terça-feira, 17 de agosto de 2010

10 Filmes sobre Exorcismo



O exorcismo é o ato de expulsar espíritos malignos do corpo de pessoas que se encontrem por eles possuídas.
É um ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada. Na igreja católica, por exemplo, os padres exorcistas só podem atuar com autorização de um bispo, depois de comprovada a possessão.
O cinema já teve diversos filmes baseados nesse tipo de ação. Esta lista traz 10 deles.


1.  O Exorcista (o grande filme do tema, feito em 1973, com base no livro de William Peter Blatty, por sua vez inspirado no caso real de um garoto de 14 anos, documentado em 1949. após ser descoberta a estátua de um demônio em escavações arqueológicas, a filha de uma atriz começa a comportar-se estranhamente e é levada inicialmente a um psiquiatra, que recomenda um exorcista. impressionante e um marco do cinema)


2.  Madre Joana dos Anjos (um dos primeiros filmes a abordar o tema, este clássico polonês de 1961 é poderoso até hoje. trata de um padre enviado a um convento, no século 17, para exorcizar freiras possuídas pelo demônio, depois do padre local ter sido queimado por abusar sexualmente delas)


3.  Beetlejuice, os Fantasmas se Divertem (após morrer num acidente, um casal se vê preso à sua casa, que acaba de ser ocupada por novos moradores. incomodados, eles chamam um bio-exorcista para espantar os vivos de lá. divertida fábula de Tim Burton, que inverte os papéis)


4.  Possuído pelo Demônio (bom telefilme, bastante didático, sobre o último exorcismo registrado pela igreja católica nos Estados Unidos, o mesmo caso que inspirou 'O Exorcista'. depois de tentar com protestantes, uma família apela para a igreja católica para exorcizar seu filho adolescente, que além de agir estranhamente, faz com que objetos se movam sozinhos, por onde passa)


5.  Constantine (baseado numa história em quadrinhos, traz Keanu Reeves como um detetive sobrenatural, que literalmente foi ao inferno e voltou. logo no início, ele promove um impressionante exorcismo numa garota e depois tenta descobrir a razão da misteriosa morte da gêmea de uma policial cética - Rachel Weisz)


6.  Horror em Amityville (um casal com três crianças muda-se para uma casa onde ocorreram diversos assassinatos. um padre tenta exorcizar a casa, mas acaba cego e gravemente enfermo. outro padre e um policial tentam ajudá-los contra os demônios que querem possui-los. terror clássico, refilmado em 2005)


7.  Os Irmãos Grimm (os escritores e aventureiros percorrem a França, ganhando dinheiro fácil, para realizar falsos exorcismos e enfrentar monstros imaginários até serem descobertos e terem que enfrentar perigos de verdade. fantasia de Terry Gilliam)


8.  O Exorcismo de Emily Rose (uma jovem morre após ser submetida a um exorcismo por um padre, que sugere aos pais que suspendam sua medicação para epilepsia, por seus problemas seriam de ordem sobrenatural. o padre acaba sendo processado por homicídio. baseado num caso real ocorrido na Alemanha em 1976) 


9.  A Repossuída (paródia sem graça do clássico 'O Exorcista', estrelada pela mesma Linda Blair do filme original, agora uma dona de casa suburbana, que, possuída, apronta várias confusões até se confrontar com um padre aposentado - Leslie Nielsen -, que vai exorcizá-la. ruim)


10.  Todo Mundo em Pânico 2 (mais uma paródia sem graça, mas a cena de exorcismo, que abre o filme se salva pela interpretação de James Woods - originalmente programada para Marlon Brando -, satirizando o filme 'O Exorcista')


Veja também: "10 Filmes com o Diabo"

18 comentários:

  1. Gostei da lisat e dos filmes citados varia bem de classicos do terror como O Exorcista até as comedias como Todo Mundo...

    O Exorcista é realmente impresionante,O exorcismo de Emily foi o ultimo filme bom a tratar do tema e como o Tim fazia filmes legais hj em dia ñ curto muito seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Creio que "O Exorcista" é tão emblemático neste tema que poderia figurar sozinho na sua lista de 10, pois é de arrepiar!A lista ficou sortida como bem disse Kelvelyn.Pra não perder o costume vou citar um que não entrou na lista: "Possuídos", com o Denzel Washington.Parabéns pela competência de sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Aoww esse foi um pedido meu... e assino a lista substituindo tdo mundo em panico por Possuidos.

    Mas parebéns, essas listas me incentivam a selecionar os filmes que quero assistir na semana. hehehe!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Justiça seja feita:
    Esta lista foi um pedido do Danilo Pagotto :-)
    Valeu, amigão!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me da primeira vez que assisti o exorcista... Primeiro filme de terror que assisti, comecei bem, mas também fiquei sem dormir por um tempo, até hoje não sei se vejo outra vez, vai lá atrai...xD... Muito boa a lista, bom pra relembrar, a maioria desses filmes faz muito tempo que assisti. Muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Faltou o Exorcismo de Emily Rose - Classico

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo!
    Acho que você não leu direito, 'O Exorcismo de EMily Rose' está na lista.
    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Tim Burton sempre sai bem.Seja antigamente como atualmente.O cara é 10.

    ResponderExcluir
  9. repossuida não e sem graça e muito daora vc morre de rir

    ResponderExcluir
  10. faltou

    o ultimo exorcismo que é otimo meu... tipo bruxa de blair

    e o documentario alemao da verdadeira historia de emily rose.
    ass paulao sp

    ResponderExcluir
  11. Tem um filme recente com Antony Hopkins e a brasileira Alice Braga, chama-se o Ritual. Muito Bom

    ResponderExcluir
  12. aqui esta faltando um filme EXORCISMO A POCESSãO

    ResponderExcluir
  13. Outro filme muito bom para mim o melhor no estilo é a Casa das almas Perdidas que é baseado em fatos reais o filme é antigo e muito bom. http://www.youtube.com/watch?v=Zf_3NXXog_8

    ResponderExcluir
  14. "O Ritual" com Antony Hopkins também é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. como faço pra assistir o filme Madre Joana dos Anjos??Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Existe um outro, recente, mas com desejo de quero mais: FILHA DO MAL

    ResponderExcluir
  17. Estou no final com medo, mas eu gosto de terror ou suspense histórias e filmes exorcismos. Recentemente, vi Exorcistas No Vaticano não geralmente pensam que é liberado em queda livre bater a cada clichês imagináveis em uma história de horror. De tudo isso, o mais interessante é uma cena em que ela cospe três ovos que representam a Santíssima Trindade. Poderíamos dizer que há material para contar uma história interessante, mas certamente com intenções não é suficiente. "As Fitas do Vaticano" poderia ter tido melhor destino se o tom geral do filme era crua e cheia de deboche.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!