segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

10 Filmes Musicais Brasileiros


O brasileiro sempre foi muito musical, falta aproveitar isso melhor no cinema.
As chanchadas utilizavam-se de um fio condutor frouxo para apresentar números musicais do cassino ou dos bailes de carnaval.
Mais tarde, a jovem guarda rendeu uma série de filmes.
Já nos anos 1980 foram os filmes jovens, a utilizar o rock nacional.
Esta lista não inclui alguns ótimos documentários, e também alguns infantis muito ruins.
Selecionei 10 filmes musicais brasileiros de diversas épocas, para ilustrar o tema.


1.  Alô Alô Carnaval (1936 / Adhemar Gonzaga. o único filme brasileiro com participação de Carmen Miranda que resistiu ao tempo. é uma grande colagem de números musicais, sob o pretexto de estarem montando uma revista teatral. nas canções além de Carmen, sua irmã Aurora Miranda, Francisco Alves, Dircinha Batista, Almirante e Lamartine Babo e muitas outras estrelas do rádio. como filme não vale muito, mas como documento é fantástico) 


2.  Carnaval Atlântida (1952 / José Carlos Burle. provavelmente a melhor das chanchadas. o produtor Cecil B. de Milho quer fazer um filme sobre Helena de Tróia e contrata um professor - Oscarito -,especialista em história grega, para ajudar no roteiro. mas os artistas preferem realizar uma comédia musical. números de Dick Farney, Francisco Carlos e Nora Ney)


3.  Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1968 / Roberto Farias. Roberto, Erasmo e Wanderléia estão no Japão e ela compra uma estatueta antiga. a partir daí eles passam a ser perseguidos por um bandido e sua gang de lutadores orientais. Roberto e Erasmo acabam indo para Israel, enquanto Wanderléia fica cativa no Japão. quando eles planejam voltar, recebem a estatueta no hotel. dela sai um gênio - isso mesmo!! -, e eles pedem para este trazê-la. juntos novamente, encontram um mapa de um tesouro fenício dentro da estátua... adoraria continuar contando a história, mas assistam. desliguem o cérebro e divirtam-se!)


4.  Os Saltimbancos Trapalhões (1981 / J.B.Tanko. inspirado na peça musical 'Os Saltimbancos', é considerado o melhor filme do quarteto. funcionários humildes de um circo, tornam-se a principal atração, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. mas, claro, terão que enfrentar a inveja dos outros artistas. as ótimas canções e os números musicais, interpretados por Lucinha Lins, encaixam-se bem na trama. saudades!)


5.  Bete Balanço (1984 / Lael Rodrigues. Deborah Bloch é Bete, que vai de Governador Valadares tentar a vida de cantora no Rio, ajudada pelo namorado - Lauro Corona em seu último filme - e pelos amigos deste. filme feito para aproveitar a onda do rock brasileiro nos anos 80, com ótima trilha sonora de Cazuza e do Barão Vermelho)


6.  A Ópera do Malandro (1986 / Ruy Guerra. em plena segunda guerra, nas ruas da Lapa, reduto da boemia carioca, Édson Celulari é um malandro elegante, que explora uma cantora de cabaré e vive de pequenos trambiques. versão da peça musical de Chico Buarque. ótimas canções, boa direção de arte, mas faltou algo para ser um bom filme)


7.  Cazuza, o Tempo Não Para (2004 / Sandra Werneck e Walter Carvalho. retrata a vida do cantor, do início da carreira, passando pelo teatro, o Barão Vermelho, o Rock in Rio, os namorados, até sua morte em 1990. excelente filme, com ótima interpretação de Daniel Oliveira e bons momentos musicais)  


8.  Dois Filhos de Francisco (2005 / Breno Silveira. conta a biografia da dupla Zezé de Camargo e Luciano, da infância humilde em Goiás até conseguirem emplacar seu primeiro sucesso. um bonito melodrama, que fala de amor, família, sonhos e superação e evidentemente com a muita música da dupla)


9.  Os Desafinados (2006 / Walter Lima Jr. nos anos 60, cinco amigos formam uma banda e sonham fazer sucesso em Nova York. vão para Manhattan, onde conhecem sua musa, filha de uma brasileira, que se junta ao grupo. um raro filme sobre a bossa-nova, grande vitrine da música brasileira. não é tão bom quanto deveria, mas é bom) 


10.  Chega de Saudade (2008 / Laís Bodansky. o filme se passa num clube de dança de São Paulo, frequentado principalmente pela 3a. idade, desde a manhã, quando abre suas portas até pouco depois da meia noite, quando fecha. por ele vão passando vários personagens, que desfilam amor, solidão, traição e desejo, além de ótimos números musicais com a crooner Elza Soares. belo filme!)

4 comentários:

  1. Senti falta de um filme maravilhoso brasileiro A máquina, ao meu ver devia ser o numero um da lista!

    ResponderExcluir
  2. Afff a maquina é horrendoooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre Carnaval na Atlântida...
    Cecil B. de Milho!!!
    Falta de respeito total com as pessoas a arte a cultura....!!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!