segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

10 Filmes com Animais Falantes



Há muito tempo existem animais falantes no cinema e na TV.  
É uma forma simples de encantar, já que foge do cotidiano sem necessitar grandes efeitos.
Nesta lista deixei de fora os desenhos animados, já que quase todos têm personagens assim, mesmo quando isso não serve à trama.
Aqui vai minha lista de 10 filmes sobre o tema.


1.  Babe, o Porquinho Atrapalhado (Babe é um lindo leitãozinho, que vive numa fazenda achando que é um cachorro e ajudando a cuidar das ovelhas. até que o fazendeiro decide inscrevê-lo num concurso nacional de cães pastores. foi indicado a vários Oscar, incluindo melhor filme e ganhou o de efeitos. teve uma continuação muito inferior)


2.  O Planeta dos Macacos (dois astronautas caem num estranho planeta, onde os macacos formam a civilização e os humanos são meros animais, por eles escravizados. um deles escapa e o outro vira objeto de estudo, interagindo com chimpanzés cientistas. o ótimo filme de 1968, rendeu 4 continuações, uma série de tv e uma refilmagem de Tim Burton)


3.  O Fantástico Dr. Doolittle (Rex Harrison é um famoso veterinário que tem o dom de se comunicar com os animais nas suas próprias línguas. esta primeira versão musical de 1967 do livro de Hugh Lofting fez imenso sucesso, chegando a ser indicado ao Oscar de melhor filme, mas é tão ruim quanto as refilmagens feitas por Eddie Murphy)


4.  Paulie, um Papagaio Bom de Papo (um papagaio inteligente, conta sua vida ao faxineiro do instituto onde está confinado. sua primeira dona foi uma garotinha gaga que ele ensinou a falar corretamente, trabalhou como 'papagaio-guia' de uma senhora cega. o filme surpreende e comove com um bom roteiro)


5.  O Mágico de Oz (em 1939 o leão covarde era meio tosco, mas é um dos animais falantes mais famosos do cinema. junto com a garota Dorothy, um homem de lata e um espantalho, vai até o fabuloso mágico local para lhe pedir coragem. todo mundo conhece a história)


6.  A Menina e o Porquinho - Charlotte's Web (Wilbur é um leitão que surge no celeiro de uma fazenda e é cuidado por uma garotinha - Dakota Fanning -, mas ele cresce demais e não pode mais ficar em casa. os pais da garota decidem deixá-lo com parentes, o que coloca em risco de virar comida. a Charlotte do título é uma aranha, que ajuda o porquinho a escapar da panela)


7.  Joe e as Baratas (Jerry O'Conell é um rapaz que chega a Nova York sem emprego e consegue um pequeno e imundo apartamento só para ele. aos poucos ele vai descobrir que divide o local com milhares de baratas, que falam, cantam, dançam e fazem números dignos de Bubsy Berkeley na privada. vale pelo inusitado... e só)


8.  Mistérios e Paixões - Naked Lunch (de todos os filmes esquisitos de David Cronenberg, este é o mais esquisito. depois de ficar viciado em inseticida, um exterminador de insetos mata acidentalmente sua esposa e se vê envolvido numa trama secreta orquestrada por insetos gigantes. difícil de resumir e de assistir)


9.  As Crônicas de Nárnia (durante a segunda guerra, três irmãos são mandados para uma casa no interior da Inglaterra, onde encontram num guarda-roupas, a passagem para um mundo fantástico, onde vão interagir com um leão místico, castores, fadas, lobos, grifos e outros seres mágicos. uma ótima aventura, baseada na obra de C.S.Lewis)


10.  O Pequeno Stuart Little (um ratinho abandonado vivia num orfanato até ser adotado pela família Little, que logo se apaixona pelo seu carisma. mas ele terá que enfrentar dificuldades com seu próprio irmão humano e o gato da família, que quer se livrar dele. bonitinho)

9 comentários:

  1. Nárnia é inesquecível. O filme me levou a comprar o livro e mal posso esperar pro lansamento do "A Viagem pelo Peregrino da Alvorada".

    ResponderExcluir
  2. É legal mesmo, Anônimo.
    Me deu até vontade de ver de novo.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não gostei do livro de narnia, quando eu leio o livro de um filme eu espero que o livro seja muito mais detalhado, mas não, é EXATAMENTE igual ao filme, EXATAMENTE, perdi meu tempo lendo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aaron,
    Eu não li o livro de Nárnia, mas tem uma coisa que acontece...
    Quando lemos um livro, construímos nossas próprias imagens, baseadas na nossa imaginação.
    Quando os vemos materializados num filme, mesmo quando um filme traduz literalmente o livro, ou nos decepcionamos ou nos surpreendemos com a visão de outra pessoa sobre a mesma história. É uma emoção a mais.
    No sentido contrário, não gosto de ler um livro depois de ver o filme, porque aquelas imagens já estão prontas na minha cabeça.
    Por isso te aconselho... leia antes o livro, é muito mais divertido.]

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Que os filmes do Eddie Murphy são uma droga,isso
    não é novidade.Mas,o filme de 1967,é muito legal
    tinha enredo,ótimos atores.É claro que não tinha
    os efeitos especiais de hoje,mas tinha uma coisa
    que muitos filmes de hoje não tem:talento.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Talvez você tenha razão...
    É importante ver o filme com os olhos da época.
    Em 1967, Dr. Doolittle encantou aquela geração, tanto é que foi num imenso sucesso.
    Mea Culpa! Fui injusto com o filme.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Homeward Bound, Regresso a Casa

    ResponderExcluir
  8. esqueceram de colocar o da arara azul

    ResponderExcluir
  9. Oi Armando, quando vi o título sobre Animais Falantes, lembrei-me imediatamente dos famosos filmes de Donald O´Connor e o mulo falante (Francis). Claro que não deve ser do teu tempo (década de 50), mas procure conhecer: eram impagáveis. O melhor deles, Francis nas corridas, o mulo comunicava-se com os cavalos num hipódromo, sabia antecipadamente quem seriam os ganhadores, e repassava para o personagem do Donald.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails