quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

10 Filmes de Náufragos




Hoje em dia, com celulares, GPS e satélites, o medo de sobreviver a um naufrágio e ficar perdido numa ilha deserta não é tão recorrente.
Mas desde que o homem saiu para explorar lugares cada vez mais distantes, essa era uma das maiores preocupações.
A televisão explorou o tema quase à exaustão em séries como 'A Ilha dos Birutas', 'Perdidos no Espaço' e até a atual 'Lost'.
Selecionei 10 filmes sobre náufragos, que ficaram isolados por conta de acidentes de navios, aviões, balões e até naves espaciais.


1.  Náufrago (um executivo da FedEx - Tom Hanks - sobrevive à queda de um avião de carga numa ilha deserta e é dado como morto. por 4 anos ele terá que se adaptar e sobreviver, até ser localizado. o roteiro com bons achados e a ótima interpretação de Hanks, fazem deste filme de Robert Zemeckis, o melhor sobre o tema)


2.  Inimigo Meu (o soldado humano Dennis Quaid e o seu inimigo drac Louis Gosset Jr. têm suas naves abatidas e caem num planeta inóspito. no princípio se enfrentam, mas aos poucos se aproximam em nome da própria sobrevivência, tornando-se amigos, apesar das diferenças de espécies. uma ótima ficção de Wolfgang Petersen) 


3.  O Corcel Negro (mais uma lista para este ótimo filme sobre a amizade de um menino e um cavalo árabe, que sobrevivem a um naufrágio. numa ilha deserta o garoto consegue aos poucos domar e montar o cavalo, que após o resgate se torna um grande campeão) 


4.  Robinson Crusoé (o livro de Daniel Defoe já rendeu mais de 20 adaptações para o cinema, nenhuma delas especialmente memorável. houve uma dirigida por Luis Buñuel, outra em Marte e até uma com Costinha e Grande Otelo. destaco esta versão fiel de 1997, estrelada por Pierce Brosnan, no papel do marinheiro britânico, que sobrevive a um naufrágio e vai parar numa ilha, onde constrói ferramentas e sua casa, aprendendo a conviver com o que a natureza lhe oferece, além de fazer amizade com um nativo, que salvou dos canibais e a quem chama de 'sexta-feira')


5.  A Lagoa Azul (o mais bem sucedido filme sobre o tema. duas crianças sobrevivem a um naufrágio, indo parar numa ilha paradisíaca. cuidadas nos primeiros anos por um velho marinheiro, que acaba morrendo, terão que se adaptar à natureza e descobrir juntos sua sexualidade e, eventualmente, se apaixonando. tornou estrela a linda Brooke Shields) 


6.  Madagascar (quatro estrelas do zoo de Nova York, um leão, uma zebra, uma girafa hipocondríaca e uma hipopótama saem às ruas, causando pânico e acabam sendo enviadas de volta à Africa, mas o navio é sequestrado por pinguins e eles acabam naufragando na ilha de Madagascar, onde terão que enfrentar a vida selvagem pela primeira vez. divertida comédia de animação da Dreamworks)


7.  A Cidadela dos Robinson (clássico da Disney de 1960, conta a história de uma família suíça, que após o naufrágio do navio onde viajavam, vai parar em uma linda ilha dos mares do sul, onde constroem juntos uma moradia agradável e civilizada, até se verem frente a frente com perigosos piratas)


8.  A Ilha Misteriosa (baseado na obra de Jules Verne, conta a história de um capitão da União, durante a guerra civil americana, que foge com outros 3 soldados de um campo de prisioneiros num balão e vai parar numa ilha do pacífico, habitada por estranhos animais gigantes. lá encontra mais duas náufragas e o capitão Nemo - aquele do Nautilus -, que os ajuda... rocambolesco e refilmado em 2007)


9.  Seis Dias, Sete Noites (uma executiva estressada contrata o piloto de um pequeno avião para levá-las ao Taiti, mas uma tempestade os derruba numa ilha deserta, onde terão que conviver forçadamente por seis longos dias. a química entre Harrison Ford e Anne Heche simplesmente não funciona)


10.  Destino Insólito - Swept Away (Madonna é uma socialite mimada e fútil, que decide fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo com amigos, mas o barco onde estão naufraga e ela vai parar sozinha numa ilha quase deserta, onde vive um rude pescador italiano, com quem ela terá uma relação de ódio e amor. refilmagem de uma comédia de Lina Wertmuller, é, de longe, o pior filme da carreira de Guy Ritchie, então marido da estrela)

44 comentários:

  1. Puts a Família Robinson era bom demais, incansaveis reprises, um filme que marcou minha infância.

    ResponderExcluir
  2. O titulo em portugues é A Cidadela dos Robinsons e esse sete dias sete noites é um lixo típico do Harrison Ford

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pq vc não gostou do filme q o filme é lixo. Pense antes de dar sua opinião assim vc evita de falar besteira.

      Excluir
  3. João,
    A minha infância também! :-)

    loxa,
    É verdade, eu não me lembrei do título nacional. Obrigado, já vou corrigir.
    Quanto ao filme do Harrison Ford, realmente é fraco. Principalmentye porque o casal não funciona junto.
    O Harrison Ford já fez ótimos filmes, mas isso já tem uns 20 anos. Faz tempo que não faz nada de bom mesmo.

    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Caramba! eu cresci apaixonado na Brooke Shields de A Lagoa Azul. Talvez tenha sido ela a primeira mulher que me deu uma ereção com esse jeitinho de menininha fofa. e coincidência - o nome do personagem do filme é Richard, meu nome em inglês.
    Ô saudade...
    (Depoi de velho cansei das reprizes e terminei com a Brooke hehehe!)

    ResponderExcluir
  5. Ô Ricardo,
    Você vai me desculpar, mas a Brooke era MINHA namorada. Ela até me mandou um cartão com a foto dela e assinado, rssss
    Tem coisas que é melhor esquecer...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Faltou um filme do Hitchcock,acho que é 1941+-
    chama-se 1 Barco e 9 Destinos.Infinitamente
    melhor do que essa droga cometida pelo Harrison
    Ford e esse do Guy Ritchie.

    ResponderExcluir
  7. Ótima lembrança, meu caro anônimo.
    Lifeboat - Um Barco e Nove Destinos é muito melhor que vários desta lista. É um filme de 1944, estrelado pela Tallulah Bankhead.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara como e que vc se esqueceu do senhor das moscas o filme e fantastico

      Excluir
  8. TEVE TAMBÉM UM FILME INESQUECIVEL, SOBRE 02 NAUFRÁGOS, SENDO UM MENINO E UM VELHO (NEGRO), O MENINO PERDE A VISÃO, O VELHO O AJUDA A SOBREVIVER NA ILHA, MAIS LOGO EM SEGUIDA MORRE E O MENINO FICA SOZINHO, E DEPOIS É RESGATADO E VOLTA A CIVILIZAÇÃO.ÉM SABE O NOME E ONDE POSSO ENCONTRÁ-LO.

    MEU EMAIL: jotasantos1@yahoo.com.br

    ESSE FILME É UMA RÉLIQUIA, ALGU

    ResponderExcluir
  9. tambem queria saber o nome e onde posso achar esse filme que fala dos dois naufragos um menino e um velho negro. O menino era rico e mimado e o velho negro era empregado-escravo da família. o menino fica cego e o velho lhe ensina a sobreviver e a ter valores na vida. o velho sempre o chamava de senhozinho!
    se souberem por favor me de a dica!

    meu e-mail: mercesbrandao@hotmail.com

    achava que era a ilha dos naufragos, mas não é!

    ResponderExcluir
  10. o nome do filme do menino e o velho negro é the cay

    ResponderExcluir
  11. nao sei se vcs ja viram o filme chamado : A PRAIA E MT LOKO QUEM NAO VIU VE E MT DOIDO MSM MEIO ESTRANHO MAIS LEGAL A E O OUTRO QUE VI NESSE SITE E : SEABISCUIT . FIQUEM COM DEUS . LUTO RENNAN BOIKO DESCANSA EM PAZ!

    ResponderExcluir
  12. Tem um filme que eu gostaria de saber o nome. É um casal que fica perdido na ilha com mais um cara, e a mulher acaba gostando do outro cara, e no fim acaba ficando uma guerra entre os dois homens. até que um morre. Tem bastante sexo no filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmbbbb quero muito saber o nome desse filme! Entrei nesse blog com essa inteção. To rodando o google todo atrás!

      Excluir
    2. Tbm estava atrás , pela resposta do amigo anônimo embaixo achei , Survival Island (three)

      Excluir
    3. também quero saber o nome desse filme, já procurei na locadora se vc achar me fale meu e-mail é elton107@ig.com.br

      Excluir
    4. se eu não me engane o nome desse filme é : jogo pela sobrevivência

      Excluir
  13. O filme se chama Three em inglês, e tem uma atriz chamada Kelly Brook.

    ResponderExcluir
  14. Oi gente! Meu nome é Joelma!
    Alguém aí sabe o nome de um filme que um grupo de adolescentes ficam presos numa ilha, é tipo lost no começo, o avião deles cai e eles tem que se virar sozinhos, tem um lance com drogas também e eles tem que construir uma cadeia para um cara... eu queria muito lembrar do nome desse filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma Aventura na Ilha Deserta (Exile) - 1990
      http://interfilmes.com/filme_22281_Uma.Aventura.na.Ilha.Deserta-(Exile).html

      Excluir
    2. Acho que vc tá falando do filme "a praia" com leonardo di caprio nao é?

      Excluir
  15. procurei muito por esse filme so tinha a mesma descriçao que ela falou...muitooooo obrigadaaa!!

    ResponderExcluir
  16. ahamm tbem estava procurando esse filme a um tempao,tbem so tinha essa descriçao...muitoooo obrigada,essa tah na minha lista de classicos!!!

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe o nome de um filme que um velho muito rico naufraga e vai parar numa ilha deserta com as 2 filhas, o mordomo e alguns empregados.
    O mordomo se destaca e é eleito governador da ilha e termina se apaixonando por uma das filhas do velho. Eles são tão felizes na ilha que não querem ser salvos.
    É um filme muito antigo em preto e branco.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem assisti e sempre cito em conversas sobre os ensinamentos do filme. Me parece que o titulo era O governador. Se souber um link agradeceria muito

      Excluir
    2. O nome do filme é "macho e fêmea" de 1919.
      Link:http://www.cineclick.com.br/macho-e-femea

      Excluir
    3. Já assisti esse filme colorido na sessão da tarde a muitos anos atrás, queria saber o nome do filme tbm

      Excluir
    4. o nome do filme é Mordomo e a Dama - 1957

      Excluir
  18. Tem um filme que eu gostaria de saber o nome. É um casal que fica perdido na ilha com mais um cara, e a mulher acaba gostando do outro cara, e no fim acaba ficando uma guerra entre os dois homens. até que um morre. Tem bastante sexo no filme

    ResponderExcluir
  19. E aquele dos muleques que saem num passeio escolar de barco e acabam náufragos em uma ilha, sem orientação ficam doidos, violentos, primitivos... bem punk o filme, pesado mesmo.
    Talvez um micro-spoiler de uma cena ultra chocante ajude: o muleque joga uma pedra enorme de cima de um morro na cabeça do outro e mata na hora, eles piram com o lance...
    Enfim, não lembro o nome nem a pau, é um filme antigo, mas colorido...

    ResponderExcluir
  20. sei q é MUITO tempo depois das primeiras postagens,mas vc poderia colocar mas filmes de naufragos,adoro esse tipo de historia,principalmente quando tem romance no meioo <3

    ResponderExcluir
  21. Olá! Meu nome e Patrícia. Por favor, procuro o nome de um filme coreano de comédia onde um homem fica náufrago numa ilha que fica em um rio bem no meio da Cidade de Seul! É um ótimo filme! Se alguém puder me ajudar... ;-) Desde já agradeço. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      Trata-se de "Náufrago na Lua" (Kimssi Pyoryugi) dirigido pelo Hae-jun Lee. É um ótimo filme mesmo.
      Abs!!!

      Excluir
  22. Alguem sabe o nome de um filme onde um americano e um russo ficam isolados numa ilha um sem saber o idioma do outro, o filme se passa durante a guerra fria onde americanos e russos não se davam bem

    ResponderExcluir
  23. Gente queria saber o nome do filme que um casal sai pra passear se kaiak e a mare baixa se.não me.engano e eles entram numa mata, chegam em uma casa em busca de ajuda pra ligar, mas não encontram ninguém, entram.na casa e depois chegam 3 assassinos. Ela ate coloca um anel de ferro ma vagina pois tem um que quer estrupa-la. Por favor quero muito ver esse filme de novo.

    ResponderExcluir
  24. Galera procuro um filme de ets onde uma equipe de soldados são mandados para uma ilha e lá descobrem que estes ets ainda estão lá e sedentos por vingança. Vingança essa que os cientistas criaram a torturar os aliens e as mesmas coisas que fizeram com eles, eles farão com os soldados...até mesmo enfiar uma furadeira no ouvido de uma soldado..e o sofrimento dela só acaba, quando um amigo dela a mata com uma sniper de cima de uma arvore...E tem um que eles arrancam a pele pq ele entrou dentro a nave deles...Se não me engano esse filme passou no sbt(cinema em casa)Quem lembrar pode me mandar um email com o nome do filme para: ferdinandyumbrella@gmail.com..de já fico grato!!

    ResponderExcluir
  25. ola galera eu queria saber di um nome de um filme em que suas faminha ou e uma nao lembro muitobem mais eles vao passa as ferias e o aviao ou e barco acaba quebrando e ele acaba ficando em uma ilha deserta lempro que eles fica o natal e o ano novo na ilha eu acho qui eu assisti na seçao da tarde e no cinema em casa

    ResponderExcluir
  26. Inferno no Pacífico (1968)

    Este não é simplesmente um filme de guerra. A história de dois soldados, um japonês (Mifune, dos filmes de Kurosawa) e outro americano (Marvin), isolados numa pequena ilha do pacífico, é também uma espécie de parábola. Os homens estão condicionados por suas heranças: as circunstâncias de guerra e culturas diversas. Eles não agem como pessoas, mas como inimigos.

    ResponderExcluir
  27. Por um Destino Insólito 1974
    Travolti da un Insolito Destino Nell'Azzurro Mare d'Agosto
    Dirigido por: Lina Wertmüller

    O filme com a Madonna é uma pobre refilmagem deste clássico italiano.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!