sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

10 Filmes sobre Infância e Mundos Fantásticos





A imaginação infantil garantiu ótimas histórias para o cinema.
São vários os filmes onde uma criança escapa do seu cotidiano, entrando num mundo paralelo, repleto de criaturas mágicas.
Esta lista traz 10 filmes sobre este tema, enquanto aguardamos para março o lançamento de "Alice no País das Maravilhas" de Tim Burton.


1.  História Sem Fim (baseado no livro do escritor Michael Ende, esta superprodução alemã de 1984, conta a história de Bastian, um garoto que pega emprestado um livro mágico, que o transporta para Fantasia. neste mundo fantástico, viverá muitas aventuras, sempre com a ajuda do guerreiro Atreyu e de personagens como um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão voador, uma come-pedras, elfos e uma imperatriz menina. ótima aventura para qualquer idade, dirigida por Wolfgang Petersen)


2.  Onde Vivem os Monstros (adaptação do diretor Spike Jonze do livro de Maurice Sendak, sobre o garoto Max, que foge da mãe e das aflições da infância, se refugiando num mundo da sua imaginação, habitado por simpáticos monstros, onde se faz passar por rei e impõe sua filosofia. talvez pelo fato do livro ter apenas 9 frases, o filme parece longo demais, falta ritmo e fluidez, mas tem suas qualidades na ótima trilha de Karen O., nos bons efeitos e no simpático ator Max Records)


3.  A Fantástica Fábrica de Chocolate (baseado no livro de Roald Dahl, conta a história de um grupo de crianças, que ganha um concurso, cujo prêmio é entrar em uma fábrica de chocolates, que é um mundo totalmente à parte. ciceroneados por Willy Wonka - o melhor papel de Gene Wilder -, o dono da fábrica, vão conhecer os segredos bizarros da fabricação dos chocolates)


4.  O Labirinto do Fauno (no final da guerra civil espanhola, uma garota de 10 anos se muda com a mãe para uma mansão na zona rural, a espera do padrasto militar facista. na propriedade ela encontra um labirinto, que é a entrada de um mundo fantástico, onde vivem um fauno e perigosas fadas. o universo gótico e onírico do diretor Guillermo del Toro, mistura fantasia e realidade, num filme genial)


5.  O Mágico de Oz (a garota Dorothy - Judy Garland - é levada por um tornado, junto com sua casa e seu cachorrinho para a terra de Oz e cai em cima de uma bruxa malvada, matando-a. agora ela terá que ir até o líder do lugar, um poderoso mágico, que é o único que poderá ajudá-la a voltar para o Kansas. no caminho conhece um leão, um espantalho e um homem de lata, que vão acompanhá-la nas aventuras. preciso contar a verdade... a pobre menina estava delirando em coma, mas ela se recupera no final)


6.  Labirinto, a Magia do Tempo (uma garota - Jennifer Connelly - é obrigada a cuidar de seu irmãozinho e, irritada, deseja que ele seja levado por duendes. acontece é que o rei dos duendes - David Bowie - ouve seu pedido e leva o garoto para o seu castelo. para resgatá-lo, ela terá que passar por um labirinto cheio de caminhos confusos e criaturas fantásticas. o filme dirigido por Jim Henson e produzido por George Lucas foi um fracasso de bilheteria, mas tem seu charme) 


7.  Peter Pan (esta versão de 2003 do livro de James M. Barrie é bastante fiel. conta a história de Peter - Jeremy Sumpter -, um garoto que nunca cresce e vive na Terra do Nunca, junto com os garotos perdidos e a fada Sininho. um dia ele aparece na casa da família Darling e convence as crianças, Wendy, John e MIchael a voarem com ele à Terra do Nunca, onde enfrentarão o perigoso Capitão Gancho)


8.  Ponte para Terabítia (um garoto e sua vizinha criam um refúgio só seu, numa floresta próxima de suas casa, onde imaginam viver grandes aventuras. depois de um acidente, ele resolve construir uma ponte para entrar naquele mundo mágico. uma história bonita e triste)


9.  As Crônicas de Nárnia, o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (durante a segunda guerra, quatro irmãos londrinos vão se abrigar na propriedade rural de um professor. em suas brincadeiras de esconde esconde, encontram num guarda-roupa uma passagem para o mundo fantástico de Nárnia, onde se envolvem com as criaturas locais numa luta contra a maldição de uma feiticeira. já teve uma continuação e tem outra programada para dezembro de 2010)


10.  As Crônicas de Spiderwick (depois da separação dos pais, três irmãos mudam-se com a mãe para uma casa em ruínas, que pertencia ao seu tio-avô. lá encontram um 'guia de animais fantásticos', que vai colocá-los em contato com essas criaturas e seu mundo paralelo. um ótimo filme, mas um tanto assustador para crianças)

14 comentários:

  1. Belissima lista! Pra mim so tops são o Mágico de Oz, A História sem Fim e O Labirinto do Fauno...
    Parabéns como sempre!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Teu blog é demais.todo dia eu passo pra dar uma lida,e os temas de cada lista são ótimos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabrício!
    Eu sei que você entra, sempre aparece teu nome no Analytics, rsss
    Aproveito, então, para agradecer a todos os que me visitam diariamente - especialmente a você, claro.
    Vocês são o motivo para eu procurar assunto diariamente, mesmo que não tenha tempo ou, pior, não esteja inspirado.
    Obrigado, MESMO!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, uma excelente lista, eu sou fã desse gênero e é até mesmo difícil eu definir uma lista de preferência.
    "História sem fim", "Peter Pan" (não exatamente esse) e "A fantástica fábrica de chocolate" fizeram parte de minha infância.
    Sou uma fã assídua das "Crônicas de Nárnia", já li todos os livros e acompanho os filmes.
    "O labirinto do fauno" é excepcional, deslumbrante e maravilhoso.

    Apesar de eu ter amado a lista, senti falta de outro grande filme de que sou grande fã: "Harry Potter e a Pedra Filosofal".
    Ao menos o primeiro deveria se adequar à "Infância e mundos fantásticos", não?

    Ps.: Encontrei seu site ontem e como uma grande cinéfila, terei prazer em acompanhá-lo a partir de agora =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Evelyn,
    Estou lendo seus comentários todos.
    Fico feliz de você finalmente ter encontrado meu blog e mais feliz ainda por me acompanhar.
    Se tiver twitter, me adicone lá @armando_bm.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Dublê de Anjo (The Fall) é bem melhor que esses todos, pena que é pouco conhecido

    ResponderExcluir
  7. Eu assisto Labirinto a magia do tempo quase todos os dias desde pequena,foi até triste saber que foi um fracasso de bilheteria,mas para os fãs é um super filme para mim o melhor de todos sei até as falas ....

    ResponderExcluir
  8. Amei essa lista (e as outras tbm), algum tempo atrás havia visto seu blog, mas infelizmente não salvei e acabei esquecendo o nome...Mas enfim, agora que encontrei novamente (por acaso) já ganhou espaço nos favoritos...

    Eu sou mega fã de Nárnia, já li o livro, vi as adaptações feitas pela disney e de tão fã, assisti a adaptação clássica feita pela BBC que ficou muito mais fiel aos livros e foram 4 séries (O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, Príncipe Caspian, O Peregrino da Alvorada e a Cadeira de Prata)...Muito bom ^-^

    Parabéns pelo blog, já vi alguns blogs no gênero, mas sem dúvida o seu é o melhor, principalmente por abranger várias temáticas e acima de tudo muito conhecimento.

    Ass.: Ene

    ResponderExcluir
  9. queria sabe de um fime onde um garota fala com um gato que lhe faz charadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!
      Você provavelmente se refere a "O Gato" (The Cat in the Hat) de 2003, estrelado pelo Mike Myers e a Dakota Fanning. É baseado num livro do Dr.Seuss.
      Abs!!!

      Excluir
  10. Quase todos esses filme eu acho nota mil. Só tiro o Mágico de Oz porquê, particularmente, eu acho chatíssimo e A Fantástica Fábrica de Chocolate (prefiro a refilmagem do Tim Burton). Muito bom o seu blog!! :)

    ResponderExcluir
  11. Ponte para Terabítia e As Cronicas de Spiderwick foi um dos melhores filmes que eu á vi sz

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!