quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

10 Filmes Sobre Reality Shows


O interesse pela vida alheia é inerente ao ser humano, até por isso os reality shows fazem tanto sucesso.
Mas eles não são um fenômeno tão novo assim. Embora neste século tenham proliferado como gremlins na água.
O cinema não se absteve de falar sobre o tema.
Selecionei 10 filmes que fazem menção aos reality shows.


1.  1984 (...e tudo começou com o livro de George Orwell de 1948. nesta adaptação de Michael Radford lançada em 1984, John Hurt é um burocrata que enfrenta problemas por se apaixonar num mundo onde as emoções são proibidas e tudo é controlado pelo Grande Irmão - o Big Brother -, que tudo vê)


2.  O Show de Truman (Jim Carrey é um pacato vendedor de seguros que descobre que desde seu nascimento é o astro de um programa de televisão, onde todos ao seu redor são atores. roteiro brilhante e ótimas atuações neste grande filme de Peter Weir)


3.  Real Life (ótima comédia de estreia do diretor e roteirista Albert Brooks, de 1979. é uma paródia do reality show de 1973 'An American Family' da PBS - tv educativa -, onde um cineasta invade a intimidade de uma família modelo, contado detalhadamente seu cotidiano num filme. o problema é que ele começa a se intrometer e criar situações desagradáveis "para o bem do filme")


4.  Sleep (Andy Warhol disse uma vez que todo mundo tem direito aos seus 15 minutos de fama. e é exatamente dele este precursor dos realities, de 1964. trata-se de um filme com 8 horas de duração, mostrando o seu amigo John Giorno dormindo. absurdo? mas tem gente que paga o pay-per-view para ver isso hoje em dia. na estreia do filme, 9 pessoas começaram a sessão e duas abandonaram a sala na primeira hora. e antes que me perguntem: não, eu não assisti)


5.  O Sobrevivente (em 2017 os EUA estão sob um regime totalitário. livros e discos foram destruídos, as escolas fechadas e só resta a televisão para entreter. o programa de maior audiência é o 'Running Man', um jogo de gato e rato onde um fugitivo é perseguido e, via de regra, morto. até que um rebelde - o governator Arnold Schwarzenneger - vai mostrar que nem sempre o fugitivo é o perdedor)


6.  Tudo Pela Fama (Hugh Grant é o egocêntrico apresentador do reality 'American Dreamz' - paródia de 'American Idol' -, que busca um ídolo da música. em crise de popularidade, o presidente dos EUA - Dennis Quaid - é convencido a ser o jurado da final do concurso)


7.  Morte ao Vivo (no futuro, as pessoas raramente morrem. quando uma escritora de sucesso - Romy Schneider - é diagnosticada com uma doença terminal, uma rede de tv quer filmar seus últimos momentos, mas ela não permite. eles então enviam um repórter com câmeras implantadas no cérebro para transmitir ao vivo sua morte. um filme premonitório de Bertrand Tavernier)


8.  EdTv (preocupado com os índices de audiência, uma produtora de tv - Ellen DeGeneres - cria um programa com uma fórmula revolucionária, acompanhando 24 horas na vida de um homem comum. Ed - Matthew McConaughey -,  a princípio gosta dos seus minutos de fama, mas com o sucesso o show continua e ele começa a ficar muito incomodado)


9.  Mano a Mana, o Filme (versão da série de tv da Disney, onde Shia LeBeouf e sua família ganham uma semana com tudo pago numa ilha paradisíaca, sem saber que na verdade são os protagonistas de um reality show, que vai gravar e transmitir todos os seus passos, passando por diversas provações)


10.  Gamer (a convergência chegou ao cinema. num futuro próximo, um video game online será a mais popular forma de diversão. prisioneiros são usados como participantes de um jogo controlado por adolescentes, onde terão que sobreviver literalmente a uma série de batalhas. um personagem - Gerard Butler - está prestes a conseguir sua liberdade por sobreviver a todas as fases do game. o filme resultou muito pior do que a idéia)

13 comentários:

  1. Gostei da idéia da lista, não me recordo nada que tenha visto para acrescentar a lista, mas dixo dito que 1984 é paralelo assustador para as nossas vidas hoje e sempre. Vigiar e punir!

    ResponderExcluir
  2. Faltou Showtime... ta certo que é uma bosta de filme, mas é do genero...

    ResponderExcluir
  3. acho que dava acrescentar mais 1:

    battle royal. filme japonês muito bom. tem o anime dele mas ainda não assisti.

    seria bom colocar exemplos que saíssem um pouco de hollywood

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    Na lita só cabem 10, não dá para colocar tudo o que é do gênero, certo? :-)

    Oi Pablo,
    Não conheço Battle Royal, Sempre que possível coloco filmes fora de hollywood.
    Agradeço a dica, vou procurar.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. tinha um filme que não lembro o nome e tbm não sei se está ai, mas que a vida inteira do cara se passa dentro de um reality show. e no final ele sai navegando e bate com uma parede gigantesca que é o limite do cenario, não lembro o nome do filme mais acho que era legal
    ps: desculpem se já estiver na lista :P

    ResponderExcluir
  6. Oi anônimo,
    Este filme que você descreveu é "O Show de Truman", o número 2 da lista. Aliás, um ótimo filme.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. vlw, não sabia que era com Jim Carrey. o filme é bom sim

    ResponderExcluir
  8. aiiiiiiiii
    vc esqueceu um excelente filme.
    bom, eu gostei nao por roteiro, nem atuação, esses sao irrelevantes, por assim dizer, mas por mostrar algo que eu nunca imaginei e que me fez tirar o chapeu.
    LIVE! com eva mendes.
    ainda por cima poderia estar na lista de documentarios fakes.
    muito bom, fiquei incredula assistindo de madrugada. COMO ISSO? ate onde vai a cobiça humana?
    suicidio perante as cameras, pra valer!
    será que um dia chegamos lá?
    vale a pena conferir!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê,
    Eu tenho por hábito colocar apenas filmes que eu assisti e não assisti "Live!" com a Eva Mendes, para lhe ser sincero, nem conhecia o filme.
    Valeu a dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. tem q atualizar esta lista e colocar o filme jogos vorazes, excepcional

    ResponderExcluir
  11. Battle Royale não possui anime e sim teve origem num livro, que por sua vez deu origem à um belíssimo mangá. Ficou mais famoso atualmente depois que Quentin Tarantino disse ser um de seus filmes preferidos (Gogo Yubari de Kill Bill está nesse filme) e por fãs dizerem que Jogos Vorazes havia o imitado (o que tudo aponta ser verdade - adolescentes que precisam se matar dentro de três dias e muita emoção, dividido pelos que querem se manter unidos e os que só querem vencer. A diferença é que esse é bem mais violento e possui uma trilha sonora maravilhosa, além dos personagens serem 42 e se conhecerem.) Fica a dica pra quem curte esse tipo de história.

    ResponderExcluir
  12. Galera queria saber o nome de um filme que estou procurando faz tempo...é um reality show ilegal , dentro de um galpão onde tem algumas celas que prendem as pessoas e dão o poder a uma delas , e depois dão o poder a o ator principal que era muito sussegado e ficou revoltado e sem controle , sei que ele consegue sair no final como sobrevivente ...só lembro disso se alguém souber me avise valeuu!!!

    ResponderExcluir
  13. Tem tbm o filme "Os condenados"
    Obrigada

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!