quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

10 Filmes de Basquete




Cinema e esporte sempre combinaram bem.
Dentre os esportes que melhor funcionam na telona, está o basquete, um dos mais populares no EUA e, como o futebol por aqui, símbolo de oportunidade de ascenção social.
Para se beneficiar do esporte, o jovem atleta não precisa chegar a uma NBA. As competitivas ligas estudantis garantem, aos bons jogadores, valiosas bolsas integrais para a faculdade, criando alternativas para o seu futuro.
Selecionei 10 bons filmes, com diferentes perspectivas sobre o tema.
Basket Basketball
1.  Momentos Decisivos - Hoosiers (baseado na história real onde um treinador de passado duvidoso e um ex-astro do basquete, que se tornou o 'bêbado da cidade', transformam juntos um time medíocre no campeão estudantil de Indiana em 1954, contrariando todas as expectativas. ótimas interpretações de Gene Hackman e especialmente Dennis Hopper num filme realmente emocionante, indicado a 2 Oscars)


2.  Space Jam, o Jogo do Século (divertida comédia misturando os personagens de Looney Tunes com astros da NBA. na trama, alienígenas querem que Pernalonga e seus amigos se tornem atrações de um parque de diversões em seu planeta, prestes a ser pego, o coelho propõe um jogo de basquete contra o time alien em troca de sua liberdade. para enfrentá-los, convoca Michael Jordan para ajudá-los)


3.  Basquete Blues - Hoop Dreams (um documentário que acompanha a carreira de dois aspirantes a astros da NBA, desde o colégio até os drafts no time de seus sonhos, onde apenas um será aprovado. ao mesmo tempo didático e empolgante, o filme levou 5 anos para ser feito e, apesar de longo, vale um olhada)


4.  Homens Brancos Não Sabem Enterrar (Woody Harrelson e Wesley Snipes são dois malandros, que percorrem as quadras da periferia de Los Angeles dando golpes nos jogadores locais, aproveitando-se do preconceito de que o branco não sabe jogar. divertido)


5.  Coach Carter, Treino para a Vida (Samuel L.Jackson é o dono de uma loja de artigos esportivos que aceita dirigir o time da escola de um bairro pobre, do qual foi astro no passado. como treinador ele adota uma disciplina muito rígida, que inclui o bom desempenho de seus jogadores na escola. um filme edificante e empolgante)


6.  Jogada Decisiva - He Got Game (Denzel Washington está na prsão há 6 anos acusado da morte da esposa. seu filho tornou-se um astro nacional do basquete estudantil e está prestes a ir para uma faculdade de outro estado, quando o próprio governador concede uma suspensão da sua pena, para que ele convença o filho a ficar. uma sátira a cobiça desmedida pelos astros do esporte)


7.  Diário de um Adolescente - The Basketball Diaries (Leonardo DiCaprio - em atuação excepcional - é uma promessa do basquete no time da escola, quando começa a usar drogas para melhorar o desempenho. aos poucos torna-se viciado e destrói sua vida, roubando e se prostituindo para comprar drogas. baseado na história real do escritor Jim Carrol)


8.  Um Gigante de Talento - The Air Up There (Kevin Bacon é um treinador assistente de basquete em busca de uma promoção, que vai à Africa tentar convencer um jogador muito alto a abandonar sua tribo, onde é o príncipe, e jogar basquete nos Estados Unidos. muita confusão num filme de piadas fáceis e bobas)


9.  One on One (Robby Benson é o craque se sua pequena escola, mas quando chega à faculdade como bolsista tem problemas em se adaptar ao jogo quase profissional e à rotina universitária. ajudado por uma bela garota ele vai lutar contra o treinador que quer tirar sua bolsa. típica sessão da tarde de 1977)


10.  Eddie, Ninguém Segura Essa Mulher (o time do NY Knicks está numa fase horível e resolve fazer um concurso para que a torcida aponte o novo treinador. a vencedora acaba sendo Eddie - Whoopi Goldberg -, uma torcedora fanática e desbocada que vai usar táticas pouco convencionais para fazer o time dar a volta por cima. é bobo, é absurdo, mas diverte) 


25 comentários:

  1. Kelvelyn

    No geral acho que filmes com o basquete como plano de fundo são sempre bacanas.

    Destes que vc citou eu gosto do Diário de um adolescente e cara vc esuqeceu de falar do "Joana man" kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Kelvelyn!
    O que diabos é Joana Man? Que medo!
    Já me lembraram até do Bud, um cão jogador de basquete, mas Joana Man!?!?!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juwanna Man é um dos melhores filmes de basquete que eu conheço, conta a história de um astro com um ego maior que seu jogo e que é banido da liga masculina e resolve jogar na liga feminina ótimo filme assista outros tbm como Doping ou Earl "The Goat" Manigault, entre outros!!

      Excluir
    2. oi armando vi que vc tem listas sobre filmes de basquete,baseboll,futebol ,faz uma lista sobre filmes de futbol americano tem tantos filmes legais que daria uma otima lista ,um domingo qualquer ,duelo de titas,o rei da agua ,invencivel,jerry maguire,somos marshall e tantos outros abs armando

      Excluir
    3. Olá Mohammed!
      Nem sei dizerf por que nunca fiz essa lista.
      Então... afrei.
      Abs!!!

      Excluir
  3. Filmes bons. Mas acho que faltou Estrada para a Glória (Glory Road). Excelente filme da Disney que fala do preconceito que os negros enfrentavam para jogar basquete nos anos 60.

    ResponderExcluir
  4. cara esqueceu do "Doping - Rebound - The Legend of Earl The Goat Manigault" um dos melhores filmes de baskt que eu já vi.

    ResponderExcluir
  5. Oi Metaleirow,
    Não esqueci, porque não conheço este filme.
    Valeu a dica!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Estrada para glória,puta filme assisti agora pouco sensacional a história recomendo

    ResponderExcluir
  7. metaleirow
    vc tem o link para que eu possa ver esse filme

    se estiver me manda ele


    valeu

    ResponderExcluir
  8. Um filme bom tbm é o
    Pequenos Grandes Astros (Like Mike) um garoto órfão q encontra um tenis do Michael Jordan e ele
    leva um raio daí ganha as habilidades de Jordan..

    ResponderExcluir
  9. Pistol pete faltou aí. Adoro e jogo basquete. ótima lista.

    ResponderExcluir
  10. como faço para ver estes filmes, alguem tem?

    ResponderExcluir
  11. Alguem aê pode me manda um resumo grande do filme :Eddie, Ninguém Segura Essa Mulher ? por favor.. tenho um trabalho de ED.Fisica e tenho que assistir filme.. porém tirando da net fica mto mais facil e rápido!

    ResponderExcluir
  12. o filme treino para a vida é lindo muito emocionante mesmo !

    ResponderExcluir
  13. Um filme muito bom também se chama "above the Rim / Lance do crime e conta com participação mais q especial de 2Pac Shakur

    ResponderExcluir
  14. RELAÇÃO DE FILMES SOBRE ESPORTES EM GERAL
    meu nome é Marival Junior, tenho 39 anos, sou formado em Educação Física na UFPR em 1995, especialista em Treinamento Desportivo na UEL em 1999 e trabalho com Educação Física em escolas e Treinamento de Basquetebol na minha cidade (Londrina), inclusive na UEL. Sou apaixonado por filmes e gostei do blog, achei interessante mas tenho alguma sugestões que poderiam ser colocadas na relação de filmes. Alguns bem interessantes e outros nem tanto, mas todos deverão servir para algum aprendizado futuro. Caso você tenha algum filme a mais para catalogar, entre em contato.
    lumavibe@pop.com.br
    Abraços
    Aqui vai a relação de filmes do meu catálogo :
    OBS. 2 : Alguns filmes talvez contenham cenas impróprias para menores, visto que nem todos os filmes foram visto pelo professor, apenas catalogados.
    http://basquetelondrina.blogspot.com.br/2007/09/relao-de-filmes-sobre-esportes-em-geral.html de setembro de 2007
    (está um pouco desatualizado)

    ResponderExcluir
  15. More than a game - que conta a história de LeBron james e seu time durante a escola , que hoje em dia sao seus melhores amigos

    ResponderExcluir
  16. Faltou o filme "Lance do Crime (Above The Rim" de 1994.

    http://filmesblack.blogspot.com.br/2010/01/lance-do-crime-filme-raro.html

    ResponderExcluir
  17. Ficou faltando ESTRADA PARA A GLORIA. Estrada para Gloria e Coach Carter são os melhores. Adoro!!!

    ResponderExcluir
  18. Sim faltou ESTADA PARA A GLORIA gente!.

    ResponderExcluir
  19. Alguém saberia me informar o nome do filme em que fala sobre a historia de um garoto negro que se transferiu para uma escola para jogar basquete e ser o astro do time, o filho do treinador fica com ciumes e arquiteta um plano e convence o garoto negro que sua namorada está o traido com o melhor amigo dela e o garoto no final do filme mata a namorada e depois que foi revelada a farsa ele se mata..... por favor gostaria da colbaoração , grato

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!