segunda-feira, 12 de abril de 2010

10 Mordomos Famosos dos Filmes


Eu nunca conheci um mordomo pessoalmente, mas ele são um símbolo de riqueza.
Afinal, como ter uma mansão sem um bom mordomo para lhe bajular e organizar as coisas?
O cinema tem dezenas desses famosos serviçais, os engraçados, os eficientes, os tenebrosos... Escolha o seu!
Esta lista traz 10 mordomos famosos e 10 de seus filmes.


1.  Alfred Pennyworth - Batman (interpretado por Michael Gough, no filme de 1989, o fiel mordomo de Bruce Wayne descobriu quase por acidente as identidades secretas de seu patrão. sua primeira aparição foi na revista de número 16 do herói criado por Bob Kane. foi vivido por Allan Napier na série de TV e por Michael Caine, nos filmes mais recentes)


2.  James Stevens - Vestígios do Dia (Anthony Hopkins está brilhante como o devotado mordomo de uma famosa casa de campo da aristocracia britânica, que sempre sacrificou sua vida pessoal, para ter um alto desempenho profissional, passando aos demais empregados a falsa impressãod e frieza)


3.  Hobson - Arthur, o Milionário Sedutor (sir John Gielgud ganhou o Oscar de ator coadjuvante, como o bem-humorado mordomo - quase babá - de um milionário sempre bêbado, que está prestes a perder sua fortuna, se não se casar dentro de um mês)


4.  Jamesir Bensonmum - Assassinato por Morte (Alec Guiness é o mordomo cego, nesta hilária sátira das histórias de detetive. um milionário excêntrico convida para um final de semana, os maiores detetives do mundo para desvendar um crime que ainda vai acontecer. ótimo!)


5.  Max Von Mayerling - Crepúsculo dos Deuses (Erich Von Stroheim é um diretor de cinema aposentado e o ex-marido da sua patroa, a atriz Norma Desmond - Gloria Swanson -, a quem ele protege e mantém numa fantasia de grandeza, acreditando que ainda é uma grande estrela. metalinguagem genial no clássico do cinema noir)


6.  Santiago - Santiago (ótimo documentário de João Moreira Salles sobre o mordomo de sua família por mais de 20 anos, um argentino erudito, de gosto sofisticado, que conta em entrevista as recepções e um pouco da história de dinastias nobres, que estudou e conhecia como poucos. uma homenagem comovente que levou 13 anos para ser concluída)


7.  Bernard Lafferty - Bernard e Dóris (Ralph Fiennes vive o tímido mordomo gay de uma rica herdeira da indústria do tabaco - Susan Sarandon -, que já servira a Elizabeth Taylor e Peggy Lee, mas que estava numa clínica por alcoolismo. a relação dos dois vai do desprezo ao amor sincero. um telefilme tocante)


8.  Lurch - A Família Addams (Carol Struyken é o grandalhão mordomo da sinistra família, que mais lembra o monstro de Frankenstein. na série de televisão ficou conhecido no Brasil como "Tropeço")


9.  Coleman - Trocando as Bolas (Denholm Elliott é o mordomo que ajuda um mendigo - Eddie Murphy - a viver a nova vida de rico, após ser escolhido para uma aposta entre dois irmãos milionários, de que podem fazer de um mendigo, um homem bem sucedido e vice-versa)


10.  Herbert Cadbury - Riquinho (Jonathan Hyde encarna o famoso mordomo da família Rico,  ícone de riqueza nos quadrinhos, transportado para o cinema. no Brasil  ficou conhecido como Duarte) 

10 comentários:

  1. haa, não tem como falar sobre mordomos famosos sem lembrar do Alfred de Batman :D

    ResponderExcluir
  2. Alfred de Batman é ótimo, mas James Stevens (Anthony Hopkins) de Vestígios do Dia, certamente por Hopkins é o melhor mordomo de todos.
    Santiago merece meu respeito tbm!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Bernard Lafferty na pele de Ralph Fiennes de Bernard e Dóris está demais.
    Beli filme!

    ResponderExcluir
  4. Sei que não é justo incluí-lo na lista, mas me lembrei do mordomo do filme "Bons Costumes", que assisti recentemente. É bem divertido!

    Abç!

    ResponderExcluir
  5. pooooo...pode nao estar entre os 10 melhores, mas tem tbm o mordomo de "A herança de Mr. Deeds" que eh muuuito bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Ei, e PETER SELLERS em MUITO ALÉM DO JARDIM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era Jardineiro...

      Excluir
    2. "O Criado" - com Dirk Bogarde
      "O Mordomo Trapaceiro" com Dick Van dike
      "Aristogatas"

      Excluir
  7. Blogdoed,
    Há tempos tento encaixar o 'Being There' em alguma lista, mas o Chance não era um mordomo, mas um jardineiro...
    Obrigado pelo comentário.
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!