quinta-feira, 3 de junho de 2010

10 Filmes do Diretor Clint Eastwood



Clint Eastwood acaba de completar 80 anos de idade, com uma carreira que só melhorou, com o tempo.
Começou como ator em pequenos papéis na televisão, em seriados de faroeste, até ser convidado para estrelar uma série de western spaghettis, que resultaram em grandes clássicos do cinema.
Observando diretores como Sergio Leone e Don Siegel, aprendeu as técnicas, que acabaram norteando sua carreira.
Dirigiu seu primeiro filme em 1971, fez diversos filmes comerciais, até ganhar respeito e ter liberdade para trabalhos autorais.
Ganhou quatro Oscars, dois de melhor filme e dois de melhor diretor e é hoje um dos mais respeitados e produtivos cineastas de Hollywood, com novos filmes programados para 2010 e 2012.
Esta lista traz 10 filmes do Clint diretor, a ser complementada por outra do Clint ator (veja a lista).


1.  Gran Torino (um aposentado da indústria automobilística, que lutou na guerra da Coréia, vê sua vizinhança sendo ocupada por imigrantes orientais, que despreza. mesmo contra a sua vontade, ele acaba ajudando a família da casa vizinha contra uma gang e torna-se um herói involuntário. uma atuação sob medida de Clint, num filme precioso sobre tolerância. sua pequena obra-prima)


2.  A Troca (em 1928, uma mãe solteira - Angelina Jolie - tem seu filho de 9 anos sequestrado, enquanto está de plantão no trabalho. meses depois, a polícia diz tê-lo encontrado, mas ela insiste que o garoto não é seu filho desaparecido. a polícia acredita que ela está ficando louca e a envia para um hospital psiquiátrico. mas ela nunca desiste de sua busca. um ótimo filme)


3.  Sobre Meninos e Lobos (três grandes amigos de infância acabam se separando após o trauma de um deles ter sido sequestrado e abusado. crescem na mesma cidadezinha, mas só se falam formalmente. até que uma nova tragédia acaba abrindo velhas cicatrizes. Oscar merecido para Sean Penn e Tim Robbins, além de várias indicações)


4.  As Pontes de Madison (a história de uma mulher casada - Meryl Streep -, que se envolve com um fotógrafo da National Geographic - Clint -, que está em sua cidade para fotografar suas famosas pontes. um drama romântico belo e delicado)


5.  Os Imperdoáveis (o filme que recuperou o gênero faroeste para o cinema em 1992. um grupo de pistoleiros semi-aposentados, que trabalham por dinheiro. o filme faz uma série de referências aos filmes de Leone, especialmente o personagem do próprio Clint. ganhou quatro Oscars, incluindo melhor filme e diretor)


6.  Cartas de Iwo Jima (a batalha de Iwo Jima, na segunda guerra, contada sob o ponto de vista dos japoneses, a partir de cartas encontradas na ilha. foi filmado simultaneamente a 'A Conquista da Honra', que conta bo lado americano do episódio. falado em japonês, é uma obra poderosa, um grande filme) 


7.  Bird (biografia do saxofonista Charlie "Bird" Parker - Forrest Whitaker, premiado em Cannes -, que apesar de seus talento, teve uma vida tumultuada, envolvendo-se com drogas, das quais escapou com ajuda de sua esposa. Clint é um apaixonado por jazz e fez deste filme, um de seus mais autorais)


8.  Menina de Ouro (um treinador de boxe, que coleciona vários títulos, resiste, mas acaba aceitando treinar uma mulher. ele se torna uma grande lutadora e a amizade entre eles cresce, mas uma tragédia acaba mudando o rumo de tudo. ganhador de filme, diretor, atriz - o segundo de Hilary Swank - e ator coadjuvante - Morgan Freeman. emocionante)



9.  Invictus (na África do Sul, o recém empossado presidente Mandela - Morgan Freeman -, utiliza a final da copa do mundo de rugby, um esporte majoritariamente branco, para unir a população do país, superando as diferenças raciais. um dos melhores filmes já feitos sobre qualquer esporte. empolgante)


10. PLAY MISTY FOR ME, MOVIE POSTER Perversa Paixão (na cidade de Carmel - da qual Clint se tornaria prefeito anos mais tarde - um popular radialista passa a noite com uma estranha que conhece num bar. a mulher é uma fã obcecada, que passa a atormentar sua vida e de todos que o cercam. estreia de Clint na direção em 1971, já demonstrando domínio e talento neste ótimo thriller)


Veja também a continuação desta lista: "10 Filmes do Ator Clint Eastwood
E veja ainda: "10 Filmes de Faroeste".

15 comentários:

  1. Poxa As Pontes de Madison é tudo!

    ResponderExcluir
  2. Grande diretor... CARTAS seria meu n°1!

    ResponderExcluir
  3. Clint é o diretor mais foda que existe

    ResponderExcluir
  4. Gran Torino é muito bom !!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do trabalho do Clint ainda não vi Gran Torino(quero muito ver)

    Dentre os filmes dele os meu favoritos são A Troca,Sobre meninos e Lobos e Menina de Ouro e tbm tem Os Imperdoáveis que é muito bom.

    KelvelYn...

    ResponderExcluir
  6. LOL, alguns filmes dessa lista são os que quero assistir.
    Eu ainda não conhecia esse diretor, por nome, é claro.

    ResponderExcluir
  7. Sabe, um pouco de nostalgia se me permite. Na adolescência e na infância eu não assisti a muitos filmes, isso me dá uma defasagem que venho tentando diminuir, mas sabemos que em matéria de filmes nunca se viu o suficiente. O caso é que o primeiro cara que me deparei quando comecei a ver filmes e me interessar por tudo isso que vicia e apaixona, foi o Clint. Depois de ver Sobre Meninos e Lobos eu não parei mais de me interessar por seu trabalho e me tornei suspeito para falar sobre Clint. Essa lista, e a outra também, me trouxe uma sensação muito bacana e satisfatória.

    Adoro o blog! Gostaria de poder comentar mais!
    Parabéns!
    Abraços!

    @_DanielSilva

    ResponderExcluir
  8. un diretor excelente,e tambem um otimo ator perceba que na maioria de filmes dirigidos por ele o mesmo atua de forma primorosa.SÓ ELOGIOS A CLINT EASTWOOD.

    ResponderExcluir
  9. Clint é um ótimo diretor lindo e charmoso ,um homem que não se esquece da noite pro dia.Amo você Clint!

    ResponderExcluir
  10. Pra mim Clint é o melhor ator e diretor .Amo ver nos filmes seu jeito durão e um olhar pra lá de sedutor .Clint não envelheceu ,ele está mais lindo que nunca,mais uma coisa eu digo: ele é lindo por fora e por dentro.

    ResponderExcluir
  11. Com CLIT WESTOOD como diretor so conheço filmes muito bons e excelentes

    ResponderExcluir
  12. AAAAMOOOO Clint, desde sempre, sigo sua carreira de ator e diretor e sou muito suspeita pra falar que ele é incrivel em tudo que produz, seja atuando ou dirigindo...

    ResponderExcluir
  13. desde por um punhado de dolares ate no dia de hoje.. sempre foi um grande ator e diretor mas o mais marcante e tres homens em conflito com lee van clif e eli vechaa

    ResponderExcluir
  14. desde por uns dolares a mais ate o dia de hoje clint sempre foi um bom ator e diretor e o filme mais daora q eu vi foi tres homens em conflito com lee van clif e eli vechaa tambem grandes atores

    ResponderExcluir
  15. Ele é um excelente ator. Revisei a trajetória de Clint Eastwood e me impressiona que os seus trabalhos tenham tanto êxito, um dos meus preferidos é Sully por que faz com que o espectador se sente a ver o filme, vale a pena vê-la, além de todo o elenco fazer uma excelente química.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!