segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

10 Filmes de Submarinos




O nosso interesse por uma embarcação que navegue embaixo da água remonta a Jules Verne, no século 19, seu livro 2'0 mil Léguas Submarinas' foi lançado em 1870.
O primeiro submarino de combate foi usado durante a guerra civil americana, em 1864, o pequeno CSS Hunley. Durante a primeira grande guerra, os submarinos já eram usados largamente.
A partir dos anos 1950, ele passou a usar propulsão nuclear, substituindo as energias à diesel até então utilizadas.
O cinema fez ótimos filmes com estes barcos, selecionei 10, como exemplo:


1.  O Barco, Inferno no Mar (1981. o diretor Wolfgang Petersen consegue colocar todo o horror da segunda guerra a bordo de um clautrofóbico submarino alemão, com raros planos externos. o filme é envolvente e até asfixiante, e traz uma mensagem anti-belicista. ótima produção em um grande filme)


2.  20.000 Léguas Submarinas (1954. baseado no romance de Jules Verne. em 1868, relatos alarmantes de um monstro marinho, que destruía navios facilmente, leva pânico aos marinheiros. um especialista em biologia marinha - Kirk Douglas - e seu assistente são levados pelo governo americano a estudar o tal monstro, que eles descobrem ser um moderno - e inimaginável na época - submarino, o Nautilus, cujo capitão, Nemo - James Mason -, é um cientista genial, que vive isolado. o grande filme de ação dos anos 1950)


3.  Caçada ao Outubro Vermelho (1990. acreditando na possível deserção do capitão - Sean Connery - de seu mais moderno submarino, que saiu de sua rota, indo em direção à América, o alto comando soviético manda uma ordem para todos os demais submarinos soviéticos afundá-lo. os americanos, sentindo-se ameaçados por seu lado, decidem fazer o mesmo. quando entra em cena o agente da CIA Jack Ryan - Alec Baldwin -, admirador do capitão, que tenta impedir os dois lados de concluir o ataque. tenso e bem dirigido por John McTiernan)


4.  K-19 The Widowmaker (2002. Harrison Ford é o capitão de um submarino nuclear russo, que em 1961, no auge da guerra fria, sofre uma pane na sua unidade refrigeradora e corre risco de explodir, o que, além de matá-los, certamente provocaria uma guerra nuclear. encalhados e sem comunicação com a terra, ele e seu imediato - Liam Neeson - terão que deixar as desavenças de lado para reparar a nave antes que seja tarde demais. inspirado numa história reale bem dirigido por Kathryn Bigelow)


5.  O Mar é Nosso Túmulo (1958. durante a segunda guerra, Clark Gable é o oficial comandante de um submarino, que está obcecado pela idéia de afundar o destróier japonês, que ele acredita ter afundado seu antigo navio. quando o encontra, desobedece as ordens e parte para o ataque, colocando toda a tripulação em risco, pois um perigo maior estará à espreita. bom filme)


6.  Maré Vermelha (1995. a tensa discussão em um submarino nuclear, entre um capitão inflexível e seu primeiro oficial mais razoável - Gene Hackman e Denzel Washington respectivamente -, sobre bombardear ou não rebeldes russos, que se apoderaram de um míssil nuclear e podem atacar os Estados Unidos)


7.  Viagem Fantástica (1966. uma equipe de cientistas e médicos é miniaturizada dentro de um submarino, que é colocado dentro da circulação de um paciente, numa viagem por dentro de seu corpo, em direção ao cérebro para proceder uma delicada operação, combatendo organismos sabotadores... fantástico demais, mas um grande sucesso)


8.  U-571, a Batalha do Atlântico (2000. no início da segunda guerra, os navios aliados eram abatidos diariamente pelos submarinos U alemães. quando um destes encalha, os americanos vêem a chance de abordá-los em camuflagem, fazendo-os pensar que eram um navio de resgate, para pegar uma máquina Enigma de criptografia. quando eles transferem os alemães para seu barco, este é destruído e os poucos americanos que sobreviveram terão que fugir, agora no submarino alemão, que está preso... engenhoso)


9.  Anáguas a Bordo (1959. Cary Grant é o comandante de um submarino novinho, que é danificado logo no início da segunda guerra. para evitar que vire ferro velho sem ter sequer disparado um único torpedo, se vê forçado a aceitar a ajuda de um tenente malandro - Tony Curtis -, que desvia suprimentos da marinha para reparar o submarino. mas os problemas começam mesmo quando o tenente traz 5 belas mulheres a bordo. divertida comédia de Blake Edwards)


10.  Viagem ao Fundo do Mar (1964-1968. quando penso em submarino, me lembro desta série de televisão dos anos 1960, com aquele efeito sonoro intermitente. o moderníssimo e espaçoso submarino Seaview - que tinha até um sub-voador estilo 007 - enfrentou, em 4 temporadas e 110 episódios, todo tipo de inimigos e monstros marinhos. os marinheiros morriam, mas voltavam alguns capítulos mais tarde, como se nada tivesse acontecido. os seus personagens centrais eram: o almirante Nelson - Richard Basehart, o capitão Lee Crane, o tenente Chip e o marinheiro Kowalski. apesar de um longa feito em 1961, com outro elenco, destaco o primeiro episódio 'Eleven Days to Zero', que fala sobre um terremoto na calota polar que aconteceria dali a 11 dias e poderia acabar com a humanidade e o submarino é enviado para controlar os danos)

20 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Vc falou que te pagiei, mas eu coloquei os créditos lá, vc não viu? e tem seu link lá também... se quiser q eu tire o post me fala...

    falou...

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu de colocar o melhor que eu ja vi, por água abaixo de 1996!

    ResponderExcluir
  3. Das boot...o melhor filme de Submarinos!!!!

    ResponderExcluir
  4. cheguei aqui buscando justamente esse, Das boot é o melhor com certeza! A cena dos parafusos estourando e ricocheteando enquanto o sub desce sem controle é de arrepiar. Outra é quando passam os navios-sonda inimigos e eles não podem fazer nenhum ruído, em pleno canal no auge da guerra, muito tenso!

    ResponderExcluir
  5. Tem ainda Rumo a Tóquio com Gary Grant

    ResponderExcluir
  6. U-571 é mais perfeito de todos

    ResponderExcluir
  7. Sem d[uvida Das Boot é o melhor filme sobre o submarino que ja vi. Ainda mais quando entrei em um submarino da Segunda Guerra, no comlexo do museu Intrepid em New York, é de arrepiar!!!

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe o nome de um filme que tem um navio fantasma? O filme desenrola-se em uma batalha entre o navio assombrado e um submarino!
    No final se descobre que este navio tornou-se assombrado porque era um navio hospital, que pelo código de guerra jamais poderia ter sido atacado.
    O final é + ou -, porém a batalha entre os dois é muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. submersos ! acabei de ver esse filme heheheh otimo!

      Excluir
  9. queria sabe o nome do filme de submarino que a trama mostra um submarino caino os pedaço o cara ate imita uma baleia para nao ser localizado por outro submarino e ele fica de baixo de um navio tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por água a baixo é o titulo do filme em português, e o titulo original é Down Periscope, filme de 1996.

      Excluir
    2. knedo vc sabe onde eu consigo assistir esse filme?

      Excluir
  10. filme a Terra que o mundo esqueceu c\doug maclure

    ResponderExcluir
  11. Faltou um que se eu não me engano foi traduzido por "Águas hostis", em plena GF um submarino russo numa manobra, choca-se com um americano, a trama se desenvolve no submarino russo, onde o seu comandante e a tripulação lutam para salvar-se e a costa leste americana. Foi um bom filme de submarino.

    ResponderExcluir
  12. Mar Negro (2014) com Jude Law. Lembra K-19, mas não chega a tanto.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber o nome do filme em que um submarino avariado encalha quase na foz de um rio e é abatido por uma barcaça que ñ sabia q a guerra havia acabado.

    ResponderExcluir
  14. S.O.S.SUBMARINO NUCLEAR com Charton Heston foi o primeiro filme de submarinos que assisti. 20.000 léguas pelo pioneirismo foi o melhor

    ResponderExcluir
  15. Esqueceram do THE BEDFORD INCIDENT DE 1965.Richard Widmark e Sidney Poitier. A Premissa e e parte do argumento foram usados em Maré Vermelha 1995 e em Alerta Vermelho em 1997;

    ResponderExcluir
  16. ola,gostaria de saber se alguem conhece um filme onde o comandante e morto por dois oficiais a trama se desenvolve e os tripulantes comecam a enxergar fantasmas no submarino alguns acabam morrendo ao fazer reparos quando enxergam os fantasmas vi no corujao a muito tempo.

    ResponderExcluir
  17. ALGUEM SABE O NOME DE UM FILME QUE UM MERGULHADOR DESCOBRE UM NAVIO QUE ESTA AFUNDADO E DESAPARECIDO A MUITOS ANOS, E CHEGANDO PERTO ELE VE QUE TEM SOBREVIVENTES,VIVENDO DENTRO DO NAVIO.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!