quinta-feira, 8 de abril de 2010

10 Filmes sobre o Frio


Agora que chegou o outono, nós brasileiros começamos a reclamar de frio, sem sabermos o que é frio de verdade.
Alguns filmes passam tanto frio nas telas, que dispensam até o ar condicionado da sala.
Esta lista traz 10 filmes sobre o frio.


1.  Na Natureza Selvagem (Emile Hirsch é um jovem recém-formado, que decide fazer uma viagem totalmente livre de bens materiais. durante dois anos, percorre boa parte dos Estados Unidos e Canadá, até chegar no gelado Alasca. um grande filme de Sean Penn, baseado numa história real)


2.  Fargo (o gerente de uma revenda de carros, em delicada situação financeira, encomenda a dois marginais, o sequestro da própria esposa, para receber o resgate do sogro. mas tudo dá errado e um triplo assassinato é cometido. a cidadezinha da Dakota do Norte é uma das mais geladas do cinema. ótima comédia de humor negro dos irmãos Coen, com grande atuação de Frances McDormand, ganhadora do Oscar)


3.  A Marcha dos Pinguins (a saga dos pinguins imperadores para seu ritual de acasalamento no inóspito inverno da Antártida. mais gelado que isso impossível. muito além de um simples documentário, este filme francês comove e ensina... e congela)


4.  Vivos (um avião, com o time uruguaio de rúgby cai sobre os Andes e devido ao mau tempo, logo deixam de ser procurados. para sobreviver no frio intenso e sem comida, os sobreviventes serão obrigados a se alimentar da carne dos que morreram no acidente. uma história real e envolvente)


5.  Cold Mountain (Jude Law é um soldado, que feriado, no final da guerra civil americana, tenta voltar para casa na gelada Cold Mountain, sua cidade natal, onde sua namorada - Nicole Kidman - administra sua fazenda, com muitas dificuldades. épico de guerra americano, indicado a 6 Oscars e vencedor de atriz coadjuvante para a ótima Renée Zellweger)


6.  Dr. Jivago (um médico aristocrata se apaixona pela filha de uma costureira, mas acabam separados pelo destino. com a primeira guerra, acabam se reencontrando, mas ele já está casado e com filhos. baseado no clássico romance de Boris Pasternak, tem cenas no inverno russo, que gelam só de lembrar)


7.  Os Lobos Não Choram (o ótimo Charles Martin Smith é um biólogo, que segue numa expedição ao Ártico para estudar o comportamento dos lobos, que estariam dizimando uma espécie local. ao chegar percebe que terá muitos problemas pela frente. belíssimo filme, num dos cenários mais gelados do planeta)


8.  O Enigma de Outro Mundo (numa remota estação de pesquisa na Antártida, 12 cientistas estão isolados do mundo. lá aparece um organismo capaz de mimetizar qualquer organismo, podendo passar por qualquer um deles e causar pânico no grupo, que não sabe qual deles é verdadeiro. um dos melhores filmes de John Carpetnter num cenário pra lá de frio)


9.  O Dia Depois do Amanhã (neste filme catástrofe, a Terra sofre diversas alterações climáticas, entrando numa nova era glacial, começando pelo norte. para fugir do frio, os sobreviventes fogem para o sul. ai que frio!)


10.  Corrida ao Pólo (a trajetória real da rivalidade entre um médico, Frederick Cook - Richard Chamberlain - e um comandante da marinha, Robert E.Peary - Rod Steiger -, pela primazia de ser o primeiro a chegar ao Pólo Norte no começo do século XX. feito para TV, mas gelado)

4 comentários:

  1. Assim que eu li o tema do post só um desses filmes me veio imediatamente a cabeça: "O dia depois de amanhã". Eu gostei dele.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente uma lista em que vi mais de 50 % dos filmes. Ae!
    Os 3 primeiros são FODAS! (sei que aqui é um blog de família e que palavrões são boicotados no pente fino que a censura armandistica faz, mas eles merecem) rs.
    Na Natureza Selvagem é vivo demais, Fargo é o melhor dos Coen (genial a idéia do baseado em fatos reais fictícios) e A Marcha é um ensinamento.

    Bela lista (isso aqui tá ficando junto com a assinatura).
    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  3. Cara acho Fargo um filme bem estranho mas tbm gosto bastante mas não diria que é o melhor dos Coen ainda prefiro Onde os fracos não tem vez.

    Minha mãe falava muito de Vivos assisti ainda criança .

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  4. Entre inimigos, Mortos de fome, também vale apena conferir ;D

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!