terça-feira, 26 de janeiro de 2010

10 Filmes de George Clooney




George é um cara legal. Graças ao seu conhecido bom humor, fez muitos amigos na indústria. Além disso, onde tem uma boa causa, ele está.
Recentemente organizou um programa de televisão para arrecadar dinheiro para a reconstrução do Haiti, atraindo a ajuda de vários colegas famosos.
Nasceu no Kentucky em 1961. Seu pai, Nick Clooney, foi âncora de televisão e apresentador de um talk show regional, o que lhe permitiu estrelar diversos comerciais de pequenos anunciantes, mas isso não ajudou muito na carreira de ator.
Depois de várias pontas em séries de TV e filmes como 'A Volta dos Tomates Assassinos', o sucesso finalmente chegou aos 33 anos - e já com os cabelos naturalmente grisalhos - na série E.R. - Plantão Médico, na pele do Dr. Doug Ross.
Daí em diante, estrelou diversos sucessos, seu cachê subiu exponencialmente, ganhou um Oscar - por enquanto -, dirigiu 3 filmes, comprou uma villa na Itália, para onde se mudou, virou símbolo sexual e estrela de campanhas de marcas de luxo.
O que ele pode querer mais? Digam o que disserem, ele fez por merecer.
Selecionei, nesta lista, 10 filmes marcantes de sua carreira.


Obs: Em respeito ao George, vou ignorar "Batman e Robin", de Joel Schumacher. Poderia ter sido seu grande papel, mas resultou num filme constrangedor...


1.  Um Drink no Inferno (1996. dirigido por Robert Rodriguez, com roteiro de Quentin Tarantino, esta é uma ótima comédia de terror. George faz o irmão de Tarantino, dois bandidos procurados por 16 mortes, que sequestram um ex-pastor e seu casal de filhos para cruzar a fronteira do México. buscam abrigo numa boate, e no meio da noite, descobrem se tratar de um refúgio de vampiros. divertido)


2.  Irresistível Paixão (1998. um ótimo filme de Steven Soderbergh, conta o improvável romance entre um charmoso ladrão de bancos - Clooney, claro - e uma bela agente do FBI - Jennifer Lopez no auge - de quem ele rouba o carro e o coração. um filme sexy e divertido, com uma química perfeita do casal, quase um Bogart & Bacall modernos) 


3.  Três Reis (1999. após o cessar-fogo da Guerra do Golfo em 1991, quatro soldados americanos descobrem um mapa, mostrando a rota de um tesouro enterrado no deserto do Iraque e decidem ir atrás. uma visão irônica do conflito, sem tomar partido de nunhum dos lados. ótimo filme)


4.  E aí Meu Irmão, Cadê Você? (2000. em plena época da depressão americana, três prisioneiros fogem da cadeia ainda com suas correntes e são perseguidos por um xerife implacável. no caminho acabam encontrando várias figuras curiosas e até gravam um disco - sim, George canta -, que torna-se um grande sucesso. uma versão livre da Odisséia de Homero, num dos melhores filmes dos irmãos Coen)


5.  Onze Homens e um Segredo (2001.  Clooney lidera um elenco de estrelas de primeira grandeza, nesta refilmagem de um clássico de 1960, dirigida por Steven Soderbergh. Danny Ocean é um bandido recém saído da penitenciária, que recruta um grupo de 11 especialistas para roubar três cassino de Las Vegas em apenas uma noite, aproveitando-se de um grande evento de boxe. tão bom, que já teve duas continuações)


6.  Boa Noite e Boa Sorte (2005. no início dos anos 1950, um âncora da tv CBS decide expor as táticas e mentiras usadas pelo poderoso senador Joseph McCarthy, na sua insana caça aos comunistas, trazendo consequências sérias à própria televisão. aqui George tem um papel secundário, como o co-produtor do telejornal. um grande filme, onde Clooney mostra amadurecimento como diretor e roteirista, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de filme e roteiro)


7.  Syriana (2005. Clooney faz um agente da CIA, que investiga terroristas ao redor do planeta. porém uma de suas missões dá errado e ele é colocado na geladeira. este bom - mas confuso - thriller mostra as relações de políticos, espiões, terroristas no mundo do petróleo do Oriente Médio. valeu a George o seu primeiro Oscar, como melhor ator coadjuvante)


8.  Conduta de Risco - Michael Clayton (2007. Clooney é um ex-promotor que trabalha numa grande firma de advocacia, fazendo o serviço sujo de limpar evidências contra seus clientes. infeliz no trabalho, divorciado, viciado em jogo e cheio de dívidas, está preso ao trabalho, até encontrar um trabalho que não consegue fazer e acaba colocando a própria vida em risco. boa atuação que lhe valeu uma indicação ao Oscar)


9.  O Fantástico Sr. Raposo (2009. George empresta a voz e muito da sua personalidade para o personagem central desta genial animação de Wes Anderson, baseada num livro de Roald Dahl. um raposo, pai de família, trabalha como jornalista, mas não consegue conter seus instintos naturais e decide roubar os três principais fazendas da região, causando uma batalha entre humanos e animais)


10.  Amor Sem Escalas - Up in the Air (2009. George e seu personagem chegam aos céus neste filme. um consultor especilaizado emredução de pessoal adora seu trabalho por viver 300 dias por ano viajando e tem uma filosofia peculiar sobre a vida. valeu vários e merecidos prêmios ao ator)

4 comentários:

  1. Legal as suas listas de 10. Sobre essa de Clooney, não achei muito legal esse último, amor sem escalas. Disseram que era comédia, mas achei dramático demais. Não que o filme seja ruim, mas não tem graça. Visite meu blog: namanhadogato.blogspot.com - falo sobre cinema e Tv tbm

    ResponderExcluir
  2. Oi Sílvia,
    Eu gostei muito de Up in the Air, achei um filme engraçado, comovente, inteligente, pertinente... significativo.
    É preciso tomar cuidado com as expectativas que temos com relação a um filme. Podem nos decepcionar.
    Mas duvido que alguém tenha lhe dito que este filme era uma comédia deslavada. É um filme com nuances, que é inclusive engraçado.
    Curioso você dizer que acha o filme bom, mas não gostou porque esperava outra coisa. Afinal se era bom, por que não gostar?
    Faça como eu, antes de ver um filme, prefiro saber o mínimo possível, para tirar minhas próprias conclusões.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Armando, o Clooney é um dos meus atores prediletos, além de ser uma pessoa que trabalha pelo bem maior.
    As principais atuações dele são nos filmes dos Coen, como o citado 'E aí, Meu Irmão, cadÊ você?', 'O Amor Custa Caro' e 'Queime Depois de Ler' - mas aí é por gostar muito dos Coen.
    Ele está espetacular em 'Conduta de Risco', 'Syriana', 'Boa Noite, Boa Sorte' e 'O Segredo de Berlim'.
    Ainda não vi 'Amor Sem Escala', mas certamente é bom! Verei depois teço mais comentários!

    Até mais!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  4. qual o filme em que george clooney rouba diamantes e constroi uma parede e fica escondido por uma semana com os diamantes?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!