quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

10 Continuações Melhores que os Filmes Originais



A regra é que filmes de sucesso ganham continuações caça-níqueis, com roteiros forçados e via de regra muito inferiores aos originais.
Mas toda regra tem exceções. Nesta lista selecionei 10 sequências de filmes, que são melhores que o filme inicial. Seja por ter mais dinheiro para a produção, seja por evoluir a idéia original ou simplesmente por ter um roteiro mais inspirado.


1.  O Poderoso Chefão 2 (depois do imenso sucesso do original, ninguém esperaria uma continuação à altura, mas neste caso Coppola se superou e acabou levando outro Oscar. Robert DeNiro está soberbo vivendo um jovem Vito Corleone tão bom quanto o de Marlon Brando, de volta à Sicilia, contando as circunstâncias de sua chegada à América. em paralelo, Al Pacino cresce como o novo padrinho, paranóico com razão, pois tem que enfrentar traições de todos os lados, inclusive do irmão. mais informativo, mais movimentado e mais tenso) 


2.  O Exterminador do Futuro 2 (o jovem James Cameron havia feito sucesso com um filme pequeno com uma boa idéia, mas os efeitos eram precários - até um sofrível uso de stop motion - e não havia dinheiro para muitas tomadas. a continuação traz efeitos espetaculares, inéditos até então, um personagem juvenil interessante e um vilão muito mais forte. nem se compara, T2 ganha de lavada)


3.  De Volta para o Futuro 3 (se os dois primeiros encantam, indo ao passado e ao futuro, o fechamento da série no velho oeste é a melhor parte. tem um roteiro divertido e bem alinhavado, um choque de costumes ainda mais radical e ainda mais ritmo na aventura. ótimo!)


4.  O Império Contra-Ataca (se na primeira parte - na verdade a quarta - Lucas se preocupava em introduzir os personagens e um universo estranho ao espectador, neste segundo filme, ele parte para a aventura. aqui também aparece pela primeira vez o mestre jedi Yoda, o melhor personagem da série)


5.  Mad Max 2, a Caçada Continua (o original era bem baratinho, com produção precária, mas o sucesso foi tamanho, que não faltaram recursos para George Miller refazer seu filme do jeito que sempre sonhou. um roteiro bem feito e muita ação tornam esta continuação mil vezes melhor)


6.  Três Homens em Conflito - Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo (este western spaghetti encerrou a trilogia dos dólares de Sergio Leone, iniciada com "Por um Punhado de Dólares" e é um grande clássico do cinema, superior aos dois primeiros)


7.  Aliens, o Resgate (59 anos após ser a única a sobreviver ao ataque de um alienígena à tripulação de sua nave, a tenente Ripley é resgatada e irá liderar uma equipe que irá enfrentar aqueles perigosos inimigos. nesta continuação de James Cameron do filme de Ridley Scott, temos mais violência, mais aliens e mais espaço para a ação e uma Sigourney Weaver em grande forma, tendo inclusive sido indicada ao Oscar)


8.  O Cavaleiro das Trevas (depois do trauma causado pelo péssimo 'Batman e Robin', demorou para o personagem ser ressucitado em 'Batman Begins', mas foi nesta continuação de Christopher Nolan, que o morcego encontrou seu melhor filme. muito graças ao espetacular Coringa de Heath Ledger. uma versão moderna, soturna e até plausível)


9.  Antes do Pôr-do-Sol (é raro um filme romântico ganhar uma continuação. no lindo 'Antes do Amanhecer', o jovem casal Ethan Hawke e Julie Delpy se conhece em Praga onde estão de passagem e têm que se separar antes do amanhecer, quando ela irá embora. 9 anos mais tarde eles se reencontram neste filme em Paris, onde ela vive e e ele está passando para promover seu novo livro, mas terá que partir no final do dia.  ambos são imperdíveis, mas esta continuação é mais madura e ainda mais bela)


10.  Jornada nas Estrelas II, a Ira de Khan (quando Robert Wise levou a famosa série para o cinema em 1979, o resultado não foi dos mais animadores, mas 3 anos mais tarde foi a vez de Nicholas Meyer dirigir esta continuação. a princípio atraiu a ira dos fãs, pois além de declarar nunca ter visto um único episódio, ainda teria o displante de matar Spock. mas o filme ficou ótimo, o vilão vivido por Ricardo Montalban e a ação de tirar o fôlego foram suficientes para garantir muitas outras continuações)

19 comentários:

  1. Muito boa esta lista O Poderoso Chefão é d+ e O Cavaleiro das Trevas é de longe o melhor filme do Batman.
    E eu definitivamente não gosto da saga "Guerra nas Estrelas" detesto todos os filmes da serie.

    E Armando ainda não vi aki no blog uma lista de filmes sobre infidelidade o tema já esta até batido mas rendeu alguns bons filmes tbm gostaria de ver uma lista de filmes espanhois se tais listas já existem ignore meu comentario vlw.

    Grande abraço cara e muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, pena que você não assinou... não sei de quem é o comentário...

    A saga Guerra nas Estrelas é muito importante para a história do cinema e para a minha geração. Mas respeito quem nãoi gosta, afinal se pensarmos bem, é um monte de bobagens mesmo, rssss
    Anotei seu pedido de listas. Gostei das idéias, embora Filmes Espanhóis seja uma lista difícil, são muitos filmes. Já fiz uma do Pedro Almodóvar. Mas vou tentar, prometo.
    :-)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Concor principalmente quanto O Poderoso Chefão, Star Wars, Mad Max e - claro! - Batman, não sei dizer se gosto mais de Antes do Amanhecer ou Antes do Pôr-do-sol, os dois são maravilhosos. Mas não acho que o o último De volta para o futuro seja o melhor, e sim o primeiro. Minha humilde opnião :)
    Falando em De volta para o futuro III, vc já viu esse vídeo?
    http://www.youtube.com/watch?v=TeO-MK0xUP4
    Nunca tinha reparado, ri demais!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mah,
    Eu nem me me lembrava mais do Verne, um duende assustador, rsss
    Eu adoro os dois Before Sunset e Sunrise também, mas gosto um pouco mais do segundo, apesar do primeiro ter me marcado...
    O mesmo acontece com De Volta para o Futuro. Adoro a série, o primeiro me marcou mais, por ser o primeiro, mas na minha humilde opinião, o terceiro é o melhor...
    Obrigado pelo comentário e pelo link!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa a lista, apesar de discordar com alguns : Aliens - acho o primeiro muito melhor, mais suspense, não mostra muito o monstro, esse do Cameron espetacularizou, apesar de ser bom tambem e ter arredado muito dinheiro, acho a proposta do Ridley bem mais genial.
    De volta para o futuro III: O 1º é infinitamente melhor, apresenta toda a magia da serie e carregando todo os anos 80 nas costas. Mas claro, os 3 são bons.
    Antes do por-do-sol: Acho os dois extremamente maravilhosos, mas o primeiro me encantou de uma forma muito grande, era como se eu estivesse me apaixonando alí.

    Bom, três homens em conflito é o melhor filme western sem dúvida, apesar de não ser bem uma "continuação" né, apenas fazer parte de uma trilogia, mas não como franquia.

    Seu blog é muito bom, sempre visito e me faz querer ver e rever muitos filmes, tá de parabéns, continue com o ótimo trabalho, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi felms,
    Meswmo nos que você não concordou que as continuações foram melhores, você as achou boas... dignas.
    Isso já é uma exceção, não é mesmo?
    Obrigado pela força!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Vou acrescentar um filme na lista: Top Gang 2. Não sou muito fã de filmes de humor escrachado, mas esse é sensacional! Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Armando aqui é o anônimo ai de cima até gostaria de assinar mas só consegui postar como "anônimo" meu nome é Kelvelyn.

    E cara concordo com vc no caso de Guerra nas Estrelas é sim muito importante pra história do cinema mas gosto sabe como é né...

    E sei que uma lista de filmes espanhois não é facil já que tbm tem muito coisa boa e pouco reconhecida aqui infelizmente mas sei que vc tira de letra.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kelvelyn,
    Você deve ter visto que fiz o post sobre infidelidade que você sugeriu, espero que goste.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Lindo! Mas as continuações de Batman são as melhores. Na verdade, desde essa nova saga comandada de perto por Nolan, não tem mais do que se reclamar!

    ResponderExcluir
  11. A lista está muito boa, mas acho um pecado ela não conter Homem-Aranha 2, infinitamente superior ao primeiro (que já era bom) e, até O Cavaleiro das Trevas, a melhor adaptação de um super-herói de gibi para cinema.

    ResponderExcluir
  12. Olá anônimo,
    Boa dica. Concordo com você, "Homem Aranha 2" é melhor que o original.
    Fica anotada sua dica.
    Obrigado!
    ABs!!!

    ResponderExcluir
  13. "Antes do Pô-do-Sol" eu concordo, é melhor q o primeiro e isso q eu gosto do primeiro...

    ResponderExcluir
  14. Adorei a lista, realmente "O exterminador do futuro 2" e "Cavaleiro das trevas" superam seus antecessores.
    Star Wars é clássico e "O império contra-ataca" supera e muito o primeiro.
    Pode até ser que não mereciam ser adicionados à lista, mas tem outros que também tiveram continuações ótimas.
    Como o já citado "Homem aranha 2", "Piratas do Caribe - Baú da morte", "Shrek 2" e "A supremacia bourne"

    Ps.: http://www.youtube.com/watch?v=TeO-MK0xUP4
    Mah, eu também nunca reparei nisso, haha, ri demais.

    ResponderExcluir
  15. Ah não concordo com Aliens, O Exterminador e De volta para o futuro serem melhores que seus antecessores, mas é apenas em minha humilde opinião e respeito a sua. ^^ Eu sugiro Madrugada dos mortos de 1978, pouquissima coisa melhor que A noite dos mortos-vivos... quase um empate... XD

    ResponderExcluir
  16. Olá, acho que faltou a trilogia Senhor dos anéis. Abs. Urubu

    ResponderExcluir
  17. Na minha opiniáo, De volta para o futuro 2 eh o melhor da trilogia. Um excelente que ficou de fora eh Superman2, na minha opiniáo, o melhor da trilogia, o 4, por ser da Canon, náo existe.

    ResponderExcluir
  18. Acho o "De volta para o futuro III" o mais fraco da série, mas tem gosto pra tudo...

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a lista, só discordo do The Godfather, o segundo é fantástico, mas não supera o primeiro, na minha opinião

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!