quinta-feira, 22 de abril de 2010

10 Filmes de Jack Nicholson



Jack Nicholson completa hoje 73 anos de idade.
Jack foi criado pelos avós, achando que eram seus pais e teve uma vida pessoal bastante atribulada, incluindo quatro filhos de três mães diferentes.
Atuou em mais de 70 filmes, dirigiu três e escreveu o roteiro de seis. Ganhou três Oscars, três Baftas, um Cannes e nada menos que sete Golden Globes.
Fazer uma lista com apenas 10 filmes de Nicholson não é fácil. Significa deixar de fora pelo menos 30 filmes dignos de estar nela. Acaba sendo uma escolha pessoal, por isso, peço que sugiram outros títulos nos comentários.


1.  A Última Missão (um jovem marinheiro é condenado por furto e deverá ser escoltado à prisão por dois veteranos. no caminho, eles irão ensinar ao rapaz um pouco mais sobre a vida. Jack dá show no papel do veterano 'Bad-Ass' Buddusky, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes 1974)


2.  Chinatown (um detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por uma mulher misteriosa da alta sociedade, para investigar seu marido. o homem é assassinado e o detetive se vê envolvido com poderosos e gangsters. excelente homenagem de Roman Polansky aos filmes noir)


3.  Passageiro: Profissão Repórter (um jornalista, cansado de sua própria vida, está cobrindo uma guerrilha na África e resolve assumir a identidade de um colega morto, envolvendo-se numa perigosa trama. ótimo filme do mestre Michelangelo Antonioni)


4.  Um Estranho no Ninho (um prisioneiro malandro, simula estar insano para não precisar trabalhar, mas acaba sendo enviado para uma instituição muito rígida, onde irá liderar uma rebelião. as melhores caretas de Jack lhe valeram o Oscar e vários outros prêmios)


5.  O Iluminado (na minha opinião, sua grande interpretação, na pele de Jack Torrance, o zelador de um hotel de luxo, onde passa o inverno isolado com a família, convivendo com os fantasmas locais e enlouquecendo aos poucos. dirigido pelo gênio Stanley Kubrick)


6.  Laços de Ternura (Jack é um astronauta aposentado, boa-vida e paquerador, que se envolve com sua complicada vizinha - Shirley MacLaine, ganhadora do Oscar. um filme comovente, centrado nos relacionamentos de mãe e filha, com o alívio do relacionamento da mãe. segundo Oscar para Nicholson, como melhor coadjuvante)


7.  Ironweed (Jack e Meryl Streep são um ex-casal que tem um grande trauma no passado, a morte acidental de seu filho. ambos são alcoólatras e se reencontram depois de muitos anos, para tentar acertar suas contas. um filme tristíssimo, dirigido por Hector Babenco, com interpretações geniais)


8.  Batman (Jack foi um Coringa assustador, que roubou o filme de Michael Keaton, o Batman - tudo bem que isso não é tão difícil. pelo papel, Nicholson concordou em trocar seu salário por uma participação nos lucros, o que resultou num dos maiores cachês da história do cinema)


9.  Melhor é Impossível (um escritor obsessivo-compulsivo e mal humorado, vive isolado em seu apartamento, até que se vê envolvido com uma garçonete - Helen Hunt -, que é mãe solteira, e seu vizinho gay. um filme delicioso, que deu o terceiro Oscar a Jack e o primeiro a Helen)


10.  As Confissões de Schmidt (aos 66 anos, um homem tem que lidar com a aposentadoria e a recente viuvez. parte em uma viagem, para ajudar o casamento da filha com um noivo que ele considera um fracassado. um filme belíssimo e tocante, numa das melhores interpretações de Jack, que lhe valeu o sétimo Golden Globe)

12 comentários:

  1. gÊnio!
    não há melhor palavra para definir Nicholson!

    ResponderExcluir
  2. Armando, adorei esta lista!
    Não ia mencionar nenhum outro, então me lembrei das "Bruxas de Eastwick", em que ele faz o papel de um anti-herói... Divino!!! rs Com o perdão do trocadilho!
    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Faltou o maravilhoso "Antes de partir". Incrível mesmo, tanto o roteiro quanto a atuação, sem contar com a presença do Morgan Freeman!
    =D

    ResponderExcluir
  4. Faltou também o Tratamento de Choque

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me, mas "Antes de partir" não faz valer a presença na lista, que por sinal, está excelente! "Um estranho no ninho" e "Melhor é impossível" foram marcantes na minha vida. Jack Nicholson é Foda! Além do inesquecível Coringa, que só foi ter seu trono ameçado após a fantástica atuação de Heath Ledger. Neste caso acho impossível definir o melhor, ambos têm seus méritos.

    ResponderExcluir
  6. Antes de Partir
    A Dificil Arte de Amar
    Alguem tem que ceder
    e muitos outros,realmente é uma lista complicada de ser feita.

    ResponderExcluir
  7. Acho Alguem tem que ceder e Tratamento de choque tão chatinhos gostei de não ter visto eles na lista.

    E volatando ao Nicholson o cara manda muito bem né.

    Dessa lista vi poucos, ns verdade só o 4,5 e 8 e só eles já bastam pra saber como o cara manda muito mas muito bem.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  8. Ânsia de amar de 1972

    Easy rider de 1969

    As bruxas de Eastwick 1987

    São cults q não podem faltar!

    ResponderExcluir
  9. Opa, faltou o Questão de Honra. Mesmo que tenha sido uma participação pequena, a participação dele foi o auge do filme, e que filme.

    ResponderExcluir
  10. easy rider, alguém tem que ceder, antes de partir, as bruxas de eastwick.
    nicholson é gênio.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!