quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

10 Filmes sobre Mágicos



Os mágicos fazem truques e não magia, mas no cinema é comum vê-los transpondo essa barreira com aquele número que nem Mister M consegue explicar.
O maior de todos foi Harry Houdini, mestre em escapar de correntes, que serviu de inspiração para mágicos e para o cinema.
Selecionei 10 filmes sobre estes artistas, que há séculos instigam nossa imaginação. 


1.  O Grande Truque - The Prestige (na Londres do século XIX, Hugh Jackman e Christian Bale são dois mágicos cuja rivalidade pode levá-los a um final trágico. quando Bale cria um número inovador, que apresenta com grande sucesso, Jackman fica obcecado em descobrir como é feito. ótimo elenco, um grande roteiro, fragmentado num esperto quebra-cabeças e a direção inteligente de Christopher Nolan fazem um grande filme)


2.  O Ilusionista (Edward Norton é um famoso ilusionista que assombra as platéias de Viena com seus truques, o que atrai um cético, o príncipe Leopold, a tentar desmascará-lo. quando este vai com a noiva assistir ao espetáculo, ela é chamada ao palco e o mágico a reconhece como uma antiga paixão juvenil e a rivalidade fica pessoal. bom filme, com muito clima)


3.  Atos que Desafiam a Morte (Guy Pearce é o famoso Harry Houdini que está em turnê em Edimburgo e lança um desafio: uma grande recompensa para quem descobrir quais foram as últimas palavras de sua mãe. por conta disso, acaba sendo vítima de vários golpistas, entre eles uma mulher e sua filha - Catherine Zeta-Jones e Saoirse Ronan -, que aparentam ter grandes habilidades psíquicas. bom filme de Gilliam Armstrong)


4.  Presto (ótimo curta de animação da Pixar, indicado ao Oscar, mostra um mágico pronto para apresentar seu número, mas enfrenta a rebeldia de seu coelho, que se recusa a sair da cartola até ganhar sua cenoura. divertido)


5.  Houdini, o Homem Miraculoso (clássica cinebiografia de 1953 com Tony Curtis no papel do mágico. conta sua trajetória dos parques de diversões à consagração, com os números tornando-se cada vez mais perigosos, para desespero da esposa - Vivian Leigh)


6.  Mágicos (divertida comédia inglesa de 2007, onde dois amigos formam uma dupla de mágicos que termina por conta de um desastroso número com uma guilhotina. agora separados competem entre si num concurso internacional)


7.  Scoop, o Grande Furo (Scarlett Johansson uma estudante de jornalismo está em Londres na casa de amigos. ela vai ao show de um mágico - Woody Allen - que a chama ao palco para um número de desmaterialização. ela entra numa caixa esperando o truque ser feito, quando surge o espírito de um repórter morto recentemente, que lhe oferece um grande furo de reportagem)


8.  Houdini, o Mestre dos Mágicos (Johnathon Schaech é o mágico nesta biografia feita para tv em 1998. conta do nascimento à imigração para os EUA e a carreira até chegar ao sucesso e à morte trágica. ritmo de tv)


9.  Eternamente Tua (David Niven é o Grande Arturo, um mágico mundialmente conhecido pelos seus números espetaculares e pelo seu talento com as mulheres. conquista a bela Loretta Young , que se torna sua esposa e assistente de palco. mas ela se cansa das suas infidelidades e o deixa, o que faz com que tudo dê errado para ele. charmoso e divertido) 


10.  O Vidente (Nicolas Cage ganha a vida como mágico em Las Vegas, com um show de mágica medíocre, mas seu truque de prever o futuro próximo é uma habilidade autêntica. percebendo isso, uma agente do governo o convoca para ajudar a impedir que umgrupo terrorista detone uma bomba nuclear em Los Angeles... um tanto absurdo, mas agitado)

17 comentários:

  1. Adoreeeeeeiiii seu blog!
    Muito útil! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Giovanna,
    É para ler comentários como este que eu me esforço para produzir uma lista por dia.
    Obrigado! :-)

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti O Ilusionista essa semana, cara, que filme incrível *-*

    Uma coisa que eu sempre quis te pergutar: vc prefere assistir os filmes dublados ou em seu áudio original, legendados? (:

    ResponderExcluir
  4. Oi Naomi,
    Com todo respeito aos dubladores nacionais, não tem como comparar. Claro que prefiro o original.
    O trabalho do ator, mesmo em desenhos, pressupõe um estudo do personagem, que se perde quando o dublador a interpreta.
    Mesmo que eu não entenda nada do idioma do filme, vale a pena o esforço de ler a legenda. O japonês, por exemplo, tem entonações inimitáveis em português.

    Quanto a 'O Ilusionista', realmente é um filmaço, mas tente ver 'O Grande Truque', que é ainda melhor e foi lançado quase ao mesmo tempo.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Kelvelyn

    Destes filmes destaco os otimos O Ilusionista,O grande truque e O Vidente.

    ResponderExcluir
  6. O grande truque ém muito bom!! Ilusionista tmb vale a pena

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Segui o teu conselho e fui atrás do "O Grande Truque" nas locadoras. Quando fui assistir descobri que os personagens principais eram interpretados por atores que eu pessoalmente AMO (Hugh Jackman, Christian Bale e Michael Caine)e além de ser um filme fantástico me senti na obrigação de passar aqui de novo e te agradecer o/

    Obrigada e sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Oi Naomi,
    Que bom que gostou.
    Além dos que você citou, o filme tem uma participação legal do David Bowie como o Dr.Tesla.
    Obrigado por voltar e dar sua opinião.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. kara nem sabia que existiam tantos filmes desse genero..., sou magico e quando criança havia assistido houldini o mestre dos magicos, mas nuna mais passou na tv, alguem sabe se tem algum site pra download ???

    ResponderExcluir
  11. Armando, gosto de filmes do gênero, mágicos e fantasiosos! Colocaria aqui "As 7 faces do Dr. Law" e "O mundo imaginário do Dr. Parnassus" e "Labirinto"- este último também com David Bowie.
    Parabéns pelo blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Muiiiiiiitooo Boom seu Blog, Todo dia passo aqui pra dar uma olhadiinha! ;)
    Parabéèns...'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor!
      Muito obrigado!
      Acho que posts suficientes para dar uma passadinha por dia por uns dois anos.
      Abs!!!

      Excluir
  13. O Ilusionista é um dos meus favoritos e eu sei que ele vai fazer uma série de filmes . Eu acho que seria uma história como a vista Mesmer com um toque de misticismo e ilusão. Eu gostaria de ver o resultado.

    ResponderExcluir
  14. O meu favorito é The Illusionist , certamente, vai se tornar o padrão . Como fizeram com alguns quadrinhos como O Mesmer ver a série Argentina. O que me faz pensar que a série está se tornando mais rentável do que os filmes e quadrinhos.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou procurando um filme bem antigo sobre um ilusionista que chega em uma cidade e faz susseso até ter que sair da cidade fugido e fugiu com uma mulher alguém conhece?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!