quarta-feira, 25 de agosto de 2010

10 Filmes de Sean Connery


Thomas Sean Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia em 25 de agosto de 1930. Faleceu aos 90 anos em 2020.

Filho de uma faxineira e de um motorista de táxi, Sean teve uma vida dura, tendo trabalhado como leiteiro, motorista de caminhão, operário, modelo de escola de artes, polidor de caixões e halterofilista, que o levou a participar de um concurso de Mr.Universo (ficou em terceiro na categoria "homens altos").
Como ator fez vários trabalhos de televisão e teve seu primeiro papel de destaque no cinema em 1957, em "No Road Back". Em 1962 foi escolhido pelo produtor Albert R. Broccoli, contra a vontade do escritor Ian Fleming, para viver o agente James Bond no cinema. 
Connery encarnou o agente 007 em 7 filmes, o que o tornou famoso, enriqueceu, mas o deixou marcado.
Depois de quase 90 filmes e um Oscar, Connery é devidamente reverenciado como um dos ícones do cinema e um ator de primeira grandeza.
Separei uma lista com 10 de seus filmes, que atestam seu talento excepcional.


1.  007 Contra o Satânico Dr.No (primeiro filme da série do agente James Bond, que enfrenta um cientista determinado a destruir o programa espacial norte-americano. o filme foi um enorme sucesso, virando mania por décadas em todo o mundo)


2.  O Homem que Queria ser Rei (Connery e Michael Caine são dois malandros aventureiros que vivem de tráfico na Índia de 1880. quando encontram um reino remoto atacado por invasores, ajudam a salvar os habitantes e Sean é aclamado rei, e decide ficar. um dos melhores filmes de John Huston com grandes atuações da dupla)


3.  Até os Deuses Erram (Connery é um veterano oficial da polícia britânica. em busca de um homem que vinha molestando meninas bem jovens, prende um suspeito - Ian Bannen, ótimo - e no interrogatório ele explode em violência, as injustiças que presenciou, acumuladas na carreira. um filme excepcional de Sidney Lumet, com a melhor interpretação da carreira de Sean)


4.  Os Intocáveis (versão para cinema da série de tv, onde um grupo de policiais honestos enfrentam Al Capone e toda a polícia corrupta de Chicago dos anos 1930. pelo papel de um policial irlandês aposentado, Connery ganhou seu merecido Oscar de melhor ator coadjuvante. o melhor filme do diretor Brian DePalma)


5.  A Colina dos Homens Perdidos (durante a segunda guerra, o exército britânico mantém um campo na Líbia, para disciplinar militares que tiveram condutas reprováveis. no campo, os comandantes utilizam métodos de humilhação e tormentos psicológicos, que chegam ao sadismo. entre os soldados punidos está Sean Connery, que lidera a resistência aos sargentos. outro ótimo filme de Sidney Lumet) 


6.  Marnie, Confissões de uma Ladra (Sean é um empresário que se apaixona por uma funcionária - Tippi Hedren -, mas descobre que ela utiliza identidade falsa e disfarces para cometer golpes. quando ele percebe que foi roubado decide casar com ela e descobrir quem ela realmente é. um Hitchcock menor, o que é muita coisa)


7.  Robin e Marian (Sean é um Robin Hood aposentado e envelhecido, volta das cruzadas e descobre que sua amada - Audrey Hepburn - tornou-se abadessa do convento e é perseguida pelo xerife de Nottingham. bom filme, graças ao roteiro original de James Goldman)


8.  O Nome da Rosa (em 1327, um monge franciscano - Connery - é chamado a um mosteiro para ajudar a solucionar uma série misteriosos assassinados que lá estão ocorrendo. um filme de detetive na era medieval, baseado no excelente best-seller de Umberto Eco e dirigido por Jean-Jacques Annaud)


9.  Encontrando Forrester (um rapaz negro de 16 anos se destaca como jogador de basquete, mas sua paixão é escrever. por acaso ele encontra um escritor recluso - Connery -, que ganhou um prêmio Pullitzer pelo único livro que fez. entre os dois nasce uma relação de troca, que beneficia a ambos. bonito filme de Gus Van Sant)


10.  Indiana Jones e a Última Cruzada (Sean aparece na terceira parte da série como o pai do aventureiro Indiana Jones, com quem tem uma relação difícil. o pai acaba sequestrado pelos nazistas, interessados no Santo Graal e o filho tem que ajudá-lo. Connery é a alma do filme)


Veja também: "10 Filmes do Ator Clint Eastwood"

5 comentários:

  1. Justíssima homenagem!!O Sean é destes atores que parecem já ter nascido em um palco tamanha a facilidade que tem em nos transportar para dentro da obra em que atuam.É bem verdade que ele pisou feio na bola com "A Liga Extraordinária", mas isto não arranha a sua monumental carreira.Destaco "Encontrando Forrester". Abç!

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista e na minha opinião a grande interpretação do Sean é em Os Intocáveis. Mas a maior pisada de bola dele não foi A Liga Extraordinária como o Gilciano comentou, mas Os Vingadores. Alguém lembra dessa bomba?

    Obs: o policial Malone em Os Intocáveis é irlandês e não escocês.

    ResponderExcluir
  3. Boa Michel,
    Eu havia escrito a bio dele, onde dizia que ele é escocês e acabei mudando a nacionalidade do personagem junto.
    Vou corrigir, obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, Michel!!Teve esta outra bomba, mesmo, "OS vingadores"!Este filme é realmente péssimo!!

    ResponderExcluir
  5. Você está brincando? Cadê "Caçada ao Outubro Vermelho"?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!