domingo, 24 de janeiro de 2010

10 Filmes sobre Publicidade


Ninguém ainda fez um grande filme sobre a publicidade.
Nos anos 1960, as agências da avenida Madison de Nova York viviam seu auge. Eram referência de sucesso no mundo corporativo.
Várias comédias da época incorporaram este universo, mas geralmente com roteiros muito caricaturais.
Selecionei 10 filmes, na verdade 8 filmes e 2 séries de televisão, que mostraram um pouco do tema.


1.  A Feiticeira - Bewitched (um criativo da agência - fictícia - McMahon&Tate casa-se com uma linda bruxa, que vez por outra usa seus poderes para solucionar problemas domésticos, desencadeando outras confusões. em quase todos os episódios James - no original, seu nome era Darrin - se envolvia em alguma campanha de publicidade. a série foi um grande sucesso, que durou 8 temporadas e passa até hoje na tv a cabo. confesso a vocês que esta velha série me influenciou a entrar para a publicidade)


2.  Mad Men (a premiadíssima série se passa numa agência de Nova York, no início dos anos 1960, mostrando a ascenção dos executivos dentro do panorama social da época, onde sexismo, preconceito racial, cigarros e bebidas alcóolicas eram parte do dia a dia. a série, que não é grande sucesso no Brasil, até porque é exibida apenas na HBO, já teve 39 episódios em três temporadas e já anunciou a quarta para 2010)


3.  Como Fazer Carreira em Publicidade (Richard E. Grant é um publicitário de sucesso, que está tentando desesperadamente desenvolver uma campanha para um creme contra espinhas. enquanto enfrenta seus problemas pessoais, começa a questionar a ética da profissão. comédia de humor negro do bom diretor e roteirista Bruce Robinson)


4.  Do Que as Mulheres Gostam (após um acidente doméstico, um publicitário machista - Mel Gibson - começa a ouvir o pensamento das mulheres e usa isso ao seu favor, inicialmente sabotando a nova chefe - Helen Hunt -, mas logo começa a compreender melhor as mulheres e apaixona-se. simpática comédia romântica de Nacy Meyers)


5.  Crazy People, Muito Loucos (Dudley Moore é um publicitário abandonado pela esposa, que surta e numa crise de honestidade, cria uma campanha baseada em dizer somente a verdade sobre o produto. seu chefe decide interná-lo, mas a campanha é impressa por engano e torna-se um enorme sucesso. apaixonado por uma interna, ele se recusa a sair e começa a desenvolver campanhas revolucionárias com ajuda de outros 'loucos'. bobagem meio sem graça) 


6.  O Comerciante - Viktor Vogel, Commercial Man (o ridículo título nacional é típico de quem nem leu a sinopse para batizá-lo. nesta comédia alemã, um rapaz tem uma grande oportunidade de criar uma grande campanha publicitária. ajudado pela namorada, sua idéia é logo aceita pelo cliente, mas isso coloca seu relacionamento em risco. razoável)


7.  O Grande Sucesso de Rock Hunter (para salvar sua carreira o publicitário Tony Randall tem que conseguir que uma famosa estrela - Jayne Mansfiels - endosse um batom, mas em troca ela quer que ele se passe por seu amante, o que não agrada sua noiva. boa comédia de Frank Tashlin de 1957)


8.  Demônio de Mulher (Judy Holiday acaba de perder seu emprego como modelo e usa todas as suas economias para alugar um outdoor no Central Park para se promover. porém um empresário, interessado naquele espaço, o troca com ela por 10 outras placas em Nova York, o que a torna um sucesso de mídia. boa comédia romântica de George Cukor, com Jack Lemmon disputando o amor da bela garota)


9.  Volta Meu Amor (Rock Hudson é um executivo de contas, que usa métodos heterodoxos para conseguir novos clientes para a agência, enquanto Doris Day os conquista com seu charme e sabedoria. quando ele rouba um cliente dela, começam uma guerra, que vai terminar em... romance. lançado em 1961 é um dos ótimos filmes da dupla)


10.  Agência de Assassinos - Agency (Robert Mitchum é um milionário que compra uma agência de propaganda e começa a substituir os funcionários por outros que nada parecem ter a ver com publicidade. Lee Majors descobre que sua intenção é inserir propagandas subliminares para que o público sofra uma lavagem cerebral, influenciando seu voto em políticos a ele ligados. uma enorme bobagem)

Atualizado em 07/01/2013:

11.  No (a história real da campanha criada para o plebiscito que buscava renovar por mais oito anos o mandato do ditador chileno Augusto Pinochet, mas acabou vencida pelo "Não", que o tirou do poder. Gael Garcia Bernal interpreta o publicitário, filho de um perseguido político, que inova na criação da campanha e acaba engajando a população)

Veja ainda: "10 Filmes de Ricardo Darín, o maior ator da Argentina"


9 comentários:

  1. POxa, esqueceu 99 francos que é sensacional

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo (não custava assinar, né?)
    Vou te confessar que nunca tinha ouvido falar deste filme "99 Francos", mas fiquei muito curioso e vou procurar assistir.
    Obrigado pela dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. E "Obrigado por fumar" Super legal e lida com o lance da propaganda e sua importância. Fica a dica ;)

    ResponderExcluir
  4. esqueceu tambem de obrigado por fumar

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Fabiana,
    'Obrigado por Fumar' foi um dos primeiros que me veio à mente, mas na verdade o personagem não é um publicitário, mas um lobista pró-tabagismo.
    De qualquer forma é um ótimo filme, recomendo também!
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. "Obrigado por Fumar" é filme de Relações Publicas já que o personagem central é um lobista.

    ResponderExcluir
  7. 99 francos, muito bom.
    Procuras no blog tup-cine2012
    Precisas apenas de cliente de torrent.
    Use a busca do blog.

    ResponderExcluir
  8. Li um post exatamente igual em outro site. Acho que te copiaram: http://www.arreganho.com.br/top-10-filmes-sobre-publicidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marinha,
      Infelizmente existe muita gente que não respeita o direito autoral e não tem a capacidade de produzir seus próprios textos.
      Cópias dos meus textos são recorrentes. No começo isso me incomodava mais.
      Mas os piores são os que têm a cara-de-pau de assinar meus artigos como se fossem seus.
      Obrigado por me alertar!
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!