sábado, 3 de abril de 2010

10 Filmes sobre Amnésia



Um dos mais recorrentes clichês do cinema é a amnésia.
A perda de memória recente ou distante, causada geralmente por algum trauma, é ponto de partida para diversas tramas.
Segundo médicos, a amnésia nunca é tratada com correção técnica nos filmes e, via de regra, os sintomas e tratamentos são absurdos.
Aqui estão alguns filmes sobre o tema. Claro que eu esqueci de vários, por isso peço que sugiram outros títulos nos comentários.


1.  Amnésia (um ladrão ataca um casal, matando à mulher e deixando o homem à beira da morte e com um trauma que o faz esquecer os fatos recentes. para perseguir o assassino e lembrar-se de sua missão, ele passa a anotar tudo que acontece. o filme é narrado de trás para frente - com uma versão na ordem correta para dvd  -, o que o tornou inovador, sem perder a coerência. primeiro grande sucesso de Christopher Nolan)


2.  O Homem Sem Passado (após chegar de trem a Helsinque, um homem é roubado e espancado com tanta violência, que perde a memória. como não se lembra de nada, não consegue emprego, nem lugar para morar e começa a viver no submundo da cidade. filme finlandês, recheado de humor negro, dirigido por Aki Kaurismäki. foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro)


3.  Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança (após o fim de um relacionamento fracassado, um casal - Kate Winslet e Jim Carrey - decide submeter-se a um tratamento experimental, que apaga de suas memórias os momentos que estiveram juntos. arrependido, ele tenta reconstruir os fatos. dirigido pelo francês Michel Gondry para um roteiro - ganhador do Oscar - de Charlie Kauffman) 


4.  Como se Fosse a Primeira Vez (no Havaí, um veterinário conquistador - Adam Sandler - conhece uma garota - Drew Barrymore -,por quem se apaixona perdidamente. mas ela tem um problema de memória, que a faz esquecer o dia anterior. assim, ele terá que conquistá-la novamente todos os dias, para ficar do lado dela. comédia romântica "fofa")


5.  A Identidade Bourne (Matt Damon, após ser baleado por um desconhecido, acorda sem memória na costa do Mediterrâneo e é ajudado por um médico aposentado. a única pista de sua identidade é um chip implantado em seu quadril, onde está o número de uma conta num banco suíço, onde ele começará a reconstruir seu quebra-cabeças. ótima aventura de ação, que teve duas continuações)


6.  Na Noite do Passado (melodrama de 1942. ao final da primeira guerra, um soldado sai de uma enfermaria, com amnésia e sem qualquer pista de sua identidade. vagando pelas ruas, entra num clube noturno e se apaixona por uma artista. eles se casam e têm uma vida simples, mas feliz. aos poucos descobre que tem talento para escrever e vai para Liverpool vender suas histórias. lá é atropelado e acaba recobrando sua memória anterior, descobrindo que é um rico empresário, mas esquece do recente relacionamento. desesperada, a esposa aproxima-se dele, como sua secretária, com medo de lhe revelar o passado, o que poderia ser perigoso. não é ótimo? é o maior clássico da amnésia no cinema, indicado a 7 Oscars)


7.  Amateur (Isabelle Hupert é uma ex-freira, ninfomaníaca e virgem, que espera por uma missão de deus e ganha a vida escrevendo pornografia. ela conhece um homem simpático, que sofre de amnésia e tenta ajudá-lo a desvendar seu passado. enquanto isso, a esposa deste, que acha que o matou, segue a carreira de estrela pornô. filme provocativo e polêmico de Hal Hartley)


8.  A Cidade dos Sonhos (uma mulher está prestes a ser assassinada dentro de sua limosine, quando esta colide com um carro cheio de jovens bêbados. ferida e sem memória, ela se arrasta até a casa de uma atriz, que abriga. juntas, em busca de pistas, elas acabarão se envolvendo em algo muito maior que imaginavam, misturando sonhos e realidade. o universo de David Lynch, num de seus filmes mais bem elaborados)


9.  Busca Mortal (Tom Berenger sofre um gravíssimo acidente de carro, fica muito ferido e perde a memória. de volta para casa, tenta reconstruir sua memória e sua vida, com a ajuda da esposa. ao ver fotos, encontra evidências de que ela o traía com outro homem. confuso, contrata um detetive para ajudá-lo, aumentando o perigo e o suspense. bom thriller de Wolfgang Petersen)


10.  Cine Majestic (nos anos 50, um roteirista perseguido pelo macartismo - Jim Carrey - sofre um acidente em que seu carro cai num rio e vai parar numa cidadezinha. ele perde a memória e ao ser resgatado, é confundido com o filho do dono do único cinema da cidade, que desapareceu na guerra. sem memória, ele assume esta identidade e redescobre sua paixão pelo cinema. um filme simpático e nostálgico)

10 comentários:

  1. Apenas uma observação quanto ao excelente filme Amnésia: Na verdade este filme é narrado de duas formas paralelas. Uma é narrada do final até o meio (parte colorida), e a outra é narrada do começo até o meio (preto e branco). Portanto no "final" do filme, ambas as partes chegam ao meio da história e cabe a quem assiste juntá-las

    Assistir o filme na ordem cronológica (como vem no dvd), facilita o entendimento mas perde toda a graça.

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Armando, você resgatou "Amateur"!!! Sou apaixonada por este filme.
    Gosto muito também de "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças", com o humor inteligente de Jim Carrey.
    E "Amnésia", é extraordinariamente sufocante!
    Show!

    ResponderExcluir
  3. esqueceu do filme "numero 13"

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog,
    o bom do Ocioso é isso, as vezes encontramos coisas boas.
    Estou te seguindo
    Abraços

    obs.: já assisti todos os filmes que vc postou sobre amnésia, mas meu preferidos são: Brilho eterno de Uma Mente Sem Lembrança e Cidades dos Sonhos. Os clássicos nem comento, pq sou suspeita, ammooooooooooo filmes da década de 40 e 50...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, não será o Número 23, com Jim Carrey? Mais uma sugestão para a lista de reserva: Blackout de 1985, com Keith Carradine. Homem mata a sua familia inteira, e perde a memoria na sua fuga, ficando desfigurado. Entretanto recompoe a vida com a enfermeira, e anos mais tarde começa a ter o mesmo comportamento homicida.

    ResponderExcluir
  6. Cara, não sei se seu blog ainda está ativo, pois esta postagem é antiga e tals. Eu estive procurando por este filme Shattered por muuuitos anos e até criei um blog com um sistema para encontrar filmes ou cenas que marcaram a gente e a gente não faz idéia de como encontrar. Valeu, esta postagem tirou um dos pesos que eu carregava :D (eu ja estava achando que este filme eu tinha sonhado e não existia). Qualquer coisa se quiser parceria tamos aí meu site é telacliche.com.br abraços :D

    ResponderExcluir
  7. Amnésia e Bourne mt bons, tenho os DVDs. Brilho Eterno tb. Adorei esse Blog!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!