sábado, 9 de janeiro de 2010

10 Filmes sobre Voodoo




O Voodoo (ou vodu), como o Candomblé, é uma mistura das religiões africanas com o catolicismo. Surgiu no Haiti com os escravos e se espalhou com os imigrantes haitianos, criando algumas variações, como o hoodoo na Lousiana..
A religião foi popularizada especialmente pelos bonecos, através do dos quais se atinge a pessoa representada. 
O cinema logo se interessou, mas jamais se deu ao trabalho de aprender o verdadeiro significado dos ritos e magias do Voodoo, reduzindo-o a clichês tão convenientes às tramas quanto equivocados.
Selecionei 10 filmes onde o Voodoo (ou suas variações) aparece na trama.


1.  A Maldição dos Mortos Vivos - The Serpent and the Rainbow (um pesquisador de Harvard - Bill Pullman - é enviado ao Haiti em busca de um pó que teria o poder de ressuscitar pessoas. em sua aventura, adentra o submundo de magia negra, zumbis e rituais sangrentos. um bom filme de Wes Craven, filmado no Haiti e alegadamente baseado numa experiência real)


2.  007 Viva e Deixe Morrer (Roger Moore é James Bond, que vai ao Caribe combater o gangster e feiticeiro Dr. Kananga - Yaphet Kotto - que produz heroína e mantém a população afastada de suas papoulas utilizando a magia negra com bonecos voodoo protegendo a plantação. como todo filme de 007, uma salada de referências sem o menor sentido. destaque para a linda canção de Paul McCartney)


3.  A Princesa e o Sapo (o novo filme da Disney se passa em New Orleans e nos pântanos da Lousiana, onde vive um príncipe - voz do brasileiro Bruno Campos - transformado em sapo por um feiticeiro voodoo, que vai pedir um beijo à jovem Princess Tiana, para tornar-se humano novamente, mas é ela quem também vira sapo. a primeira princesa negra da Disney, demorou!)


4.  O Brinquedo Assassino (um serial killer é atingido num tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de voodoo para transferir sua alma para o boneco Chucky. este vai parar nas mãos de um garoto, que descobre que o boneco está vivo, mas ninguém acredita nele, o que o coloca em grande perigo. ótima idéia, que derivou em continuações trash)


5.  Adoradores do Diabo - The Believers (ao investigar a morte de dois jovens, um detetive perde o equilíbrio mental, o psicólogo da polícia - Martin Sheen - descobre que esta insanidade pode estar ligada a uma seita voodoo especializada a sacrifícios humanos e colocará em risco a vida de seu próprio filho. tem louco pra tudo...)


6.  Coração Satânico (um detetive particular - MIckey Rourke - é contratado pelo diabo - ooops SPOILER, Robert De Niro - para encontrar um cantor. acaba tendo que entrar num mundo repleto de magia negra e voodoo, onde figuras estranhas morrem violentamente. na minha opinião é um péssimo filme, mas muita gente o considera clássico... posso estar errado)


7.  Amores Divididos (em 1962 na Louisiana, um charmoso médico - Samuel L.Jackson, casado com uma bela mulher, dá em cima de suas pacientes. a filha dele, Eve de 10 anos, presencia um destes casos e conta para a tia, que é vidente e para uma bruxa branca, que faz feitiços voodoo por dinheiro. uma visão do universo local, repleto de magia) 


8.  Venom (terror adolescente. nos pântanos da Louisiana, um homem morre tentando resgatar uma feiticeira voodoo de um acidente de carro. no hospital, seu corpo, agora encarnado por 13 almas do mal, foge e começa a dizimar os jovens locais. um grupo de adolescentes vai investigar e tentar impedi-lo de continuar matando. bobagem)


9.  Maldita Sorte (Charlie, aos 10 anos, recusou-se a beijar uma garota gótica no armário, durante uma brincadeira de garrafa - truth or dare - e ela lhe jogou um feitiço voodoo para que toda mulher por quem ele se apaixone, case com o próximo cara que ficar, mas nunca com ele.  até que ele encontra a mulher de sua vida e procura aquela menina do feitiço, para que ela tire o alfinete do coração do seu boneco e assim não perder seu amor)


10.  A Chave Mestra (neste filme é praticado o hoodoo e não o voodoo original. Kate Hudson é uma jovem que vai cuidar de um senhor idoso numa casa nos arredores de New Orleans, num local onde foram praticadas muitas cerimônias místicas. no início ela não acredita na magia, até se ver envolvida)

20 comentários:

  1. A Chave Mestra é mtoooooooo bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Kelvelyn.

    A Chave Mestra é realmente muito bom fora esse os unicos filmes que assisti foram O brinquedo assassino e Maldita sorte(esse é bem fraco, eu achei).

    E muito bom o seu blog cara otimas dicas de filmes.

    ResponderExcluir
  3. faltou a morta viva (i walked with a zombie) de 1943. deve ter sido um dos primeiros a abordar o tema.

    ResponderExcluir
  4. faltou o de uma ilha que uma macumbeira faz vodoo com o homem que engravidou ela e n quis assumir o bebe

    ResponderExcluir
  5. A chave mestra leva o título de pior de todos, não pelos atores, estes bons, mas pelo "recheio" preconceituoso. O que vudu tem a ver com transferência de corpos? Pode-se perdoar filmes antigos pelo parco conhecimento religioso da época. Mas um filme de 2005 cheio de velhos preconceitos contra religiões afros não é aceitável. E chamar de hoodoo não muda nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo meu amigo, na verdade algumas questões têm que ser consideradas, em primeiro lugar vudu/voodoo não é hudu/hoodoo, embora ambos sejam comumente praticados no estado da Lousiania, especialmente em New Orleans. O Vudu esse sim é uma religião, dividindo-se por assim dizer em dois ramos - o vudu do Haiti ou Haitiano e o vudu da lousiana. Já o Hoodoo não é uma religião e sim um tipo de magia que engloba elementos indígenas,africanos e europeus. Na lousiana o o tipo de vudu praticado engloba muito hoodoo, praticas magicas elementos da natureza etc. Portanto, não vi preconceito algum, o filme foi até muito superficial. Outro ponto é que o que é mostrado no filme não é troca de corpo e sim transmigração da alma sem desencarne, e para seu espanto tal fato é possível e real, acredite você ou não.

      Excluir
    2. Excelente resposta, falas com propriedade e sabedoria!

      Excluir
  6. SO QUERIA ENCONTRAR UM QUE UMA MULHER JOGA UM PO NO CARA E ELE É ENTERRADO VIVO.JA TENTEI DE TUDO E NAO ENCNTRO.ALGUEM MI DIZ O NOME.FOI BASEADO EM FATOS REAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,
      Não estou certo, mas o primeiro filme da lista tem uma história com esses elementos.
      Tem certeza que não é ele?
      Abs!!!

      Excluir
    2. A Maldição dos Mortos Vivos

      Excluir
  7. Ai que capa mais bizarra desse Maldita Sorte gente

    ResponderExcluir
  8. Coraçao satanico ,nao tem pra ninguem ,e o melhor de todos ,genial,tenso,erotico,consegue captar o clima de terror sem exageros

    ResponderExcluir
  9. Coração Satanico é o mais foda mesmo , estetica e direçao nota 10

    ResponderExcluir
  10. a maldição dos mortos vivos e brinquedo assassino os melhores da lista!

    ResponderExcluir
  11. Queria ver de novo um filme em que casal de velhos troca de corpo com casal de negros e depois com um casal de jovens muito bom o filme alguém sabe o nome

    ResponderExcluir
  12. queria achar um emque um casal de africanos engana e troca de corpo com outro casal que quer copra a casa deles

    ResponderExcluir
  13. queria saber o nome do filme em um casal de africanos engana e troca de corpo com com outro casal que vai compra a cs dls

    ResponderExcluir
  14. alguem sabe se o filme maldição cambo jhana existe ainda?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!