domingo, 5 de setembro de 2010

10 Filmes com Surdez



A surdez é uma deficiência invisível, mas cruel, pois limita a comunicação. 
No cinema, diversos filmes têm personagens com deficiência auditiva, mas em alguns o tema tem importância central.
Esta lista, sugerida pelo amigo @germaju do twitter, traz 10 filmes sobre surdez. 


1.  Filhos do Silêncio (um professor de linguagem para deficientes decide aplicar métodos não convencionais para ensinar uma ex-aluna inteligente, mas amarga, que não quer aprender. aos poucos os dois se apaixonam. a atriz surda Marlee Matlin ganhou o Oscar por sua interpretação)


2.  Mr. Vingança (um rapaz surdo e mudo tenta conseguir dinheiro para pagar o transplante de rim da sua irmã, é enganado por traficantes de órgãos e, numa última tentativa, acaba sequestrando a filha de um empresário. ótimo filme de Chan-wook Park, primeiro filme da sua trilogia da Vingança') 


3.  Babel (num dos núcleos do ótimo filme episódico de Alejandro González Yñarritu, uma adolescente japonesa surda, mergulha em seu próprio mundo, recusando-se a falar, traumatizada pelo suicídio da mãe)


4.  Sobre Meus Lábios (uma funcionária surda é dedicada, mas mal paga e sem perspectivas de carreira. sua vida tem uma reviravolta quando conhece um estagiário recém saído da prisão é contratado. excelente thriller do excelente Jacques Audiard)


5.  A Música e o Silêncio (uma garota é a ponte entre os pais surdo-mudos e a sua vida social numa cidadezinha alemã. quando ela amadurece e se apaixona pela música, tenta seguir seu caminho e tem que decidir entre deixar os pais e mudar-se para Berlin e ficar e abdicar de seu futuro. bonito filme alemão, indicado ao Oscar de filme estrangeiro)


6.  Mr. Holland, Adorável Professor (um professor de música sonha em guardar dinheiro para poder se dedicar apenas a compor, mas ironicamente seu filho nasce surdo e ele terá que arcar com suas necessidades especiais e adiar seus planos. um filme comovente e uma bela interpretação de Richard Dreyfuss, indicada ao Oscar)


7.  Johnny Belinda (em um vilarejo de pescadores, um médico se apaixona por uma jovem surda local. um dia ela é estuprada por outro residente. o médico a resgata, mas ela está grávida. quando tem o bebê, a sociedade acha que, por ser surda, ela não poderá criá-lo e o dá justamente ao estuprador e sua esposa para cuidar. Belinda então mata o estuprador... novelão dos bons de Jean Negulesco e Oscar para Jane Wyman)


8.  Tommy (durante a segunda guerra, um capitão desaparece deixando mulher e um filho pequeno. amos depois reaparece e a esposa e o novo marido o matam, o garoto presencia tudo e torna-se cego, surdo e mudo. musical baseado em álbum do The Who, com uma alegoria da surdez traumática)


9.  Minha Amada Imortal (inspirado numa famosa carta de amor escrita pelo compositor a uma amada desconhecida, mostra fatos da vida de Beethoven - o ótimo Gary Oldman -, incluindo a evolução da sua surdez, que o privou de ouvir suas próprias imortais composições. ótima biografia)


10.  Cegos, Surdos e Loucos (dois amigos, um surdo e um cego presenciam um assassinato, mas enquanto a polícia não os consideram testemunhas confiáveis, os criminosos querem eliminá-los por via das dúvidas. filme de uma piada só, que só se sustenta pelo talento anacrônico de Richard Pryor e Gene Wilder)


Veja também: "10 Filmes sobre Obesidade"

17 comentários:

  1. Armando passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  2. Filhos do silêncio e Tommy são extraordinários. E gostei muito de Babel também, apesar de as críticas (na época) terem sido duras.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cara, ótima lista, entretanto, colocaria como 1º - And Your Name is Jonah.... assisti esse filme há um tempo atrás e nunca mais encontrei ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem ele no youtube, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=dnCbe6KG5u0&playnext=1&list=PLlen5ypI2cKEunBD7I61FlyMz1unjN4NB&feature=results_main.

      Dos outros, este link é o melhor. Filme está dublado.

      Excluir
  4. Triste que desta lista só conheço Babel, ótimo filme mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Bah! Só agora soube que blog tem lista de 10 de surdez... Bom, sou surdo, mas nem sou "deficiente auditivo" tambem nem "surdo-mudo"!
    Sabia? Beethoven é um DA (deficiente auditivo) porque se perdeu a audição aos 36 anos. Já alguém que ouve bem ou que perdeu a capacidade auditiva depois de nasceu se chama de DA...

    Surdo-mudo é uma palavra feia! Todos surdos têm vozes, pois eles muitos gritos quando estão bem humorado ou mal humorado ... Eles sabem de fala em Português quando quer de fala contigo.

    Pessoas surdas são rarissimas mais que do albinas. Eles são genes recessivos... Por esta razão, os DAs chama também são surdos sabem pq eles ama a cultura da surda como mundo dos surdos. Ifelizmente. os genes de surdez estão extinção há seculos. Não reconhecem para fazer de implantes Coclear IC (ou popular "ouvido biônico") pq é maldição grande!!

    Linguagem de Sinais é vulgar!!! Usa de LINGUA DE SINAIS!!!!

    Os filmes com DAs e Surdos, só historia de idiotice e polemico. Sou surdo, nunca fui sonho ser ouviente, de suicídio, de curioso músicas. Há mais 200 filmes com cenas de DAs e surdos. Unico filme que gostei foi Meu nome é Jonas (And Your Name Is Jonah) foi mais realiade pois varios meus amigos tinham parte de vida por esse filme. Espero a gente vai gosta esse filme. Desculpe por meu portugues. pois sou surdo de 3 geração da familia. Aviso no mundo dos Surdos como filme de Harry Potter como sangue puro, aborto, mestiço, nascidos, humano e trouxa. mas nao sou aluno de Sonserina!! hahahah acho sou aluno de Corvinal. hehehee

    Parabens por tu tem bolg muita legal, pois eu estou procura os filmes polemicos como O Olho Mágico do Amor, Um Hotel Muito Louco, Cenas de um Casamento, A Família de Felix, Brincadeiras Perigosas e ect.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as sugestões!!!

    ResponderExcluir
  7. Desculpa, mas em Mr Hollando, o filho dele não nasce surdo. Ele FICA surdo. Depois que o caminhão de Bombeiros passa com a sirene ligada, durante aquelas manifestações do 4 de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o camião passou foi quando detectaram a surdez, não foi o que a causou...

      Excluir
  8. Oi Anônimo!
    Sério que teve esse incidente no filme? Como vi há muito tempo não lembrava.
    Muito obrigado pela correção e desculpe a gafe, pessoal!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti dois filmes otimos que infelismente nao estão na Lista,

    1- Black ( inspirado na vida de Helen Keller, o filme conte a historia de uma moça que quando criança ficou doente e a doença afetou sua visao e audição, ou seja seu mundo era completa escuridão até que aparece em sua vida o Professor onde lhe ensina a sua Lingua do coração , Lingua de Sinais e o Braile... filme emocionante)

    2- Seu nome é Jonas... esse filme sem palavras , maravilhoso... mostra a descriminacao que infelismente alguns medicos ou pais comentem quando tem filhos surdos e acabam o rotulando como "retardados" ... mostra como a Lingua de Sinais é de grande importancia na vida e comunicação de uma pessoa surda....
    Esse filme está disponivel no Youtube legendado completo. :)

    Um Abraço :)

    ResponderExcluir
  10. oii amei o blog... Sou uma garota que gosta desses tio de filmes nao sou deficiente mas gosto de conhecer pessoas que sao surdos, nao sou preconceituosa pois pessoas que perdem audicao visao etc pra mim sao pessoas normais tenho varios amigos com esses problemas e sou uma pessoa que entende eles as vezes ate eu me sinto como eles sou uma garota que bem amiga mesmo ... bom desses filmes assisti *Minha Amada Imortal * *A Música e o Silêncio* *Filhos do Silêncio* e *Mr. Vingança* otimos filmes recomendo.... e pra quem quiser falar comigo ser meu amigo(a) meu facebook Andréia Lallo ou Whatsapp (62)9683-8089

    ResponderExcluir
  11. Desejo saber o nome de um filme ,sei que é baseado em fatos reais,onde uma garotinha por nome Maggie,vive com seus pais surdos e seu irmãozinho que acaba morrendo em um queda , ela passa à viver para ajudar os pais vivendo frustada por ser única ouvinte em sua casa e lidar com a sociedade no período da guerra em Pearl Harbor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o filme "No Silêncio do Amor" (Love is Never Silent) de 1985. :-)

      Excluir
  12. A Família Bélier

    Toda a família Bélier é deficiente auditiva, com exceção de Paula. A jovem de 16 anos é a intérprete oficial dos parentes e figura fundamental na administração da fazenda. Vive em função disso até o dia em que descobre ter um dom para o canto e decide participar de um concurso da Radio France, para desespero da família.

    http://minhateca.com.br/amassoli/Filmes/A+Fam*c3*adlia+B*c3*a9lier

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------
    A Gangue

    Um jovem surdo entra num colégio interno especializado, e logo é tragado para um mundo de hierarquia, crime, e brutalidade. Ao se envolver com uma das mulheres do líder, ele viola as regras da tribo, e põe em risco a própria vida.

    http://minhateca.com.br/amassoli/Filmes/A+Gangue

    ResponderExcluir
  13. "Amor entre línguas".....filme ótimo que também trata sobre a temática!!!!

    ResponderExcluir
  14. A família Belier é um óptimo filme também

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!