Tenacious D também é bom.

    ResponderExcluir
  3. muito bom , faltou um filme dos ramones muitoooo antigoooo e um do led zeppelin , mas a lista é otima.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos,
    Parece que o filme da banda do Jack Black é um pedido recorrente. Confesso que ainda não vi e agradeço pela dica:
    11. Tenacious D.

    Rocker,
    Não sei quais são os filmes aos quais você se refere, mas fiquei surpreso com a quantidade de bons filmes de rock que encontrei na minha pesquisa. A lista com 10 ficou pequena.
    Vou fazer uma outra daqui uns dias só com filmes concerto. Confira.

    Obrigado pelos comentários, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou "The boat of rock"

    ResponderExcluir
  6. Senti falta do "Rock'n'roll high school"

    ResponderExcluir
  7. Faltou bastante filmes até... The Boat That Rocked, Rockstar, Pick of Destiny...

    ResponderExcluir
  8. Pois é, meus amigos...
    A lista é de apenas 10, por isso sempre falta muita coisa e quem a completa são exatamente vocês. Então com suas sugestões a lista já está assim:
    11. Tenacious D., uma Dupla Infernal The Pick of Destiny)
    12. Os Piratas do Rock (The Boat of Rock)
    13. Rock 'n' Roll High School
    14. Rock Star

    Vão sugerindo, que logo esta lista chega a 20.
    Obrigado!|
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu incluiria "Detroit Rock City", pois retrata bem uma época, o rivalismo do rock vs disco e o esforço para se assistir ao show de um ídolo (nesse caso o Kiss). Particularmente não sou fã dessa banda, mas o filme é muito impolgante, de maneira q acabei gostando muito da música deles de mesmo nome, ja q me faz lembrar o filme.

    ResponderExcluir
  10. André,
    Vamos acrescentar então...
    15. Detroit Rock City

    Tauan,
    Preciso confessar... eu não vi Piratas do Rock, por isso não estava na lista. Agora, graças a vocês leitores, está na complementar.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. faltou do the doors ai tb
    otima lista
    abraços...

    ResponderExcluir
  12. Olá anônimo,
    Eu mencionei na introdução, que não colocaria filmes biográficos, por isso não coloquei 'The Doors'.

    Priscila,
    The Wonders seria biográfico, mas a banda não existiu, né? Então tudo bem, vamos colocá-la na lista:

    16. The Wonders, O Sonho Não Acabou

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Aff, cade Tenecious D: The Pick of Destiny?
    concerteza um dos melhores filmes do Jack Black,
    melhor que a Escola do Rock

    ResponderExcluir
  14. Faltou o melhor de todos kde os blues brothers???

    ResponderExcluir
  15. Faltou This is Spinal Tap

    ResponderExcluir
  16. detroit rock city - the doors o filme muito legais>

    ResponderExcluir
  17. Faltou também "Quanto Mais Idiota Melhor", "Os Cabeças de Vento".

    ResponderExcluir
  18. Vamos lá!
    Organizando nossa lista:

    11. Tenacious D., uma Dupla Infernal The Pick of Destiny)
    12. Os Piratas do Rock (The Boat of Rock)
    13. Rock 'n' Roll High School
    14. Rock Star
    15. Detroit Rock City
    16. The Wonders, O Sonho Não Acabou
    17. This is Spinal Tap
    18. Quanto Mais Idiota Melhor
    19. Airheads - Os Cabeças de Vento

    The Doors eu já respondi na intro (excluí biografias), Blues Brothers é sobre blues e não sobre rock... aliás a trilha é incrível!

    Obrigado e continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. pô cara faltou o Roqueiro é um filme massa

    ResponderExcluir
  20. ai,adiciona nesta lista também, Quanto mais idiota melhor I, II também é ótimo,é muito divertido e tem uma trilha fantastica!!!!

    ResponderExcluir
  21. eu adorei esas coisas. até pensei em montar uma banda de rock com o nome de forever rock. então é isso falooooooooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. ahah.... voces pensam que issu é rock do bom?? atao ainda nao virem nada!xD

    ResponderExcluir
  23. Falta "Hair"!
    Falta "Aconteceu em Woodstock"!
    E o fantástico filme "Jovens loucos e rebeldes!!!!!!!!!!!

    Esses três são inevitáveis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Gente e o filme... Jovens, Loucos e Rebeldes. É sobre o comportamento da galera dos anos setenta, com uma trilha sonora totalmente rock and roll. Muito bom esse filme... abraços!!

    ResponderExcluir
  25. Esse não pode faltar: The Blues Brothers (Os Irmãos Caras de Pau). Muito bom!

    ResponderExcluir
  26. faltou os piratas do rock. o melhor fime de rock de tds os tempos!!!

    ResponderExcluir
  27. podia colocar o filme the runaways

    ResponderExcluir
  28. Falta KISS E O FANTASMA DO PARQUE
    O ROCQUEIRO
    O PIOR TRABALHO DO MUNDO: ROCK'N ROLL
    THE RUNAWAYS
    LA BAMBA
    DETROIT ROCK CITY
    O ROCKSTAR
    ESCOLA DE ROCK
    REPO
    RUSH
    CAZUZA O TEMPO NAO PARA
    THAT THING YOU DO
    JOHNNYE E JUNE
    O GAROTO DE LIVERPOOL
    I MIGHT GET IT LOUD
    KURT COBAIN RETRATOS DE UMA AUSENCIA

    ResponderExcluir
  29. Faltou


    QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR

    filme que conta a historia de dois amigos apresentadores da mtv, com muito humor

    ResponderExcluir
  30. mto bom .. vo assistir todos! xD

    ms realmente todo fan de rock TEM q assistir tenacious d.. eh mto foda

    ResponderExcluir
  31. kd o led zeppelin the songs remains the same

    ResponderExcluir
  32. Pô e Backbeat - Os cinco rapazes de Liverpool
    Detroit Rock City é muito manero, rs

    ResponderExcluir
  33. Esqueceram o melhor de todos, inclusive a trilha sonora, só músicas boas.O filme é:A Rainha dos Condenados, tenho certeza q muitos já viram, só esqueceram de citar.Sem falar q o ator principal é um vampiro do bem, não poderia ficar melhor,na minha opinião tem tudo a ver c/ o tema:Rock

    ResponderExcluir
  34. Esqueceram de citar,A Rainha dos Condenados,na minha opinião o melhor de "Rock".A trilha sonora perfeita, a música combinando c/ o filme.É sobre um vampiro chamado Lestat, interpretado por:Stuart Townsend.Uma combinação perfeita de vampiros c/ Rock.Tenho certeza q muitos já tiveram o prazer de ver,só não lembraram no momento.Mas quem não viu c/ certeza vão gostar, eu acho.Inclusive tenho esse filme,lembro q foi o meu 1°DVD q comprei, em 2002, numa loja de cds e dvds, no centro do Rio .Essa loja até faliu.Até a próxima.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!