quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Dança



Eu fujo de fazer listas cujo tema tenha muitos exemplos e comportam centenas de filmes, mas os filmes de dança vem sendo sugeridos há bastante tempo, então vamos a eles.
A dança é uma das artes cênicas da antiguidade e compõe com a música a tradução cênica da mensagem.
As primeiras imagens filmadas já traziam cenas de dança, sempre energéticas e, aos poucos, foi se sofisticando, em filmes envolventes.
Esta lista traz um pouco de cada época, por isso que comentem sugerindo novos títulos, que complementem estes exemplos, aumentando as opções para nossos leitores.
Aqui estão 10 filmes sobre dança, em ordem cronológica.


1.  O Picolino - Top Hat (1935. Fred Astaire é um dançarino americano em Londres, que ensaia seu número de sapateado num quarto de hotel e acaba incomodando a vizinha de baixo - Ginger Rogers, claro - e, entre muitas confusões, se apaixonam. lindas canções de Irving Berlin e alguns dos melhores números de dança da mais famosa dupla de dançarinos do cinema)


2.  Mordedoras de 1935 - Gold Diggers of 1935 (1935. num hotel de luxo, um diretor de cena prepara um show para poder pagar suas dívidas. uma rica viúva está financiando o show, para conseguir um bom casamento para a filha. um roteiro bobo, que serve como pano de fundo para os números musicais espetaculares de Busby Berkeley em sua estreia como diretor. a canção "Lullaby of Broadway" ganhou o Oscar daquele ano)


3.  Sapatinhos Vermelhos (1948. uma famosa companhia de dança está montando a peça "Sapatinhos Vermelhos", adaptado da obra de Hans Christian Andesen. a bailarina selecionada tem seu coração dividido entre o compositor e o rico produtor. o espetáculo faz um grande sucesso, mas o triângulo amoroso aparece claramente na apresentação, numa lindíssima sequência de balé de 17 minutos. uma preciosidade inglesa, dirigida por Michel Powell e Emeric Pressburger, ganhadora dos Oscars de direção de arte e trilha) 


4.  Cantando na Chuva (1952. um dos filmes com mais alto-astral da história do cinema. conta a história de uma produtora de cinema com dificuldades para migrar dos filmes mudos para os sonoros. os números musicais concebidos pelo próprio astro Gene Kelly, que co-dirigiu com Stanley Donen estão entre os melhores já feitos, com destaque para o próprio Kelly e para Donald O'Connor subindo pelas paredes. genial! obra-prima!)


5.  A Noite dos Desesperados (1969. um dos filmes com mais baixo-astral da história do cinema. durante a grande depressão em 1929, as pessoas faziam qualquer coisa para ganhar uns trocados. até participar de uma desumana maratona de dança onde o último casal a cair exausto ganhava o prêmio, mesmo que isso representasse a morte do vencedor. Oscar merecido para o coadjuvante Gig Young e outras 8 indicações, no melhor filme de Sydney Pollack, estrelado por Jane Fonda)


6.  Os Embalos de Sábado à Noite (1977. John Travolta é Tony Manero, um jovem do Brooklin, que trabalha durante a semana numa loja de tintas, mas nos finais de semana, se mostra um exímio dançarino de discoteca, que irá participar de um grande concurso de dança e vencê-lo, claro. um dos personagens mais icônicos do cinema, influenciou mais de uma geração e continua sendo referência)


7.  Dirty Dancing, Ritmo Quente (1987. nos anos 1960, uma garota de 17 anos está em férias com a família num hotel. quando ela ouve uma música vinda do alojamento dos empregados, sente-se atraída e vai até eles e conhece o experiente instrutor de dança do hotel - Patrick Swayze - por quem se apaixona. a dança sensual e a história de amor fizeram milhões de mocinhas suspirar)


8.  Vem Dançar Comigo - Strictly Ballroom (1992. Paul Mercurio é um campeão de dança de salão, que para o desagrado dos dirigentes da federação de dança, mais tradicionais, resolve criar seus próprios movimentos. desprezado pela parceira, por causa de seus passos "espalhafatosos", ele aceita um novo par para disputar a maior competição do continete, a Pan-Pacific. surpreendente, kitsch e vibrante filme australiano, que fez enorme sucesso em todo mundo)


9.  Billy Elliot (2000. um garoto de 11 anos - Jimmy Bell - de uma pequena cidade mineira inglesa, resolve aprender ballet, escondido do pai, que pensa que ele está treinando boxe na mesma academia, como os outros garotos. a professora descobre nele um talento natural e o incentiva, mesmo contra todas as dificuldades e do preconceito. um dos olhares mais amorosos pela dança, que o cinema já produziu. lindíssimo)


10.  De Corpo e Alma (2003. Neve Campbell é uma talentosa bailarina, que entra em crise quando se torna a estrela principal de uma grande companhia. um painel dos bastidores e das apresentações do grupo, vista pelos olhos de Robert Altman, num de seus melhores filmes)


Listas correlacionadas: 10 Filmes de Carlos Saura, 10 Musicais do Século 21

13 comentários:

  1. AMO filmes de dança...
    Dirty Dancing é um clássico. E acho que é o único que assisti da sua lista hahahahaha.
    Na minha mente vem: Lambada, a dança proibida; Salsa o filme quente; Ela dança, eu danço 1 e 2; Flashdance; Dirty Dancig 2; Sob a luz da fama; entre outros.
    Mas vou procurar por esses que você recomendou. Adoro assistir filmes sobrbe dança.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Faltou Carlos Saura Armando!

    Mas a lista sempre de alta qualidade...

    ResponderExcluir
  3. Cássia,
    Você vai se divertir vendo todos estes filmes. Eu prometo. Os de Busby Berkeley são difíceis de achar, mas as coreografias valem a pena.

    Vítor,
    Você deve ter visto que eu citei (com link) no final as listas correlacionadas, entre elas a de Carlos Saura. Seus filmes de dança são realmente fenomenais.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Onde eu vou achar um filme de 1935 pra baixar? Parece que só filme de antes de todo mundo nascer é que prestava. aff

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,
    Essa é a graça, garimpar relíquias que valem a pena. Não são tantos os filmes de 1935 interessantes, mas se existem alguns, por que não procurar?
    Cinéfilo não pode ter preconceito deste tipo.
    Quero dar um panorama do que eu conheço e do que eu acho que foi importante para o gênero, mas sei que existem coisas bem mais raras, que não tive o prazer de conferir ainda.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Os filmes sobre dança são os melhores... gosto de muitos que estão aí... mais existe outros bem melhores!!!

    ResponderExcluir
  7. cara que lista horrivel eu quero filme de verdade tipo ela danca eu danço ou vwm dançar co migo eu sou fa de filmes de anca mais esses ai sao orriveis

    ResponderExcluir
  8. Adoro Esses Filmes, porem ja assisti tds gostaria de uma lista mais rescente de filmes novos, mais voltados para street dance, hip hop e claro sempre que tiver algum novo de dança de salão!!! mandar nomes p kahanashiro@hotmail.com Obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Senti falta de chorus line, mas deve ser porque eu adooro, hehe. vontade de ver todos novamente! colocar só dez na lista é punk-rock-hard-core, ô...

    ResponderExcluir
  10. eu amo filme de dança, este são especiais, e tantos outros maravilhosos que gostaria rever. até bjs.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de filmes de dança. Tem um filme japonês "Shall we me?" que gostaria de rever. Não é o filme com Richard Gere.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eatou louca atrás de um filme q assistia na adolescência e eu não consigo lembrar o nome. O personagem principal é o dominique, garoto problema que acaba moatranto talento para dança. Alguém sabe qual. É? Bjs

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!