sábado, 25 de setembro de 2010

10 Filmes de Favela




As favelas são conjuntos de moradias precárias, de ocupação irregular, geralmente localizadas em grandes cidades. Elas não existem apenas no Brasil, são visíveis em todo o terceiro mundo e até mesmo em países ricos, cada qual com suas características próprias.Sua geografia labiríntica acaba favorecendo o esconderijo e a concentração de traficantes e marginais, o que acaba associando-as ao crime.
Em todo o mundo existe um notável esforço de pacificar as favelas, promovendo educação, saúde, cultura e segurança aos moradores das comunidades.
O cinema, especialmente o brasileiro, tem importantes filmes passados em favelas, confira uma lista de 10 deles.


1.  Cidade de Deus (nos anos 1960, durante o processo de desfavelização do Rio, nasce o bairro Cidade de Deus, que rapidamente voltou a se favelizar. a trama acompanha a trajetória de um grupo de garotos de lá, que, de pequenos delinquentes, se transformam em chefes do tráfico. um dos mais premiados filmes do cinema nacional, brilhantemente dirigido por Fernando Meirelles, indicado ao Oscar) 


2.  Tropa de Elite (durante a visita do papa ao Brasil em 1997, o Bope é encarregado da sua segurança e começa uma caça a bandidos das favelas. nas trama paralelas, vê-se as ligações de policiais corruptos com os marginais da comunidade. um filme com ritmo surpreendente, direção segura de José Padilha e ganhador do Festival de Berlin)


3.  Tsotsi, Infância Roubada (um pequeno marginal de uma favela de Johanesburgo rouba um carro, sem perceber que tem um bebê dentro. ele leva a criança para seu barraco e tenta escondê-la e mantê-la alimentada, ao mesmo tempo que foge da polícia. ganhador do Oscar de filme estrangeiro. imperdível)


4.  5x Favela, Agora por Nós Mesmos (projeto produzido por Cacá Diegues reunindo 5 curta-metragens dirigidos por jovens moradores das comunidades. 'Fonte de Renda', 'Arroz com Feijão', 'Concerto para Violino', 'Deixa Voar' e 'Acende a Luz'. destaque para o penúltimo episódio. vale conhecer)


5.  Cinco Vezes Favela (em 1962, o cineasta Leon Hirszman convidou um grupo de universitários de classe média para 5 episódios sobre a favela. era a visão do asfalto para o morro. dentre os jovens diretores estavam Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade. um marco do cinema novo, envelheceu bastante) 


6.  Quem quer ser um Milionário (um jovem morador da favela Juhu, em Mumbai, Índia, participa de um quiz show de televisão e se aproxima de ganhar o maior prêmio da história, aproveitando suas experiências de vida para saber as respostas. surpreendente ganhador de 8 Oscars, incluindo filme e diretor para Danny Boyle) 


7.  Cidade dos Homens (derivado de uma série da TV Globo, conta a história de Laranjinha e Acerola, dois amigos de infância do morro da Sinuca no Rio têm que lidar com  questões da vida adulta, como a paternidade. ótimo filme)


8.  Distrito 9 (o mais original filme sobre o tema. o distrito 9 é um campo designado pelo governo, convertido numa favela, onde estão segregados os extraterrestres, cuja nave ficou encalhada sobre Johanesburgo. ótima ficção)


9.  Orfeu (em uma favela carioca, na época do carnaval, surge o amor entre o compositor de escola de samba e uma bela garota, proibida pelo chefe do tráfico local. atualização de Cacá Diegues para a peça de Vinícius de Moraes, com música de Caetano Veloso) 


10.  Era uma Vez (outro romance proibido, desta vez entre um rapaz honesto, morador da comunidade do morro do Cantagalo e uma garota de classe alta de Ipanema. eles se conhecem na Praia e terão que enfrentar os preconceitos e as armadilhas para ficar juntos. bonito romance de Breno Silveira)


Veja ainda: "10 Filmes de Praia"

32 comentários:

  1. Cadê PIXOTE? Tá louco? Melhor e mais conhecido filme do assunto. Lista foi totalmente descredibilizada depois dessa

    ResponderExcluir
  2. Por que quem fala mal sempre fica anônimo?
    Pixote é um filme sobre garotos de rua, se passa em bordéis, prisões, nas ruas, hotéis, mas não em favelas...
    Acho que não caberia nesta lista descredibilizada...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Bicho, Distrito 9 é muito sinistro...baratas gigantes comedoras de pneus! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Da lista o melhor é Cidade de Deus e o mais ruim Orfeu...o filminho fraco.

    ResponderExcluir
  5. Poxa Kelvelyn, o mais ruim não existe. É o pior... Mas ok, concordo.
    Armando, o Brasil tem como característica o filme de favela, assim como antigamente era sobre o Sertão. Hoje é uma marca e há uma overdose de filmes desse tema.
    Parece que os sul-africanos também estão ficando bons nisso!
    Parabéns pela lista. Só senti falta de 'Notícias de uma Guerra Particular', o melhor documentário já feito sobre as favelas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog, não me entenda mal mas a mioria dos filmes de favela são brasileiros ou é impressão minha? bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Imilena,
    Talvez os melhores filmes sobre o tema sejam brasileiros.
    Os países mais ricos têm favelas com uma cara menos óbvia de favela, como os parques de trailers nos EUA. Acho que não se encaixariam bem nesta lista.
    Consegui colocar 3 filmes estrangeiros para representar outras favelas. Se souber de outros, esteja à vontade para sugerir.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. so filme da Hora heim !!!!

    ResponderExcluir
  9. ultima parada174 melhor que ja vi

    ResponderExcluir
  10. Pois é, anônimo.
    Eu finalmente assisti 'Última Parada 174' esta semana, quando passou na Globo.
    É um bom filme mesmo, mais um ótimo roteiro do Bráulio Mantovani e merecia estar nesta lista mesmo.
    Obrigado por citá-lo.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. a ultima parada174 nao ah nenhum melhor k esse parabens

    ResponderExcluir
  12. vou citaar um que não e de favella, maiis falaa mto da realidade dos bandidoos " CARANDIRU " é um otimo filmee ... beijos

    ResponderExcluir
  13. gostava de saber um site onde pudese sacar filmes do brazil pelo torrent..se alguem souber add me gajo.giru@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. o filme Era uma vez... nao tem p nimguem é um dos melhores!

    ResponderExcluir
  15. era uma vez relmente e o melhor viuu.
    ultima parada 174 e bom pakas tbein

    ResponderExcluir
  16. ahh man broder é mto loko eim quem puder assisti ae man é mais ou menos a minha historia

    ResponderExcluir
  17. Filme - Bróder (Nacional) " Filme Gravado nas Favelas do Capão Redondo , Zona Sul de SP "

    ResponderExcluir
  18. aonde eu acho esse filme " Tsotsi, Infância Roubada " que está ai na lista para baixar ?

    ResponderExcluir
  19. Alguem saberia dizer qual o nome do filme, que se passa em uma favela, mas não é nacional, é uma comedia, também tinha uma senhorqa na cadeira de rodas que recebia a aposentadoria,mas quem pegava o dinheiro eram os netos, será que alguem sabe?
    Adilson.

    ResponderExcluir
  20. Indico "Conexão Jamaica", filme que conta a história de dois amigos de infância de Kingston, favela da Jamaica (no estilo Dadinho e Bené). Muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Indico ainda o filme "Conexão Jamaica", que conta a história de dois amigos de infância da favela de Kingston, na Jamaica. Excelente!

    ResponderExcluir
  22. Ótima lista! É inegável que "Cidade de Deus" é o melhor filme de favela, melhor filme nacional e um dos melhores filmes da década. Até hoje não me conformo que não tenha ganhado nenhum Oscar dos 4 que concorreu, mas todo mundo sabe que os melhores filmes estrangeiros tem menos chance de levar o Oscar que os piores filmes americanos.Bom, acho que Orfeu não caberia na lista por ser um fracasso em todos os quesitos.
    "Quem quer ser um milionário" é bom, mas como brasileira acho que é mais uma cópia de " Cidade de Deus" com indianos dirigidos por um inglês. "Tropa de Elite" não acho que seja tudo isso, o Wagner Moura carrega o filme."Infância Roubada" é o filme que faz qualquer um chorar muito, lindo.

    ResponderExcluir
  23. Ta demorando para garvar um filme na fronteira brasil com paraguai aqui o bagulho tanbem e loko

    ResponderExcluir
  24. tem que gravar um filme na fronteira aqui o bagulho e doido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Existe um filme gravado nas feiras e na perferia da fronteira.
      Chama-se "Sete Caixas" ( 7 Cajas) e é o único filme paraguaio que já assisti.
      Procure!
      Abs!!!

      Excluir
  25. onde eu posso encontra um site para baixar filmes!!???

    ResponderExcluir
  26. Este gênero de filmes que eu amo. Além disso, eu também gosto de assistir Series de detectives porque são histórias mais longas que eu posso ver mais. O crimern e investigações são meus assuntos favoritos .

    ResponderExcluir
  27. Era uma vez é uns dos melhores filmes de favela, mas faltou também o "sonhos roubados", um filme interessante que mostra como as adolescentes são influenciadas a fazer coisas erradas por falta de apoio dos próprios pais.

    ResponderExcluir
  28. Com todo respeito aos outros filmes, mas em minha opniçao, tropa de elite eh o melhor filme.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!