sábado, 23 de janeiro de 2010

10 Filmes de Sherlock Holmes



O personagem Sherlock Holmes era um detetive londrino, que utilizava métodos científicos e lógica dedutiva para resolver os maiores mistérios entre o fim do século 19 e começo do século 20.
Vivia na rua Baker, 221B em Londres, na companhia de seu amigo médico, o Dr. Watson.
Criado pelo médico e escritor, sir Arthur Conan Doyle, apareceu pela primeira vez em "A Study in Scarlet", editado pela revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887. Foram publicados 4 romances e mais de 50 contos com suas aventuras.
O detetive aparece em mais de 200 filmes, dos quais selecionei uma lista de 10.


1.  Sherlock Holmes (2009 / Robert Downey Jr. um superprodução, dirigida por Guy Ritchie, com Jude Law como Watson. traz um Sherlock mais físico, com uma trama rocambolesca - no estilo Dan Brown - e um ator americano no papel central. o estranho é que tudo isso funciona e o filme é bom. contribuem a fantástica fotografia de Philippe Rousselot e o precioso desenho de produção de Sarah Greenwood)


2.  O Cão dos Baskervilles (1939 / Basil Rathbone. Basil foi o grande intérprete de Holmes, estrelando 14 filmes entre 1939 e 1946 no papel e em todos eles com Nigel Bruce no papel de Watson. neste primeiro, o detetive é chamado a desvendar um mistério aparentemente sobrenatural, de um cão fantasma que assombra e mata os membros de uma família aristocrática)


3.  Assassinato por Decreto (1979 / Christopher Plummer. com o grande James Mason como Dr. Watson.  neste ótimo filme de Bob Clark, Holmes investiga os assassinatos de Jack, o Estripador, um serial killer real, que aterrorizou Londres, matando prostitutas em 1888. para isso conta com a ajuda de uma vidente)


4.  O Xangô de Baker Street (2001 / Joaquim de Almeida. comédia brasileira, baseada no engenhoso livro de Jô Soares. traz o detetive e seu amigo Watson - o ótimo e desconhecido Anthony O'Donnell - ao Rio de Janeiro, para investigar o desaparecimento de um valioso Stradivarius. a partir daí começam a acontecer seguidos assassinatos relacionados ao violino. o melhor do filme é o estranhamento e fascínio da dupla pela cultura local. divertido) 


5.  Visões de Sherlock Holmes - The 7% Solution (1976 / Nicol Williamson. para tratar da dependência de cocaína de Holmes, seu amigo Watson - Robert Duvall - o convence a tratar-se com o Dr. Freud - Alan Arkin - em Viena. lá chegando, os dois terão também que investigar o rapto de uma amiga. a cocaína esteve presente em vários contos, mas havia sido suprimida até este filme. ótimo filme de Herbert Ross)


6.  O Cão dos Baskervilles (1959 / Peter Cushing. ótimo remake do livro mais famoso do detetive, deta vez estrelado pelo britânico Cushing. um aristocrata - Christopher Lee - contrata para desvendar o mistério de um cão amaldiçoado que vem matando membros de sua família há séculos)


7.  Sherlock e Eu - Without a Clue (1988 / Michael Caine. nesta comédia, o verdadeiro detetive é o Dr. Watson - Ben Kingsley -, que desvenda todos os crimes. ele inventou Sherlock Holmes e precisa agora contratar um ator, que levará todo o reconhecimento. ótima premissa, ótimos atores, mas a trama policial é muito fraca)


8.  A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970 / Robert Stephens. um filme pouco conhecido, dirigido pelo grande Billy Wilder. a partir de supostos escritos póstumos do Dr.Watson, conta a complicada investigação do desaparecimento do marido de uma bela mulher, que envolve um castelo escocês, o sumiço de seis anões, o monstro do Lago Ness, experimentos navais e até monges vilões. bom, mas não tem a sofisticação habitual do diretor)


9.  O Enigma da Pirâmide - Young Sherlock Holmes (1985 / Nicholas Rowe. um Holmes adolescente, produzido por Steven Spielberg e com ótimos efeitos da ILM. conta a história de Holmes, já amigo de Watson na escola, resolvendo seu primeiro caso, onde pessoas são acometidas de alucinações, depois de serem atingidas por dardos)


10.  Esse Louco Me Fascina - They Might Be Giants (1970 / George C. Scott. um homem enlouquece após a morte da esposa e está convencido que é o próprio Sherlock Holmes. quando a psiquiatra Mildred Watson se interessa pelo seu caso, ele a levará para as ruas de Nova York em busca do professor Moriarty e,claro, se apaixonam. um filme diferente e simpático)

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Vi Sherlock Holmes no cinema semana passada, realmente, o filme é fantástico, despertou meu interesse pelo detetive :D

    Com certeza vou procurar por esses filmes.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti esse "Sherlock Holmes", mas "O enigma da pirâmide" sempre foi um filme que me fascinou, mto tempo antes de eu começar a ler as histórias de Connan Doyle.

    ResponderExcluir
  4. Como baixo os filmes? Onde está o link para download?

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo,
    Este não é um site de downloads...
    Não forneço links nem sequer recomendo fontes.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. O Sherlock Holmes case of evil não está na lista. Lembro de assistir ele pela TV. Este The 7% Solution quero muito ver! Eu comprei os quadrinhos From Hell do Allan Moore, depois de ver o filme. Vou começar a ler sobre o Sherlock. Interessante como um personagem influenciou tanto a literatura ocidental. Valew pelas dicas ; )

    ResponderExcluir
  7. Sou louca por Holmes e Watson desde antes da adolescência, como sir Arthur conseguiu de forma tão simples criar um personagem com tanto fascínio que alguns pensam que ele real, obrigada por me apresentar alguns dos filmes, mas o melhor mesmo é ler estas incríveis histórias!

    ResponderExcluir
  8. qeria baixar todos mas não sei ondee me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  9. já vi apenas o primeiro e é massa nessa lista tinha que adicionar sherlock homles 2 o jogo das sombras

    ResponderExcluir
  10. Já li muitos livros de Sherlock Holmes.. é fascinante as histórias e já vi um dos filmes dele.. Simplismente perfeito!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a lista!! O blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Voces tem que assistir a serie britanica de Sherlok Holmes... Perfect!
    http://megafilmeshd.net/series/sherlock.html

    ResponderExcluir
  13. Esta lista é um deboche, faltam alguns filmes muito bons e sobram porcarias com o o xangô de baker street

    ResponderExcluir
  14. também tem o filme sr.holmes

    ResponderExcluir
  15. Este ator está na altura das circunstâncias, Robert Downey Jr. eu acho que é um homem que propõe-se bem-sucedido, como o advogado agindo em Juiz filme, seu toque característico: sarcasmo, casual engraçado e denominou-o Além. Ele merece todos os aplausos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!