quarta-feira, 21 de abril de 2010

10 Filmes de Dragões


Os dragões são figuras mitológicas, em formatos de grandes répteis ou serpentes, muitas vezes alados e que têm um hálito de fogo.
Dragões existem em diferentes versões em quase todas as culturas, provavelmente baseadas em ossadas de grandes animais, encontradas por civilizações pré-históricas.
Os dragões estão presentes em diversos filmes, dos quais destaco dez.


1.  Reino de Fogo (uma engenheira desperta acidentalmente um perigoso dragão, que estava adormecido há séculos. 20 anos depois o mundo foi devastado pela ação do dragão e o filho da engenheira - Christian Bale - se une a um aventureiro - Matthew McConaughey -, para enfrentar o animal numa grande batalha. ótimos efeitos, numa atualização interessante do tema)


2.  Como Treinar Seu Dragão (um viking adolescente e desajustado quer provar ao seu pai que pode ser um grande guerreiro, quando encontra um dragãozinho ferido, decide treiná-lo, para tornar-se um herói. ótima animação 3D da Dreamworks)


3.  O Dragão e o Feiticeiro (para salvar seu reino, rei faz um pacto com um dragão, permite que este sacrifique todas as virgens e voe para longe, poupando os demais. mas a próxima vítima será a princesa, sua filha. o rei então pede a um feiticeiro e seu aprendiz, que matem o dragão. efeitos animatrônicos e de stop-motion que parecem toscos 30 anos depois)


4.  Coração de Dragão (no século X, um rei tirano morre em combate com camponeses e seu filho fica gravemente ferido. a rainha evoca o poder mágico dos dragões para salvá-lo. um dragão bondoso - voz de Sean Connery - concorda em dar metade de seu coração, desde que o príncipe jure ser bom e justo. no entanto, ele se torna mais perverso que o pai. "o mais sublime filme bobo que eu já vi", disse Roger Ebert e eu assino embaixo)


5.  Eragon (um garoto órfão encontra uma pedra azul, que é um ovo de dragão, o último da espécie. quando nasce Saphira, uma dragoa, o rapaz se torna um 'cavaleiro dodragão', como seus antepassados, e irá lutar contra o feiticeiro negro, cumprindo seu destino e uma antiga profecia. mais uma tentativa frustrada de repetir o sucesso de Harry Potter)


6.  Mulan (uma menina chinesa disfarça-se de homem, para lutar em lugar de seu pai doente. com medo de sua filha ser descoberta, sua família envia o grande dragão de pedra para trazê-la de volta. mas um outro dragãozinho atrapalhado - voz de Eddie Murphy -, quebra a tal estátua e decide ajudá-la nas batalhas, para tornar-se guardião da família. bonito desenho moderno da Disney, baseado numa fábula chinesa)


7.  Shrek (um ogro vive solitário, quando diversos personagens infantis invadem seu pântano, expulsos de suas casas pelo maligno Lord Farquand. ele faz um acordo com o vilão, que os deixará voltar, caso o ogro e seu amigo burro falante, consigam resgatar uma bela princesa do perigoso castelo do dragão. o grande desenho da Dreamworks, que rendeu continuações, todas com presença da simpática dragoa)


8.  História Sem Fim (um garoto pega emprestado um misterioso livro, que o leva a um mundo de aventuras e fantasia, onde junto com um jovem herói vai cavalgar um dragão voador, com cara de cachorro, Falkor. ótimo filme de Wolfgang Petersen, baseado num best-seller alemão)


9.  Meu Amigo Dragão (no começo do século XX, um garoto de 9 anos foge dos violentos pais adotivos e só tem um amigo, um dragão que só ele vê. juntos vão abrigar-se numa pequena cidade, com uma garota e seu pai, zelador do farol. mas o dragão acaba sendo descoberto. um dos piores filmes da Disney, misturando atores com animação)


10.  Dragon Wars (mega produção coreana, que teria custado mais de 100 milhões de dólares. mostra enormes criaturas em forma de serpente, destruindo as cidades em efeitos espetaculares, mas com um roteiro fraquíssimo, baseado numa lenda coreana. a crítica foi  muito negativa. ainda não vi o filme, mas achei que deveria fazer parte desta lista)

35 comentários:

  1. Armando, adorei sua lista e, assim como em Shrek, gostaria de citar o próprio Avatar, onde têm muitos dragões, ainda que meros coadjuvantes!
    Saudações

    ResponderExcluir
  2. O FILME ERAGON È MUITO BOM, EU ACHEI PERFEITO, ESTOU ESPERANDO O NOVO LNÇAMENTO, NOTA 100000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme de Eragon é horrível. Nada leal aos livros. Muuuuito ruim o filme. Os livros são maravilhosos, me levaram pra um mundo super lindo. Só não gostei mto do final, queria que Eragon voltasse algum dia pra Alagaesia.

      Excluir
    2. alem de nao vai haver lnçamento do do eragon 2(eldet) pq nao teve susseço de bilheteria mais mesm assim o filme foi otimo queria q alguem tivesse coragem pra fazer o 2

      Excluir
    3. O filme pode ate ser ruim, mas bem que poderiam fazer uma continuação para conserta o estrago. Se o filme não fosse baseado em um livro seria ate legal.

      Excluir
  3. Não me mata de novo. É SAPHIRA...

    A única coisa boa que gosto do filme de Eragon, foi que me apresentou aos livros, no qual, nós fãs, estamos esperando pelo 4º e final. Ciclo da Herança rulez.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mai,
    Mais uma vez você está certa... o correto é Saphira e não Saphire.
    Já corrigi.
    Obrigado por avisar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o filme "DRAGÂO" e me emoçionei.

    ResponderExcluir
  6. o melhor filme do mundo é Como Treinar Seu Dragão vcs ñ entedem toda reação do filme
    deviam assistir

    ResponderExcluir
  7. dragon wars é o mairo lixo q já vi, não somente o roteiro é fraquissimo, como os atores são péssimos e os efeitos são bem ruins, capengas e totalmente recortados do resto do filme.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, muito criativa a escolha do tema!Gostei demais de "Como treinar seu dragão", mas "Coração de dragão" pra mim é imbatível!A voz do Sean Connery para o Draco ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  9. tenhu o coraçao de dragao I eo II *-*
    quem quiser me add msn weverton_new13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. tenhu o coraçao de dragao o primeiro eo segundo :D

    ResponderExcluir
  11. Como Treinar o Seu Dragão é o melhor xD
    Simplesmente EPICO

    ResponderExcluir
  12. idiotas,dragões não tão com nada,o que é bom mesmo são os filmes baseados nos best selers do tio Rick

    ResponderExcluir
  13. ai como vc é besta Antônio. dragões sempre foram um maximo e sempre vão ser... muitos filmes são ótimos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio?
      Anônimo! haha
      Reino de Fogo é o melhor, e parece ser insuperável.

      Excluir
  14. amoo como treinar seu dragao o filme eh muito fofo

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu tenho como treinar o seu dragão, é bom!

    ResponderExcluir
  16. faltaram as datas de lançamento dos filmes...

    ResponderExcluir
  17. O filme Eragon pode ser diferente dos livros, mas foi ingrivel ! O Dragão e o Feiticeiro, é maravilhoso ! Mas, História sem Fim é épico, o melhor de todos da lista !

    ResponderExcluir
  18. esqueceram Dungeons & Dragons e O Hobbit

    ResponderExcluir
  19. CONCORDO O MELHOR FILME DO MUNDO E COMO TREINAR SEU DRAGÃO ASISTAM E MUITOOOOOO BOM

    ResponderExcluir
  20. Qria saber o nome do filme, é antigo..
    um rapaz no inicio do filme segura uma estátua se não me engano é um dragão..
    e durante a noite essa estátua transforma e vira um dragãozinho... e ele vai crescendo, ate que a população resolvem matar ele, e no fim ele ferido vai ao mar e morre.. e se torna uma estátua novamente.

    Alguém assistiu e sabe o nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galgameth, amigo
      Também tava com esse filme martelando na cabeça.

      Excluir
  21. sabe tem mais um filme que tem dragao e não aparece aqui... é o Encantada! é um excelente conto de fadas!

    ResponderExcluir
  22. O filme Eragon é muito legal já assisti milhões de vezes! Muito bom ! Amei !

    ResponderExcluir
  23. o filme coração de dragão 2 é muito melhor que o primeiro,o segundo filme pelo menos tem um final feliz

    ResponderExcluir
  24. Tentativa frustrada de copiar Harry Potter? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Lendo Brisingr no momento mas já li toda a série HP no mínimo 6 vezes e não tem nada haver pqp. O filme não remete em quase nada o livro porém ainda sim é um bom filme para assistir de vez enquando. Decepciona-me esta tua afirmação.

    ResponderExcluir
  25. coração de dragão 1 e eragon meus 2 filmes favoritos

    ResponderExcluir
  26. Gente eu assisti. Filme que a mulher não podia engravidar mais se ela comece o coração do dragão ela engravidaria e ai ela mando um dos seus homens para trazer a ela o coração e o homem trouxe é ela mandou a criada dela cozinhar o coração e a mulher engravidou também aí nasceu o filhos das duas é eles eram igualzinho e sempre eles iam mandar no rio aonde foi morto o dragão alguém sabe o nome do filme ?

    ResponderExcluir
  27. o ultimo filme D-War é espetacular, a critica é que não presta, e sim é um filme de dragão, aparecem centenas de dragões menores no filme, e as 2 cobras gigantes também são dragões, tipo aquele dragão chinês, mas não vou contar muito, recomendo que assistam, foi um dos melhores filmes de dragão já produzidos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!