quinta-feira, 14 de outubro de 2010

10 Filmes de Treinamento Militar



Treinamentos constantes visam deixar os militares sempre preparados para as mais diversas situações de batalha ou emergência onde sejam chamados.
Os treinos físicos costumam ser especialmente pesados, para fortalecer, aumentar a resistência ou conhecer os limites de cada cadete.
Em muitos casos, as provações chegam a ser desumanas, causando traumas irreparáveis.
Esta lista traz 10 filmes que têm os treinamentos no centro da trama, com abordagens dramáticas ou cômicas.


1.  Tropa de Elite (a preparação dos soldados do Bope, batalhão de elite da polícia militar do Rio de Janeiro, retratada neste filme era especialmente violenta e degradante. parodoxalmente, em vez de causar repulsa, popularizou uma série de bordões entre os adolescentes. ótimo filme de José Padilha, com interpretação brilhante de Wagner Moura)


2.  Silmido - 684, Unidade de Combate (baseado numa história real. em 1968, os militares sul coreanos pretendiam assassinar o presidente da Coreia do Norte e para isso criaram uma unidade secreta apenas com condenados à morte, que não teriam nada a perder. o seu treinamento corresponde a quase todo o filme e é muito violento. mais um ótimo filme coreano)


3.  Nascido para Matar (a primeira metade deste grande filme de Kubrick mostra o treinamento pesado que um grupo de recrutas recebe de um sargento linha dura. um dos recrutas, gordinho e nada apto, acaba tendo que se transformar para sobreviver e torna-se uma máquina de guerra, com toques de psicopata)


4.  A Força do Destino (Richard Gere entra para a academia de cadetes da marinha e, para tornar-se piloto, tem que submeter-se a 13 semanas de torturante treinamento. o sargento malvado era a melhor coisa do filme, tanto que deu a Louis Gosset Jr. o Oscar de ator coadjuvante. romance bobinho) 


5.  A Recruta Benjamin (Goldie Hawn é uma rica dona de casa que, entediada, resolve alistar-se no exército com os resultados esperados e uma batalha pessoal com uma capitã durona - Eileen Brennan. comédia divertida dos anos 80, com destaque para as duas atrizes, ambas indicadas ao Oscar)


6.  Metido em Encrencas (Matthew Broderick é um recruta espertinho, enviado a um campo de treinamento no Mississipi em 1945, no final da segunda guerra e acaba nas mãos do sargento Christopher Walken... #medo! boa comédia baseada numa peça de Neil Simon com direção do venerando Mike Nichols)


7.  Asas (superprodução muda de 1927, o primeiro filme a ganhar um Oscar. durante a primeira guerra, dois jovens que disputam o amor da mesma mulher se alistam como pilotos e fazem um pesado treinamento, onde acabam criando uma forte e sólida amizade)


8.  Recrutas da Pesada (Bill Murray perde o apartamento, a namorada e o emprego, tudo num só dia. desiludido alista-se no exército para salvar o mundo e conhecer garotas. comédia de Ivan Reitman, no melhor de sua forma)


9.  Annapolis (James Franco aspira entrar para a renomada academia militar de Annapolis e acaba conseguindo por influência de um deputado e por seu talento como boxeador, mas terá que passar por grandes desafios , incluindo um sargento sádico, que não aceita sua entrada) 


10.  Loucademia de Polícia (por conta do crescente aumento da criminalidade, as exigências para tornar-se policial diminuem muito.um grupo de bem intecionados, mas estúpidos novatos entram numa academia para treinar e proteger a população. clássico do besteirol)


Veja ainda: "10 Filmes de Stanley Kubrick"

17 comentários:

  1. Até o limite da honra não teria honra o suficiente de entrar na lista? depois dele demi moore nunca mais foi a mesma. E resgatar assas é para poucos, o primeiro ganhador do oscar; fruto da megalomania do magnata hughes, quem assistir o aviador de scorcesse conhece um pouco sobre esse filme, mas não acho que ele pertença a esse tema, o momento do treinamento nem é tão intenso como os dos outros filmes listados. Mas, como sempre: ótima lista rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Ficou faltando "Tigerland - A caminho da guerra". Colin Farrell está muito bem no papel, sob a batuta de Joel Schumacher.
    Foi muito oportuna a sua citação do clássico "Asas" de 1927, um filme impressionante até hoje.
    De praxe, sua lista está muito boa. Parabéns!

    Gostaria de deixar uma sugestão: fazer uma lista de filmes sobre escândalos na política. Que acha da ideia?

    Hélder Sena de Sousa - Campo Belo - MG
    helder_ssousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Magnun,
    Eu te confesso que não me lembrei de "Até o Limite da Honra", do Ridley Scott, que obviamente deveria estar nesta lista. Mas vamos corrigir isto e colocá-lo agora na lista adicional...

    Oi Hélder,
    Sim, escândalos na política devem dar uma boa lista, seria bom ver um filme sobre José Dirceu e sua gang, hehe
    Com relação a Tigerland era meu número 10, mas acabei substituindo pelo infame Loucademia para deixar a lista mais diversificada, mas é uma lembrança muito oportuna.

    Vamos começar então a lista adicional:

    #11. Até o Limite da Honra
    #12. Tigerland, A Caminho da Guerra

    Obrigado pelos comentários e sugestões!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Falando em honra
    homens de honra é um bom filme também para encaixar ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homens de honra e Até o limite da honra, são os mais top's com toda a certeza.

      Excluir
  5. E "Homens de Honra" com De Niro e Cuba Jr.

    ResponderExcluir
  6. Entre todos os filmes citados, o que mais me impactou foi a primeira parte de Nascido Para Matar, do mestre Stanley Kubrick. Loucademia de Polícia e A Recruta Benjamim são citações inesperadas e muito bem-vindas. Parabéns pelas escolhas e pelo ecletismo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Você podia fazer uma lista de filmes estrangeiros com atores nacionais. Ex: 300, Os Mercenarios...

    ResponderExcluir
  8. que merda de lista,cade tempos de gloria

    ResponderExcluir
  9. Bela lista e "Até o Limite da Honra" merece MESMO um lugar. E quero fazer um pedido: lista de filmes com as MELHORES lutas de espadas. Melhores.

    ResponderExcluir
  10. Um filme que eu botaria na lista é 9º Pelotão

    felipe

    ResponderExcluir
  11. Realmente a lista é fantástica. um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Aquele ROTA Comando eh bem parecido com isso tb.

    ResponderExcluir
  13. Também há o filme "Anjos da Vida" com Kevin Costner e Ashton Kutcher, é sobre a guarda costeira dos EUA, ótimo filme.

    ResponderExcluir
  14. Top Gun com Tom Cruise. Retrata bem o clima de competição entre alunos em uma Academia Militar.

    ResponderExcluir
  15. Falando em filme sobre treinamento, estou procurando um filme que eu assisti na sessão da tarde ou cinema em casa há + ou - uns 13 anos atras. é sobre um soldado que passa pela "semana infernal" da marinha do EUA. O elenco é de atores nao muito conhecidos.(nao é Ate o limite da honra) Se alguem puder me ajudar agradeço!Tambem tem um mais antigo sobre um pastor alemao que vai pra guerra.

    ResponderExcluir
  16. E lagrimas do sol nao merece estar aqui? Vejam bem isso.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!