sábado, 2 de janeiro de 2010

Os 10 Filmes de Maior Faturamento em 2009



Juntos estes 10 filmes faturaram quase 7 bilhões de dólares em 2009 em todo o mundo, mais do que o PIB de cerca de 50 países...
Em comum eles têm produções bem cuidadas, foram produzidos por grandes estúdios de Hollywood e apenas um deles não pertence a franquias. O detalhe é que não são necessariamente bons filmes.
Os números de renda diferem um pouco de uma fonte para outra, mas não alteram a ordem dos filmes. Os números desta lista estão todos em dólares americanos.
Aqui está a lista dos 10 filmes de maior faturamento mundial no ano passado:


1.  Harry Potter e o Enigma do Príncipe ($ 929,359,401. a sexta parte da saga do bruxinho ficou na média dos outros filmes, na terceira posição. com este filme, a franquia bilionária se tornou a mais rentável da história, superando em números absolutos Star Wars e a longa série de James Bond) 


2.  A Era do Gelo 3 ($ 887,566,624. o filme do brasileiro Carlos Saldanha deve seus números à audiência fora dos Estados Unidos, onde teve 77,9% do seu faturamento. feito para 3D, é o melhor da série. vamos aguardar seu novo projeto, 'Rio' em 2012)


3.  Transformers, a Vingança dos Derrotados ($ 834,969,807. mais um filme de franquia. baseado nos desenhos dos anos 80. a sinopse? não importa, o que vale são as explosões. ao contrário do filme anterior, este teve quase metade de seu faturamento nos Estados Unidos, onde liderou as bilheterias do ano)


4.  Avatar ($ 760,003,825. como o filme estreou há apenas duas semanas, este número deve aumentar muito, mas em 2009 ele chegou em quarto lugar. trata-se de mais uma franquia, embora seja o primeiro da série que virá. ainda está longe, mas tem tudo para chegar nos números de Titanic, do mesmo James Cameron)
* Já na primeira semana de 2010, Avatar superou a acasa de 1,3 bilhão e já é, por enquanto, o segundo filme de maior faturamento da história.


5.  2012 ($ 745,190,680. outro que não teve grande desempenho em casa, mas faturou 78% no resto do mundo. um filme catástrofe, que custou 200 milhões e já se pagou com folga. longa vida ao fim do mundo!)


6.  Up! Altas Aventuras ($ 709,979,556. o bom desenho da Disney Pixar sobre um vendedor de balões, que sonha com uma vida de aventuras, e aos 78 anos, prestes a ir para um asilo, decide começar, transformando a casa num imenso balão. teve um desempenho doméstico de 42,9% e foi o segundo mais visto nos EUA)


7.  Lua Nova ($ 671,228,000. a segunda parte da série Crepúsculo superou longe o faturamento do primeiro filme, embora seja ainda pior. aqui o vampiro se vai e a heroína acaba envolvido com uma tribo de lobisomens... será que até a décima parte teremos sacis, cucas e curupiras?)


8.  Anjos e Demônios ($ 485,975,846. da série iniciada pelo Código DaVinci, é na verdade uma aventura anterior do personagem Robert Langdon - Tom Hanks. a trama rocambolesca do livro foi simplificada, para melhor, mas está longe de ser um grande filme)


9.  Se Beber, Não Case ($ 461,613,371. o sucesso inesperado do ano. uma produção pequena, com elenco desconhecido e uma boa história. um grupo de amigos vai fazer a despedida de solteiro de um deles em Las Vegas, são drogados e acordam na manhã seguinte sem saber o que aconteceu e sem o noivo. claro que não tem motivo para continuação, mas como rendeu 13 vezes o que custou, "The Hangover 2" já está anunciado para 2011)


10.  Uma Noite no Museu 2 ($ 413,243,721. continuação do sucesso de Ben Stiller, que interpreta um guarda de museu, que agora tem sua própria empresa e só volta para visitar seus amigos, que ganham vida durante a noite. não teve o êxito do original, mas também não fez feio)

11 comentários:

  1. "o bom desenho da Disney-Pixar", Armando?!?!!
    ta economizando no elogio??
    hehhehee

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeniss,
    Para lhe ser sincero não acho o filme tão bom assim. Acho que ele se perde quando chegam aos Andes, com aqueles fofos cães falantes.
    Até o ponto de partida, que é muito legal, não é inédito, lembra-se de 'O Castelo Animado' do Hayao Miyazaki?
    Por isso eu acho que "bom" tá bom, rsss

    Feliz 2010!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Ja assistir alguns desses filmes
    e gostei muito !
    xD
    São Bons mesmo
    ^^
    Falta alguns e predendo assistir !
    hehe'
    Abraços !

    ResponderExcluir
  4. the hangover 2?
    qual eh, acho q naum vai conseguir o msm desempenho do primeiro mas vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  5. Thell,
    Nem todos esses filmes são bons, mas muita gente os viu... muita mesmo.

    You,
    Eu não acredito que vão conseguir um roteiro legal para continuação, mas dinheiro não vai faltar.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom essa post!
    Adorei.

    ResponderExcluir
  7. Armando te pergunto.....
    na falta do que postar sobre o LUA NOVA fez o comentario de que ate o 10° será que terá isso ou aquilo....leu os livros? ou falou para criar suspense para o 3°
    Realmente ser critico é muito mais facil do que escritor ou diretor.....
    Basta estar vivo....kkkkkkkkkk
    Cada filme visa um publico e pelo jeito eles ainda farão muita gente ir ao cinema
    Sem mais.....Pedrocostam

    ResponderExcluir
  8. Puxa Pedrocostam,
    Você me pegou.
    Eu quis parecer inteligente e divertido, tirando uma lasca do brilhante trabalho de Stephenie Meyer, autora desta importante obra da literatura universal, só comparada a James Joyce ou Machado de Assis.
    Não passo de um escritor/diretor frustrado e amargurado, que se auto-promove diminuindo o trabalho de outros, tão originais, quanto inovadores.
    Agradeço por me colocar no meu devido lugar.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. pensei que x-men origens wolverine ia tar nessa lista tb. se nao me engano li na wikipedia que teve um dos maiores faturamentos do ano, so nao sei de quanto -rs

    muito bom o blog
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mary,
    Wolwerine nem está tão longe, faturou pouco mais de 373 milhões em 2009 e ficou em 12o. lugar,
    Mas decepcionou, porque foi um filme caro, custou 150 milhões e vai demorar a se pagar.

    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Da lista eu só não assisti "Se beber não case", quem sabe um dia eu o assista.
    Apesar de eu gostar de "New Moon", eu ri do "será que até a décima parte teremos..."
    Up é bem divertido, mas pra mim não supera os outros da Pixar.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!