sábado, 11 de setembro de 2010

10 Filmes sobre Terrorismo



Os grandes vilões do cinema já foram os bandidos do velho oeste, já foram os nazistas, os comunistas e há alguns anos são os terroristas.
As ações terroristas, via de regra, são feitas para chamar a atenção da opinião pública para uma determinada causa e quase sempre acarretam em vítimas inocentes. Não existe causa alguma que seja justa o bastante para colocar em risco a integridade de uma única pessoa.
Esta lista de 10, explora o lado mais sério e factual do terrorismo, evitando filmes de ação pura e simples.
(Atualizado em 14/11/2015, um dia após os atentados em Paris)

1.  Voo United 93 (o filme de Paul Greengrass acertou ao escalar atores desconhecidos e num tom quase documental, narrar a história de um dos voos sequestrados nos atentados de 11 de setembro de 2001 e que terminou - provavelmente - derrubado pela ação dos passageiros contra os terroristas, que os impediram de atirar o avião contra o alvo pretendido. um retrato de um tempo que não volta mais)


2.  Munique (durante as olimpíadas de 1972 na Alemanha, um grupo de 8 Palestinos, denominado "Setembro Negro", invadiu a vila olímpica, matou 2 atletas de Israel e sequestrou outros 9, que acabaram sendo mortos mais tarde. a partir daí, o governo israelense ordenou sua polícia secreta a perseguir e eliminar todos os responsáveis pelo massacre. excelente filme de Steven Spielberg, mas que nos faz torcer pela vingança)


3.  Guerra ao Terror (a rotina de um esquadrão antibombas no Iraque ocupado, desarmando minas e sendo constantemente ameaçados por ações dos resistentes, que acarretam em milhares de vítimas militares e civis. um filme humano e brilhante que ganhou merecidamente os principais Oscars, incluindo melhor filme e direção para Kathryn Bigelow)


4.  Paradise Now! (um raro filme palestino, que mostra o outro lado dos atentados com homens bomba. dois amigos de infância são escolhidos para atentados suicidas e têm uma última noite para passar com suas famílias e confrontar suas consciências. uma filme necessário)


5.  O Complexo Baader-Meinhoff (ótimo retrato do nascimento e trajetória do grupo terrorista alemão, que nasceu para protestar contra "o imperialismo", usou de roubos para se sustentar e ações violentas para tentar tirar seus líderes da prisão. uma história de estupidez, que gerou muito do know-how do terrorismo atual)


6.  O Divo (uma ótima biografia do ex-primeiro ministro italiano Giulio Andreotti, que ao se encaminhar para o sétimo mandato consecutivo entra em rota de colisão com a máfia, de cujos atentados se beneficiou e acabou acusado de acobertar. em flashback vemos ainda as teorias conspiratórias que envolveram o assassinato do premiê anterior, Aldo Moro, pelo grupo "Brigada Vermelha", que teria envolvimento com a maçonaria, a CIA e o próprio "Divo")


7.  O Que é Isso Companheiro? (o terrorismo de esquerda nos anos 1970, surgiu no Brasil para confrontar os governos militares, mas utilizou de recursos como assaltos a bancos e até o sequestro do embaixador americano, para ser trocado por militantes presos, o que é narrado neste bom filme de Bruno Barreto, indicado ao Oscar de filme estrangeiro)


8.  Syriana (George Clooney é um agente da CIA, que investiga terroristas e percebe que apesar dos ataques estarem se intensificando, muitas brechas são deixadas por conta da politicagem e o interesse americano no petróleo árabe. uma trama confusa, mas interessante, que mexe no vespeiro dos interesses financeiros envolvidos no terrorismo)


9.  Rede de Mentiras (Leonardo DiCaprio é um espião da CIA, trabalhando no Oriente Médio em busca de terroristas, com ajuda reticente do serviço secreto da Jordânia e de seu chefe - Russel Crowe. bom thriller de Ridley Scott)


10.  Fahrenheit 9/11 (um premiado documentário de Michael Moore, que expõe as falhas absurdas de segurança, a perplexidade dos políticos e a dor dos fatos, nos atentados de 11 de setembro. aproveita ainda para traçar paralelos entre as família Bush e Bin Laden. o estilo polêmico do diretor) 

Atualização em 14/11/2015:



11.  Carlos (exibida como minissérie na TV em 3 episódios, que somam 5h30 de filme, é uma biografia de Carlos, "o Chacal" - Edgar Ramirez -, figura chave do terrorismo internacional dos anos 1970. ele era um mercenário oportunista e contraditório, a serviço do terrorismo árabe e de esquerda, mostra bem a ação dos governantes dos países árabes fomentando ou rechaçando o terror e o evidente despreparo tanto dos militantes, quanto das polícias, um mundo diferente de hoje. um ótimo registro)

12.  A Hora Mais Escura (Jessica Chastain é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços para capturar Osama Bin Laden em território paquistanês. operação que culminou com a morte do líder do grupo terrorista Al Qaeda. dirigido por Kathryn Bigelow, se divide em dois atos: duas longas horas de planejamento e meia hora de ação de tirar o fôlego. o filme se notabilizou pelas polêmicas cenas de tortura,que colocaram o dedo na ferida do governo americano. funciona bem como uma vingança catártica do povo americano pelos atentados de 11 de setembro de 2001)

13.  Quatro Leões (uma ótima comédia britânica de humor negro, dirigida pelo polémico Chris Morris, sobre quatro desastrados aspirantes a homens-bomba que viajam para Londres com a missão de preparar um atentado durante a maratona de 2005, baseado em fatos reais, suscitou muita polémica junto dos familiares das vítimas)

14.  Contra o Tempo (Jake Gyllenhaal é um militar que faz parte de um projeto ultrasecreto, capaz de transportá-lo para o corpo de outro, assumindo a sua identidade. após um atentado terrorista que explodiu um trem nos arredores de Chicago, matando todos os passageiros, ele terá a missão de voltar no tempo, no corpo de uma das vítimas e tentar descobrir o autor do crime antes que um novo atentado ocorra, um ótimo suspense misturado a ficção científica)

15.  Homens e Deuses (baseado em fatos reais ocorridos em 1996, apresenta o dia-a-dia de um mosteiro de monges trapistas franceses nas montanhas da Argélia. eles levam a sua vida em harmonia com a população muçulmana, mas uma guerra civil, que opõe o exército argelino a grupos fundamentalistas islâmicos, instaura o terror na região. os monges recusam a proteção do exército, mesmo ameaçados pelos terroristas. lento, mas respeitoso e interessante para conhecermos um pouco da gênese do terror islâmico) 

16.  Timbuktu (em 2012, uma pequena cidade no norte de Mali é controlada por extremistas religiosos. uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. ao tirar satisfação sobre o ocorrido, o chefe da família acaba matando o tal pescador, o que o coloca no alvo da facção religiosa - uma referência ao famigerado 'Estado Islâmico'. em tempos de estúpidas radicalizações religiosas nos países árabes, este filme é urgente e corajoso. mostra como as doutrinas são aplicadas à força e sem fundamentação por radicais absurdamente violentos. a direção de Abderrahmane Sissako é brilhante, fluente e tensa. um filme para contar a história do nosso tempo)



Veja também: "10 Filmes sobre o I.R.A.", "10 Filmes sobre Vingança"

7 comentários:

  1. Bela lista, sr Armando.Pessoalmente não consegui fazer coro aos que classificaram "Guerra ao Terror" como um filmaço.Achei um bom filme, mas não fiquei empolgado.Creio que foi o preço que paguei pela alta expectativa.O mesmo aconteceu com Munique que foi muito bem feito mas faltou alguma coisa pra mim.O documentário do Michael Moore me agradou muito.Abç.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Fahrenheit 9/11 (talvez por ser um documentário) é o que vai mais fundo no tema terrorismo. Ele mostra que paises como EUA precisam desta atmosfera terrorista para evoluirem (economicamente falando). O Syriana reafirma essa idéia. O Voo United 93 é o melhor no quesito '11 de setembro' e O Complexo Baader-Meinhoff é obrigatório pra quem gosta do tema pensado fora do eixo EUA. Enfim, ótima lista...

    ResponderExcluir
  3. Tbm acho Guerra ao Terror apenas um bom filme nada d+.

    ResponderExcluir
  4. Faltou o suspeito da rua arlington

    ResponderExcluir
  5. Tbm acho Guerra ao Terror apenas um bom filme nada d+. (2)

    Mari

    ResponderExcluir
  6. Faltou também, ato de coragem.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!