terça-feira, 19 de janeiro de 2010

10 Filmes dos Piores Atores e Atrizes do Framboesa de Ouro




O prêmio 'Framboesa de Ouro' foi criado em 1980, idealizado por John Wilson, como uma paródia aos Oscars.
Aos poucos foi ganhando visibilidade, graças ao bom humor de gente como Halle Berry, Tom Green, Bill Cosby e Paul Verhoeven, que foram receber seus prêmios. 
O troféu, entregue numa cerimônia um dia antes do Oscar, é uma framboesa de plástico sobre um filme super-8, pintados de dourado. Seu valor é estimado em US$ 4,97. 
A lista a seguir é dos 10 atores e atrizes que mais prêmios ganharam - apenas como ator e ator coadjuvante - nas 29 primeiras edições e um dos filmes pelos quais mereceram a honra.


1.  Madonna - Surpresa de Shangai (8 prêmios em 11 indicações. a cantora é a maior vencedora do prêmio na categoria atriz e coadjuvante, entre eles o de 'pior atriz do século'. tudo começou com esta aventura rocambolesca, onde ela interpreta uma missionária americana que, em 1937, vai à China ocupada em busca de ópio para aliviar as dores dos soldados. fujam!)


2.  Sylvester Stallone - Rhinestone, Um Brilho na Noite (7 prêmios em 18 indicações. Sly é o verdadeiro padrinho dos Razzies, com o maior número de prêmios. ganhou 7 vezes apenas como ator, incluindo o de 'pior ator do século', mais outros tantos como dupla, roteirista e diretor. em 'Rhinestone', Dolly Parton - outra grande atriz - tenta transformar um taxista num cantor de sucesso. um horror completo)




3.  Bo Derek - Tarzan, o Filho das Selvas (4 prêmios em 7 indicações. quem lembra desta atriz? a mulher nota 10... nesta pavorosa versão dirigida por seu marido John Derek, interpreta Jane, que vai à África em busca de seu pai, mas acaba encontrando um top model de sunga, Tarzan, que fora criado pelos macacos e vai ajudá-la)


4.  Kevin Costner - O Mensageiro (3 prêmios em 8 indicações. Costner também foi indicado como produtor e diretor. em 'O Mensageiro', num mundo pós-apocaliprico de 2013, ele pega as roupas de um carteiro morto e se faz passar por ele para ser bem tratado nas vilas onde chegava, trazendo a esperança aos habitantes. o teor patriótico do filme irrita além da conta)


5.  Demi Moore - A Jurada (3 prêmios em 7 indicações. e mais um por melhor dupla. este 'A Jurada', junto com o já clássico 'Striptease', deu a ela o prêmio em 97. tem uma atuação constrangedora, como uma artista plástica, que é escolhida jurada no julgamento de um mafioso, que tem a vida de seu filho ameaçada para que ela favoreça o réu)


6.  Brooke Shields - Sahara (3 prêmios em 7 indicações. ela foi a primeira vencedora dos Razzies por sua atuação em 'A Lagoa Azul'. foi indicada como pior atriz do século e da década, mas parece que achou seu lugar, colecionando boas críticas pela série 'Suddenly Susan'.  por seu papel na aventura de caça ao tesouro, 'Sahara', foi indicada como atriz e venceu como melhor ATOR coadjuvante, uma vez que usou um bigode)


7.  Eddie Murphy - Norbit (3 prêmios em 4 indicações. curiosamente os 3 prêmios que ele ganhou foram por este filme: pior ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante, graças ao seu hábito de se transformar com pesadíssimas maquiagens. um cara comum, casado com uma mulher monstruosa, encontra a garota de seus sonhos, mas terá que se livrar da esposa. argh!)


8.  Faye Dunaway - Mamãezinha Querida (2 prêmios em 8 indicações. a atuação exagerada da atriz na pele de Joan Crawford, que maltratava os filhos adotivos, virou um dos símbolos dos Razzies. apesar de já ter ganho 1 Oscar e 3 Golden Globes, Faye parece não ter muito critério ao escolher os papéis. suas 8 indicações são todas merecidas) 


9.  Sharon Stone - O Especialista (2 prêmios em 6 indicações. Sharon é outra que erra na escolha de filmes, mas pelo menos costuma ser em troca de uma montanha de dinheiro. neste filme, ela é uma mulher que contrata um matador profissional - Stallone que dividiu com ela o prêmio de pior casal - para se vingar dos mafiosos, que mataram sua família)


10.  Pia Zadora - Butterfly (2 prêmios em 4 indicações. quem? Pia ainda ganhou outros 2 prêmios como pior atriz revelação. apesar de ter ganho o Globo de Ouro como revelação, sua carreira nunca decolou e dos seus 9 filmes, 4 foram indicados para os Razzies. tudo bem que eram ruins mesmo, mas ajudaram a enterrar suas chances. neste péssimo drama, Orson Welles é um juiz que conduz o julgamento de um homem acusado de manter 'relações imprõprias' com sua filha)

7 comentários:

  1. Muito divertida a lista!!Tem anos em que é mais empolgante o "Framboeza" que o Oscar.Gde abraço!

    ResponderExcluir
  2. Madonna será a eterna rainha do Framboesa de Ouro! Sempre super canastrona ;)

    ResponderExcluir
  3. Gil,
    O Framboesa é divertido, mas às vezes injusto e exagerado. É preciso ter olhos críticos.

    Ale,
    Lembro de ter gostado da Madonna em dois filmes, mas reconheço que ela é bem canastrona. Ela se sai bem no papel de... Madonna.

    Anônimo,
    Eu não vi e não gostei de Norbit, mas respeito quem gostou.
    Eu sempre digo que ficaria muito mais feliz se gostasse de todo filme que eu vejo.
    Neste post eu só reproduzo a premiação feita lá nos EUA, não tenho nada com isso, hehehe

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito divertida a lista.
    "Norbit" é simplesmente um insulto à inteligência. Perdão, mas aquele é um filme apelativo, imoral, que não prima pelo respeito e ainda trás uma lista de piadas pesadas e toscas.
    Sinto vergonha pelo Eddy Murphy nesse filme.

    ResponderExcluir
  5. faltou o batman do joel schumaccher,que deu uma imagem ridicula pro batman,o george clooney com o bat-cartao...porr@,um dos piores filmes que ja vi!!

    ResponderExcluir
  6. EXISTE COISAS BEM PIORES...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!