O brasileiro sempre foi muito musical, falta aproveitar isso melhor no cinema. As chanchadas utilizavam-se de um fio condutor frouxo para apresentar números musicais do cassino ou dos bailes de carnaval. Mais tarde, a jovem guarda rendeu uma série de filmes. Já nos anos 1980 foram os filmes jovens, a utilizar o rock nacional. Esta lista não inclui alguns ótimos documentários, e também alguns infantis muito ruins. Selecionei 10 filmes musicais brasileiros de diversas épocas, para ilustrar o tema.
1. Alô Alô Carnaval (1936 / Adhemar Gonzaga. o único filme brasileiro com participação de Carmen Miranda que resistiu ao tempo. é uma grande colagem de números musicais, sob o pretexto de estarem montando uma revista teatral. nas canções além de Carmen, sua irmã Aurora Miranda, Francisco Alves, Dircinha Batista, Almirante e Lamartine Babo e muitas outras estrelas do rádio. como filme não vale muito, mas como documento é fantástico)
2.Carnaval Atlântida (1952 / José Carlos Burle. provavelmente a melhor das chanchadas. o produtor Cecil B. de Milho quer fazer um filme sobre Helena de Tróia e contrata um professor - Oscarito -,especialista em história grega, para ajudar no roteiro. mas os artistas preferem realizar uma comédia musical. números de Dick Farney, Francisco Carlos e Nora Ney)
3. Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1968 / Roberto Farias. Roberto, Erasmo e Wanderléia estão no Japão e ela compra uma estatueta antiga. a partir daí eles passam a ser perseguidos por um bandido e sua gang de lutadores orientais. Roberto e Erasmo acabam indo para Israel, enquanto Wanderléia fica cativa no Japão. quando eles planejam voltar, recebem a estatueta no hotel. dela sai um gênio - isso mesmo!! -, e eles pedem para este trazê-la. juntos novamente, encontram um mapa de um tesouro fenício dentro da estátua... adoraria continuar contando a história, mas assistam. desliguem o cérebro e divirtam-se!)
4. Os Saltimbancos Trapalhões (1981 / J.B.Tanko. inspirado na peça musical 'Os Saltimbancos', é considerado o melhor filme do quarteto. funcionários humildes de um circo, tornam-se a principal atração, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. mas, claro, terão que enfrentar a inveja dos outros artistas. as ótimas canções e os números musicais, interpretados por Lucinha Lins, encaixam-se bem na trama. saudades!)
5. Bete Balanço (1984 / Lael Rodrigues. Deborah Bloch é Bete, que vai de Governador Valadares tentar a vida de cantora no Rio, ajudada pelo namorado - Lauro Corona em seu último filme - e pelos amigos deste. filme feito para aproveitar a onda do rock brasileiro nos anos 80, com ótima trilha sonora de Cazuza e do Barão Vermelho)
6. A Ópera do Malandro (1986 / Ruy Guerra. em plena segunda guerra, nas ruas da Lapa, reduto da boemia carioca, Édson Celulari é um malandro elegante, que explora uma cantora de cabaré e vive de pequenos trambiques. versão da peça musical de Chico Buarque. ótimas canções, boa direção de arte, mas faltou algo para ser um bom filme)
7. Cazuza, o Tempo Não Para (2004 / Sandra Werneck e Walter Carvalho. retrata a vida do cantor, do início da carreira, passando pelo teatro, o Barão Vermelho, o Rock in Rio, os namorados, até sua morte em 1990. excelente filme, com ótima interpretação de Daniel Oliveira e bons momentos musicais)
8. Dois Filhos de Francisco (2005 / Breno Silveira. conta a biografia da dupla Zezé de Camargo e Luciano, da infância humilde em Goiás até conseguirem emplacar seu primeiro sucesso. um bonito melodrama, que fala de amor, família, sonhos e superação e evidentemente com a muita música da dupla)
9. Os Desafinados (2006 / Walter Lima Jr. nos anos 60, cinco amigos formam uma banda e sonham fazer sucesso em Nova York. vão para Manhattan, onde conhecem sua musa, filha de uma brasileira, que se junta ao grupo. um raro filme sobre a bossa-nova, grande vitrine da música brasileira. não é tão bom quanto deveria, mas é bom)
10. Chega de Saudade (2008 / Laís Bodansky. o filme se passa num clube de dança de São Paulo, frequentado principalmente pela 3a. idade, desde a manhã, quando abre suas portas até pouco depois da meia noite, quando fecha. por ele vão passando vários personagens, que desfilam amor, solidão, traição e desejo, além de ótimos números musicais com a crooner Elza Soares. belo filme!)
Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos. Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente! Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos. Obrigado!
Senti falta de um filme maravilhoso brasileiro A máquina, ao meu ver devia ser o numero um da lista!
ResponderExcluirAfff a maquina é horrendoooo!!!!
ResponderExcluirfaltou o Ó pai ó!
ResponderExcluirSobre Carnaval na Atlântida...
ResponderExcluirCecil B. de Milho!!!
Falta de respeito total com as pessoas a arte a cultura....!!!!