segunda-feira, 14 de junho de 2010

10 Cult Movies



O que faz um filme ser cult são seus fãs.
O fanatismo independente de suas qualidades técnicas ou de sua bilheteria. Muitas vezes são filmes que se destacam por seus roteiros originais ou por detalhes muito específicos, como o figurino ou a trilha sonora.
No caso de filmes que fizeram sucesso de bilheteria, quando do seu lançamento, o culto vem de sua longevidade. De tempos em tempos, seus fãs o recuperam em sessões especiais, compram cópias em DVD, montam comunidades em redes sociais, enfim, mantém o filme vivo.
Esta lista traz 10 exemplos variados de cult movies. Estejam à vontade para acrescentar os seus favoritos nos comentários.


1.  The Rock Horror Picture Show (assistir a este filme, lançado em 1975, é um evento. os espectadores se vestem como os personagens, "interagem" com os atores, criam verdadeiras coreografias, ao assisti-lo. no Brasil foi lançado apenas em 1980, sem o mesmo sucesso, mas em Munique, por exemplo, existe um cinema de onde o filme jamais saiu de cartaz, passando nas sessões da meia-noite, sempre com seu público fiel. ah, a história? um casal de noivos tem um problema no carro e vai pedir ajuda num castelo, onde vivem alienígenas, vindos de um planeta transexual)


2.  Isto é Spinal Tap (o filme é um documentário satírico sobre uma banda de hard rock fictícia. dirigido por Rob Reiner, foi filmado sem roteiro fixo, creditado ao diretor e aos próprios atores que compõe a banda. fez um sucesso modesto no seu lançamento em 1984, mas foi adotado por vários ídolos do rock, como Robert Plant, Dee Snyder e Ozzy Osbourne, que se identificaram com as histórias contadas. com o passar dos anos, sua fama só cresce, merecidamente, já que é genial)


3.  Pink Flamingos (escrito e dirigido por John Walters em 1972, este filme encontrou nos jovens da época um público pequeno, mas fiel, que o considerava um símbolo da contra-cultura. o filme conta a trajetória da gorda drag-queen Divine e sua família na disputa do título de "pessoas mais sórdidas do mundo". para isso existem cenas de coprofagia, incesto, sexo bizarro e muito mais... não é meu tipo de filme, mas tem seus fãs)


4.  Laranja Mecânica (a adaptação do livro de Anthony Burgess por Stanley Kubrick resultou numa obra-prima incontestável. o filme trata de uma gang de jovens que se dedica a ultra-violência, numa Inglaterra de um futuro indefinido. no Brasil foi proibido na época, mas lançado com a condição que bolas pretas cobrissem os órgãos sexuais dos atores, o que resultou num remendo ridículo e hilário, que aumentou seu potencial cult por aqui. os figurinos e a direção de arte influenciam até hoje, o filme é sempre lembrado e reprisado)


5.  Barbarella (dirigido em 1968 por Roger Vadim, com base em histórias em quadrinhos, o filme conta a história de uma astronauta - Jane Fonda lindíssima -, que é convocada pelo presidente da Terra para capturar o vilão Duran Duran. caro e pretencioso, o filme foi um fracasso na época, mas com o tempo foi ganhando fãs e tornando-se uma referência da cultura-pop, batizando até uma banda de rock, Duran Duran)


6.  Mamãezinha Querida (a biografia da atriz Joan Crawford tornou-se um cult involuntário, graças aos exageros de Faye Dunaway e do roteiro excessivamente melodramático. quem viu não esquece da sua fúria contra o cabide de arame, onde sua filha adotiva pendurou seu vestido. gerou admiradores e imitadores. divertido)


7.  Repo Man, a Onda Punk (uma comédia com Emilio Estevez, trabalhando como recuperador de carros financiados e não pagos. em dupla com Harry Dean Stanton, terá que lutar contra agentes do governo, caçadores de Ovnis, um cientista lobotomizado e um segredo que poderá mudar o ruma da humanidade. a trilha de Iggy Pop sozinha, já garantiria o status de cult)


8.  Liquid Sky (o título significa heroína, na gíria da época. um disco voador aterrisa no apartamento de cobertura de uma famosa modelo e de seu namorado traficante em busca de heroína. mas os aliens descobrem que os feromônios produzidos pelo cérebro no momento do orgasmo preferível e os amantes ocasionais da modelo começam a desaparecer. o filme ficou 3 anos seguidos em cartaz em cinemas de Nova York, Boston e Washington, convertendo-se num cult. está datado, mas nem é tão ruim, quanto sua sinopse faz parecer)


9.  Oldboy (um homem é sequestrado e preso num quarto de hotel, por 15 anos, sem explicação. após libertado, ele sai em busca de vingança. ganhou, entre outros prêmios, o prêmio da crítica em Cannes. apresentou ao mundo o diretor Chan-wook Park e o cinema coreano, colecionando uma legião de admiradores em todo o mundo. é a segunda parte da trolgia da vingança e a mais bem sucedida)


10.  Blade Runner, o Caçador de Andróides (um dos clássicos de ficção científica, que concentra o maior número de admiradores. o filme tem roteiro preciso, elenco cool, direção de arte vintage, trilha de jazz, a receita perfeita para um eterno cult. é constantemente reprisado, incluindo uma versão do diretor Ridley Scott. e os diálogos nunca saem da cabeça dos fãs... "all these moments will be lost in time, like tears in the rain. time to die")


Veja também: "10 Filmes de Dennis Hopper" e "Os 10 Últimos Vencedores de Cannes"

23 comentários:

  1. Ótima lista Armando ,da lista só não assisti Liquid Sky,e acho Pink Flamingos totalmente não gosto.

    ResponderExcluir
  2. Muito massa essa lista.

    O bom de filmes considerados cults é que existem grandes obras como Laranja Mecânica e filmes que pra mim são uma porcaria como Pink Flamingos que é uma bizarisse só quem já viu sabe a quantidade de cenas tosacas que existe no filme.

    Mas tenho que confesar que tem filmes que são tão ruins que chegam a ser bons(o q não é o caso de Pink).

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  3. Camila e Kelvelyn,
    Só quero deixar beeeeeeeem claro que também detesto 'Pink Flamingos', mas não há dúvidas que ele é cult...
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, tinha que ter Donnie Darko nessa lista. Podia por no lugar de "Pink Flamingos", que realmente é uma bosta...

    ResponderExcluir
  5. "Pra mim, tinha que ter Donnie Darko nessa lista. Podia por no lugar de "Pink Flamingos", que realmente é uma bosta... "

    Essa frase que é a maior bosta...
    pelamor... tsc tsc

    ResponderExcluir
  6. Nunca consegui ver o Liquid Sky, até o fim, achei muito chato, sem noção, um filme de quinta.

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal,
    Quero deixar claro que esta não é uma lista de melhores filmes cult. Se fosse assim, seria a lista dos filmes que EU cultuo, o que não faria muito sentido.
    Dei dez exemplos de filmes que foram cultuados independente de suas qualidades técnicas e mais por suas, digamos, peculiaridades...
    Como em toda lista, dou um panorama geral, que mostra desde o maravilhoso 'Blade Runner', até o horroroso 'Pink Flamingos'.
    Sobre 'Liquid Sky', digo ao anônimo que nos anos 80 ele era bem legalzinho - sim, eu estava lá -, mas os cabelos do Duran Duran também eram o máximo, rsss É preciso contextualizar.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. oldboy é demais.....já foi exibido na band....eu assisti lá da primeira vez....
    o melhor filme da lista

    ResponderExcluir
  9. Blaaaaaaaade Runneeeeeeer!!

    ResponderExcluir
  10. Dentro desta tua definicao de cult nao caberia o starwars?

    ResponderExcluir
  11. Oi RecycleTv.org,
    Star Wars com certeza foi alvo de culto, até radical. Houveram até igrejas Jedi fundadas pelo planeta.
    Os exemplos de cult movies são muitos, sua lembrança é benvinda.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. ignorância cinematográfica é o cu, né. gosto é gosto, e todos devemos respeitar. mas sinto informar que Pink Flamingos é bom. só porque o Kubrick é pop todo mundo idolatra Clockwork Orange (claro, é inegavelmente ótimo)... mas daqui a pouco estarão dizendo que "Johnny Guitar", "Shock Corridor", "The Damned", etc... não são bons filmes cult.

    ResponderExcluir
  13. Poxa Armando, muito legal essa lista, gosto muito de Old Boy e Repo Man.
    Tem esse filme que eu vi recentemente, se chama "Six-String Samurai"(1998), acho que merece o status de cult, caso você não tenha visto, eu recomendo!
    Outro que eu ainda tenho que assistir é "Faster, Pussycat! Kill! Kill!"(1965), que parece merecedor desse status também!
    Abraços! =D

    ResponderExcluir
  14. Blade Runner é o meu maior cult movie de todos os tempos. Assisti 26 vezes!

    ResponderExcluir
  15. Acho importante citar Clube da Luta, pois o mesmo não foi bem de bilheteria e passou batido por boa parte da crítica na época do lançamento. Quando saiu em DVD, no entanto, vendeu muito mais que o esperado e criou uma vasta comunidade de fãs (eu entre eles), além de ser um baita filme.

    ResponderExcluir
  16. Faltou Donnie Darko, que é mais recente, mas é um ótmo filme cult também..

    abraços !

    ResponderExcluir
  17. Laranja mecânica e blade runner são meus preferidos.Liquid sky assisti também,mas tava tão doido que nem lembro.kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Bom, não assisti boa parte dos filmes dessa lista, mas na minha eu coloquei com certe "Os selvagens da noite" ( "The Warriors" ), que é a uma história numa Nova York futurista dominada por gangs, e um dia, o lider da maior delas resolve uní-las pra dominar a cidade, acontece um evento onde uma gang em partícular - os "Warriors" - acabam envolvidos e precisam lutar pra sobreviver a TODAS as outras gangs da cidade.
    O filme todo muito estilizado, dando uma ambientação muito original.

    Deixo minha dica ;)

    ResponderExcluir
  19. tds os filmes do john waters sao automaticamente cults! sorry aos detratores

    ResponderExcluir
  20. Donnie Darko é uma merda, um filme forçado. O que devia ter aí era Fight Club

    ResponderExcluir
  21. O que pode ser mais cult que "O Grande Lebowski" o filme têm uma carrada de seguidores fanáticos que já criaram até uma religião ou seita: o "Dudeísmo" referência a "The Dude" ("O Cara") como Lebowski era conhecido, além de uma séria de livros, estudos, filmes sobre os fãs e até o Festival "Lebowski Fest" no qual o pessoal põe barba e cabelo falso e com certeza fumam maconha, rsrsr. É de espantar que o filme só ficou 6 semanas em cartaz, a fama veio depois como todo bom cult. Mais é impossível. Abraço Claudia.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!