sexta-feira, 13 de agosto de 2010

10 Filmes de Super-heróis



Os super-heróis são personagens fictícios que têm poderes que nós gostaríamos de ter para enfrentar todo o tipo de mal, na defesa da paz.
Desde os deuses e semi-deuses gregos e romanos, desde a bíblia com o poderoso Sansão, descendente direto de Hércules, os homens sempre imaginaram heróis com poderes sobre-humanos.
Os heróis costumam utilizar disfarces bacanas para esconder suas identidades sociais e, estranhamente, quase ninguém percebe as semelhanças entre eles.
Vários filmes foram feitos com esses personagens, mas só a partir de 1978, com Superman, eles começaram a ter orçamentos compatíveis com os efeitos e cenários que os argumentos exigiam.
Esta lista traz apenas 10 filmes de super-heróis. Confiram, comentem e podem reclamar...


1.  Batman, o Cavaleiro das Trevas (na minha modesta opinião, o melhor filme do gênero. a direção precisa e o roteiro bem construído de Christopher Nolan, a interpretação soturna de Christian Bale na pele do herói e, principalmente o Coringa de Heath Ledger fazem deste filme um marco, que coloca os filmes baseados em HQs num nível superior de arte)


2.  Superman, o Filme (a primeira superprodução do gênero, com direito a ponta milionária de Marlon Brando, como o pai do super-herói, encarnado pelo então desconhecido Christopher Reeve. foi um enorme sucesso de público e crítica, que encorajou os estúdios a apostar no tema. outras versões até melhores foram feitas, mas nenhuma teve a mesma magia)


3.  O Homem de Ferro (ótima versão do personagem da Marvel Comics, um inventor bilionário que constrói uma armadura de ferro para sobreviver e para combater o crime. sobra carisma para Robert Downey Jr, que conseguiu dar vida e contrastes ao personagem. tudo funciona bem neste filme de 2008, que já promete ser outra franquia de sucesso)


4.  O Homem Aranha (um nerd é picado por uma aranha geneticamente modificada e ganha superpoderes... o primeiro filme do personagem de Stan Lee apresenta o herói, mas não chega a empolgar - a continuação de 2004 tem melhor roteiro e mais ação -, mas abriu caminho para outra franquia de sucesso. vamos ver como ficará sem Tobey Maguire como protagonista)


5.  X-Men, o Filme (esta franquia sofre do mesmo mal do aranha. o primeiro filme tem que explicar as origens do personagem e, por isso, não tem muito fôlego. o problema aqui é que são 8 personagens centrais, por isso as continuações são melhores. mesmo assim a história sobre uma escola de mutantes com poderes especiais é bem legal)


6.  Batman (a primeira versão moderna do homem-morcego foi um marco do merchandising, tudo ligado ao filme virou produto. Tim Burton adaptou o personagem ao seu universo, trouxe seu então ator-fetiche Michael Keaton para o papel central - hoje seria Johnny Depp - e Jack Nicholson trouxe sua persona para o Coringa. foi um filme que abriu espaço para várias continuações, mas não resistiria a uma comparação com as versões mais recentes)


7.  O Incrível Hulk (o personagem ficou muito associado à uma breguérrima série de tv dos anos 70 e a um filme desastroso dirigido por Ang Lee em 2003, mas esta versão de 2008, com locações no Rio de Janeiro e Edward Norton no papel principal deu fôlego ao personagem) 


8.  Corpo Fechado (após ser o único sobrevivente de um acidente de trem, Bruce Willis começa a notar que tem algo de diferente, pois nunca se machucou ou ficou doente na vida. acaba chamando a atenção do dono de uma loja de quadrinhos - Samuel L.Jackson - que o procura para explicar que ele é um super-herói. um dos melhores filmes de M.Night Shyamalan)


9.  Os Incríveis (um super-herói é processado por salvar uma suicida e o governo, pressionado por ter que pagar indenizações, decide aposentá-lo, assim como sua família, todos com superpoderes. eles vivem como uma típica família de subúrbio, quando o Sr.Incrível é chamado para uma missão numa ilha misteriosa. ótima animação da Pixar, parodiando o universo dos super-heróis)


10.  Hellboy (inventivo filme de Guillermo del Toro sobre um demônio invocado pelos nazistas para ser uma poderosa arma de guerra, mas que cresce criado por um inventor e se torna um brutamontes de bom coração, combatente das forças malignas. baseado na história em quadrinhos de Mike Mignola)


Veja também: "10 Filmes com Andróides" e "10 Filmes sobre Mitologia".

19 comentários:

  1. Sou fã do Aranha, mas entendo "O cavaleiro..." no topo da lista.Parabéns!!PS: Não caberia "Watchmen"?

    ResponderExcluir
  2. Oi Gilciano!
    Caberia Watchmen sim... É sempre um dor escolher apenas 10 filmes, mas fica sua dica.

    #11. Watchmen

    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Tomo para mim as palavras do Gilciano, tirando a parte do Homem aranha, que gosto mas não mais que X-men, que realmente sou fã,mas quanto a parte do Watchmen.... tbm senti falta dele nessa lista... Que está mto boa. Achei legal ter colocado um desenho, ainda mais "Os incríveis", que trás essa coisa toda meio "Hancook" mas melhorada, inclusive por ser um desenho...

    ResponderExcluir
  4. o melhor da lista eu acho que e o corpo fechado, que aliais esta tendo um boato de sequencia, agora e esperar e ver o que vai aconter

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito de Watchmen nem de O Homem de Ferro e concorco contigo Cavaleiro das Trevas é um dos melhores e o Coringa comanda o filme o cara da um show até no pôster ....

    ResponderExcluir
  6. Hellboy é uma excelente série em quadrinhos... e a adaptação ficou ótima... mereceu o lugar na lista!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sobre Heróis tenho uma visão diferente, se você encarar as produções como fidelidade aos quadrinhos com certeza WATCHMEN estaria em pelo menos segundo. O Batman primeira versão foi mto mal produzido, talvez um dos piores filmes de heróis. Pra mim a ordem seria.

    1- Batman: Cavaleiro das Trevas
    2- Watchman - ADAPTAÇÃO PERFEITA.
    3- Homem Aranha 2 (Pois é quando retrata o verdadeiro Peter Parker e suas crises de existências.)
    4- Corpo Fechado
    5- Superman (Por nao perder nada através dos tempos)
    6- Homem de Ferro
    7- X-men 2 (O Primeiro apenas apresenta os personagens)
    8- Batman Begins
    9- Os incríveis
    10- Batman I

    Bom só coloquei pra deixar uma opinião diferente,
    Abrass

    ResponderExcluir
  8. Oi Danilo,
    Gosto da lista que você fez, mas eu explico porque escolhi os primeiros x-men, batman e spider man, é mais pela importâcia de abrirem as franquias.
    Parece que a minha crucificação virá mesmo por ter ignorado 'Watchmen', né? Mas nenhuma lista teria graça se fosse perfeita, rsss
    Obrigado pelos comentários, amigos! Continuem opinando!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Punisher War Zone é um dos mais fiéis ao personagem.

    ResponderExcluir
  10. Só pra constatr, Hellboy é uma história em quadrinhos de Mike Mignola. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Agradeço o anônimo,
    Eu desconhecia a história em quadrinhos de Mike Mignola e achei que Hellboy era uma história original.
    Errei e já vou corrigir o post.
    Muito obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Wolverine:X-men oringins???
    poxa..têm que ter...
    XD

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito do Batman Begins, acho que ele devia figurar nessa lista! É excelente como foi mostrada a história do batman e enfatizar que ele não tem poderes, coisa que muita gente confunde!

    ResponderExcluir
  14. Não querendo ser "o chato", mas o Batman não possui super-poderes, mas vale assistir os seus filmes pelas cenas de ação.

    Sobre Watchmen, assisti este filme 3 vezes e não o entendi, além de achar muito chato. Gosto é gosto!

    Dênis - Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir
  15. Sobre "Batman - O cavaleiro das trevas", acho que é um dos poucos filmes, se não o único, em que o vilão rouba o lugar do héroi no papel central da trama! A atuação de Heath Ledger é de deixar qualquer um de queixo caido!!!

    Voltando ao assunto do post, sugiro também "V de vingança", adaptação de uma das obras primas de Allan Moore. A história é muito boa e a atuação brilhante de Hugo Weaving (Agente Smith em "Matrix" e Elrond em "O senhor dos anéis"), que consegue ser incrivelmente expressivo mesmo usando máscara durante todo o filme, é uma atração a parte.

    Sobre o comentário do Dênis: nem todo super-héroi tem poderes. Além do Batman e do próprio V que acabei de citar, ainda tem o Justiceiro e todos os personagens de Watchmen (com exceção do Dr. Manhantan).

    Se quiser, dá uma olhadinha nesse link que fala justamente sobre isso: http://baconfrito.com/herois-sem-poderes.html

    Ah, já ía esquecendo: dos quadrinhos americanos, Batman sempre foi meu héroi preferido por ser meio, tá bom, muito sombrio, e... por ser um apenas um humano comum, sem poderes. ^_^
    Convenhamos, quantas pessoas milionárias e super inteligentes iriam usar seu tempo e dinheiro - sem falar em seu próprio sangue - para combater criminosos ensadecidos???

    Bem, são algumas considerações de alguém que é apaixonada por cimena e por HQ.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Faltou O Demolidor, Elektra e Besouro Verde

    ResponderExcluir
  17. Kick ass, quebrando tudo, merecia esta r na lista. Watchmen é realmente meu favorito, apesar das criticas, (q até entendo já q o hq é uma obra prima. E mais recente agora tem tb Os Vingadores.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!