sexta-feira, 11 de junho de 2010

10 Filmes Politicamente Incorretos



A onda do politicamente correto surgiu para deixar o mundo menos espontâneo e divertido, mas também menos dividido.
Alguns roteiristas e cineastas dedicam-se a contestar esses parâmetros, e nos fazem pensar sobre eles, o que é certamente positivo.
Selecionei uma lista com 10 filmes que, feitos no passado, seriam retalhados pela polícia do correto ou que, feitos no presente, quebram paradigmas.


1.  Team América, Detonando o Mundo (Trey Parker gosta de chocar. todos notaram isso na cerimônia do Oscar em que foi, junto com Matt Stone, vestido de mulher (veja a foto) representar sua série 'South Park'. poderia citar toda a sua filmografia nesta lista. em 'Team America', uma animação propositalmente tosca com marionetes, ele abusa de todos os clichês raciais e culturais, satirizando as forças armadas americanas, os atores de Hollywood, os musicais da Broadway, enfim, tudo)


2.  Borat, o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão (Sacha Baron Coen é outro que construiu seu sucesso com o politicamente incorreto, desde seu programa na televisão inglesa. surgiu para o mundo com este divertido falso documentário, sobre um repórter de um país remoto e pobre, que vai para os Estados Unidos fazer uma reportagem sobre o modo de vida americano)


3.  Quem vai ficar com Mary? (os irmãos Farrely já haviam cruzado a fronteira do correto com Debi e Lóide e nesta divertíssima comédia romântica, eles se superaram. brincam com deficientes mentais, com escatalogia, crueldade com animais e masturbação, num humor quase infantil, que foi o maior sucesso de bilheteria de 1998)


4.  Kick-Ass (o filme sobre super-heróis sem super poderes diverte, mas é violentíssimo. uma garotinha de 12 anos matando dezenas de pessoas com requintes de sadismo é francamente perturbador. estranhamente ninguém parece ter se manifestado, mas algum zeloso juiz de menores ainda vai implicar... espero que não seja por minha causa)


5.  Banzé no Oeste (o filme de Mel Brooks, de 1974, faz ótimas piadas extremamente racistas e sexistas. não tem como não rir e não pensar. o judeu Mel provavelmente queria contestar o racismo, expondo-o, mas duvido que conseguisse fazer este filme nos dias de hoje sem ser patrulhado)


6.  O Nascimento de uma Nação (para se ter uma ideia, o título original do projeto era 'The Clansman'. a teoria é que, após a guerra civil americana, a primeira Ku-Kux-Klan restauraria a ordem do sul, que estaria ameaçado pelos negros incontroláveis e seus aliados, abolicionistas, mulatos e republicanos do norte. se em 1915 já gerou polêmica, este clássico hoje seria inconcebível)


7.  Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (a comédia nonsense, do trio David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker, brinca com todas as minorias, faz apologia às drogas, coloca diálogos picantes na boca das crianças, satiriza religiões, ou seja não respeita ninguém, por isso mesmo é divertida e memorável)


8.  Desejo de Matar (depois de ter a filha estuprada e a esposa assassinada, Charles Bronson decide ir às ruas fazer o que a polícia não faz, patrulhando as ruas e matando ladrões e assassinos. naquela época dizia-se que era filme de macho, hoje é filme de psicopata. felizmente não se admite mais justiça com as próprias mãos)


9.  Monstros (o clássico de 1932 é mais uma denúncia da discriminação que os deficientes sofriam, mas só de chamá-los de "freaks" - esquisitos -, já não seria bem visto hoje. a história se passa no universo do circo. no elenco, diversas pessoas com deficiências variadas, como anões, siamesas, deformados, microencefálicos sofrem preconceitos dos "normais". retrato de uma época politicamente incorreta)


10.  Pinóquio (parece um inofensivo filme para crianças, feito por Walt Disney, mas vamos aos fatos: Gepeto chuta o gatinho. um dos relógios da casa mostra uma mãe espancando uma criança a cada hora. todo mundo fuma em Pleasure Island, até o menino Pinocchio. garotos jogam tijolos em janelas para se divertir, incentivando o vandalismo. um cocheiro coleciona garotinhos... melhor parar por aqui, é um horror!)


Esta lista foi feita por sugestão do fiel seguidor Kelvelyn. Obrigado pela idéia, amigão!

15 comentários:

  1. Nada velho tamo ai pra isso...

    Otima lista no fundo todos nós somos um pouco politicamente incorretos, alias adoramos esse tipo de filme.
    Não sabia que Kick-Ass entrava nessa lista vou proucurar assistir.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Desejo de Matar. Sempre que passa, assisto.

    ResponderExcluir
  3. Nem achei perturbador a garotinha de 12 de KickAss matando geral .__.

    Achei perturbador o cara que o Protagonista e o Cage interpretam serem queimados vivos em rede nacional ._.

    ResponderExcluir
  4. "O Nascimento de uma Nação" só serviu para causar uma mudança técnica/estética nos filmes de seu tempo. Nada mais.

    Gosto muito do blog, mas não concordo que seja um filme politicamente incorreto. Ele ultrapassa essa 'estigma'. É de racismo panfletário. Não serve, como os outros filmes citados, para deixar o "mundo mais espontâneo e divertido".

    Quem aprecia este filme? Apenas Griffith e seus lacaios fascistas.

    Parabéns pelo blog,
    Felipe Payão
    www.7cismo.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe,
    Eu procurei, como sempre faço, dar um panorama amplo sobre o tema.
    No caso, 'O Nascimento de uma Nação' exemplifica um comportamento que era aceitável em uma época e não cabe mais hoje... felizmente!!!
    Mesmo em 1915, o filme suscitou polêmica, que Griffith dizia não compreender, pois ele achava perfeitamente normal o seu racismo militante.
    O filme tem sua importância técnica, como você mesmo destacou, mas nem é tão lembrado, pois incomoda e envergonha.
    Quer algo mais politicamente incorreto que isso?
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. esqueceu de cheech and chong
    aushauhsa
    o cara pitava toras imensas!

    420 rulez!

    ResponderExcluir
  7. eu acho q faltou Dogma do Kevin Smith...
    e Desejo de matar; meu, matam sua esposa e as autoridades não fazem nada?
    o kra tá certo msmo em sair em busca de justiça c/ as próprias mãos

    ResponderExcluir
  8. procura por um filme chamado Salo ou 120 dias em sodoma
    ai voce vai ver oque e politicamente incorreto

    ResponderExcluir
  9. putz, salo 120 dias de sodoma é impossível de ver. Mto esquisito

    ResponderExcluir
  10. DIzer que Desejo de Matar é filme de psicopata é froid é filme de macho sim e ponto .
    E ele não mata quem nao mereça morrer esse e O Justiceiro sao meus favoritos .

    ResponderExcluir
  11. Bah, O Nascimento de Uma Nação realmente trata os negros como se fossem selvagens. No elenco, não tinha nenhum negro! Eram brancos pintados.

    Sobre racismo no cinema, recomendo muito o documentário "Filmes Ruins, Árabes Maus", que trata do racismo sofrido pelos povos islâmicos no cinema americano. Muita coisa do filme serve tabém com relação aos negros, índios, mexicanos...

    Muito boa lista.
    Té.

    ResponderExcluir
  12. Ok. Deixando as opiniões 'de lado'... Parabéns pelo blog.
    Qualquer iniciativa de trazer novas culturas para este marasmo é valido.

    Abraços,
    Felipe Payão
    www.7cismo.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, como você pôde esquecer os filmes dos Monty Python?

    ResponderExcluir
  14. gostaria de ver algum filme satirizando satanistas , ateus , maçons, o partido republicano dos estados unidos, nazistas, fascistas, os que sentem aversao ao sexo oposto, reacionarios em geral...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!