sábado, 17 de abril de 2010

10 Filmes de Jerry Lewis





Joseph Levitch, o comediante Jerry Lewis, completou 84 anos em março. 
Filho de um casal de artistas, estreou nos palcos aos 5 anos de idade e já aos 20 anos estava no cinema, fazendo dupla com Dean Martin.
Junto com o parceiro Martin, liderou as bilheterias americanas entre 1950 e 1956 e depois disso, em filmes solo, foi o número um em sete anos entre 1957 e 1964.
Com um personagem essencialmente juvenil, ao completar 40 anos, começou a diminuir o ritmo da produção de filmes, dedicou-se à televisão na década de 70 e principalmente a ações sociais, que lhe valeram, em 2009, o Oscar humanitário Jean Hersholt.
Apesar de ser um dos artistas mais bem pagos e de maior sucesso do cinema americano, jamais foi devidamente reconhecido em seu país. Mas na França sempre gozou de prestígio, Jean-Luc Godard chegou a afirmar que Lewis era muito melhor que Charles Chaplin e Buster Keaton.
Aqui vai uma lista de 10 dos filmes (dentre os mais de 70 que fez) deste ator que alegrou a infância de muita gente.


1.  O Professor Aloprado (um professor feio e desajustado, cansado de ser ridicularizado por todos, decide criar uma fórmula que o torna atraente e irresistível. como os efeitos têm duração limitada, ele acaba metido em encrencas ao voltar a sua forma original. sátira do companheiro Dean Martin, escrita e dirigida pelo próprio Lewis. refilmado com Eddie Murphy, também com grande sucesso)


2.  O Bagunceiro Arrumadinho (um jovem atendente de hospital, com enorme coração, não consegue estudar medicina, pois é afetado por todos os males que atingem seus pacientes. muitas sequências antológicas em um de seus melhores filmes, dirigido por Frank Tashlin)


3.  O Rei da Comédia (Robert DeNiro é um aspirante a humorista que se acha extremamente talentoso, mas não consegue uma chance. junto com a namorada, ele sequestra um apresentador de televisão - Jerry Lewis - ,de quem é fã e se julga grande amigo, para que ele lhe dê uma oportunidade em seu programa. ótimo filme de Martin Scorsese, num show de interpretação de ambos)


4.  Errado pra Cachorro (a dona de uma rede de lojas de departamentos descobre que sua filha está apaixonada por um rapaz pobre - Lewis. decide então contrata-lo e lhe dá tarefas complicadas, para provar à filha que ele é um inútil. revoltada, a garota sai de casa e vai trabalhar numa das lojas da mãe com um nome falso. uma ótima comédia, com espaço para várias situações engraçadas)


5.  Bancando a Ama Seca (Jerry é um rapaz simples de uma cidade do interior. seu amor de infância tornou-se uma grande estrela de cinema e se casou com um toureiro, que morre um dia após o casamento. ela fica grávida e seu agente quer evitar um escândalo. com a desculpa de estar se preparando para um filme religioso, ela volta à cidade natal até ter o filho e pede a Lewis que cuide do bebê, o que ele aceita, mas nascem trigêmeos)


6.  Ou Vai ou Racha (último filme com Dean Martin. Jerry é um homem simples que sonha ir a Hollywood para conhecer a atriz de seus sonhos, Anita Ekberg. para isso, ele tenta todas as semanas ganhar um carro num sorteio para ir. num desses sorteios ele ganha, mas um gangster - Martin -, arranjou tudo para ganhar também e eles terão que dividir o prêmio e vão à Los Angeles juntos)


7.  Artistas e Modelos (Martin é um artista fracassado, que pinta paredes para sobreviver. Jerry deseja ser um autor de histórias infantis, que tem frequentes pesadelos com seus personagens. eles dividem um apartamento vizinho de uma editora de quadrinhos, que pode publicar o trabalho dos dois. primeira parceria com diretor Frank Tashlin, que se tornaria o favorito de Lewis)


8.  O Terror das Mulheres (um rapaz, que perdeu a namorada e não quer mais saber de romance, vai trabalhar como camareiro de uma pensão só para mulheres, muitas belas e solteiras. uma delas resolve ajudá-lo a se curar de seu medo de mulheres. a casa tem alguns cenários surrealistas. lindas garotas + cara engraçado = sucesso)


9.  O Mensageiro Trapalhão (Jerry Lewis é um mensageiro mudo e desajeitado, que trabalha num luxuoso hotel de Miami e vive se metendo em encrencas por conta de seus erros. em tudo que acontece de errado no hotel, ele está metido. uma homenagem aos comediantes dos filmes mudos) 


10.  Arizona Dream, Um Sonho Americano (Johnny Depp é um cara apaixonado por peixes, que tem que ir de Nova York para o Arizona, para o casamento do tio - Jerry Lewis - com uma moça muito mais jovem. o casamento, na verdade, é um plano do tio para obrigá-lo a cuidar dos negócios da família, uma revenda de carros. curioso filme de Emir Kusturica de 1993)

26 comentários:

  1. caraca adoroo, e realmente na terra do tio Sam ele não teve o prestigio que merece

    ResponderExcluir
  2. Jerry Lewis fez parte da minha infância...
    Em breve pretendo fazer uma postagem especial para ele.
    De todos os filmes a cima o meu preferido é Bancando a Ama Seca, esse tem um gostinho especial de saudade
    Há quem não goste de Jerry Lewis. Eu gosto. Na minha infância, os filmes mais tradicionais da Sessão da Tarde eram dois: os de Jerry Lewis e os de Elvis Presley.

    ResponderExcluir
  3. Adoro os filmes de Jerry Lewis!

    ResponderExcluir
  4. saudades e tem gente que ainda não conhece esse grande multi-artista.tenho duas gemeas de 7 anos de idade,elas adoraram qd coloquei o dvd em casa.vamos divulgar mais e relembrar os bons tempos.

    ResponderExcluir
  5. tenho a coleção inteira dele dublado colorido so dois e preto e branco =]

    mais vejo q todos cobram pelos filmes dele

    eu vou postar de graça pra galera

    todos na minha comunidade do orkut

    jerry lewis a lenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostaria muito todos os filmes dele sao lindo

      Excluir
  6. gostaria muito que os filmes do jerry lewis voltasse a tomar conta da nossa sessão da tarde, pois assim como fez bem para nós,também fará para nossos filhos. pois esse ator passa para todos a inocência de uma criança, e nós precisamos resgatar isso para esta geração que só tem aprendido através desses novos filmes coisas que são destrutivas para eles.obrigado

    ResponderExcluir
  7. adoro os filmes do jerri lewis bem que poderia passar novamente na sessao da tarde .......saudades bons tempos...................

    ResponderExcluir
  8. glaucia silvana disse...

    não conheço ninguém que goste mais dos filmes de jerry lewis do que eu, adooro| o terror das mulheres, o otário, bancando a ama seca, o bagunceiro arrumadinho, artistas e modelos, errado pra cachorro e etc....

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, como faço para baixar os filmes do Jerry ?

    ResponderExcluir
  10. Lembro da cena de um filme que J.Lewis está para se casar mas toda vez que encontra com a noiva, aparece um PM para levá-lo em alguma "missão".Tem uma cena em que ele tenta entrar numa sala envidraçada e não consegue pois venta muito forte.Alguém sabe o nome desse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro de 3 cenas q mais me marcou...
      A dele atras do coelho se não me engano no avião..
      Dele soltando as borboletas do quadro...
      E dele alimentando o leão!!
      Alguém sabe o nome desses filmes?

      Excluir
    2. A cena das Borboletas e a do Leão são no "O Terror das mulheres"
      A do coelho eu não lembro.

      Excluir
  11. Jerry Lewis fez parte de minha infancia, não perdia um filme dele, pena que hoje não passa mais na televisão, ele é um gênio da comedia, adoro seus filmes ele é de+

    ResponderExcluir
  12. Fenômeno quase esquecido. Um dos mais talentosos
    artistas da comédia. Sem igual.
    Jerry Lewis se foi mas fica a saudade.
    Que os canais de tv reprisem esses filmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só gostaria de esclarecer que Jerry Lewis está vivo e continua com a gente, graças a Deus e que seja ainda por muitos e muitos anos. Ele fez 86 anos em 16/03!

      Excluir
  13. Gostaria muinto de rever os filme deste grande ator,pois faz parte da infancia de muitas pessoas,hoje os filmes das televisão estão muito repetitivos principalmente a tarde que passas tantas novelas repetidas que chega ser muito chatas de sempre esta vendo a mesma coisa o ano inteiro;vamos procura dar mais vida as pessoas que ficam em casa,mesmo sabendo que estes filmes são do passado mais sempre e bom recorda....................

    ResponderExcluir
  14. jerry lewis passando de geração em geração..
    minha mae era fisurada.. tenho 19 anos e amo..
    e meu irmao de 10 anos é lei assitir todo dia!!!!
    o que é bom.. É BOM!!

    ResponderExcluir
  15. Como faço para obter os filmes de Jerry Lewis. Somente se encontra "O mensageiro" e "Professor aloprado". Gostaria muito de curtir todos os demais que você relacionou acima, tais como: "O bagunceiro arrumadinho", etc.
    fernando.sps1@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Amo Jerry Lews! Qdo adolescente faltava uma semana de aula p/ ve-lo na sessão da tarde. Graças a internete, agora posso matar a saudades desse ídolo que nunca esquecerei.Pois o mesmo merece o título de o rei da comédia.

    ResponderExcluir
  17. Ola, gostaria de saber o nome filme, que Jerry Lewis pinta sua roupa de preto e vira meia em cima do tenis para parecer sapato.
    para entrar em uma festa de gala.

    ResponderExcluir
  18. Ola támbem gosto muito Jerry Lewis .
    Mas não consigo lembrar o nome do filme que ele pinta sua roupa de preto e vira meia por cima do tenis para parecer sapato e entrar numa festa de gala. Alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!