sexta-feira, 29 de outubro de 2010

10 Filmes no Halloween



O Halloween ou Dia das Bruxas é um evento anual, celebrado originalmente em países anglo-saxões, inspirados nas celebrações pagãs dos povos ancestrais e na festa católica dos mortos.
Entre o anoitecer do dia 31 de outubro e o amanhecer de 1 de novembro acontece a noite sagrada, a hallow evening, de culto aos mortos.
O cinema popularizou a festa em todo o mundo, fazendo com que ela seja lembrada até mesmo no Brasil.
Os filmes que mencionam o Halloween costumam ter temáticas de terror, mas nem sempre.
Esta lista traz 10 filmes onde a noite sagrada tem importância na trama.


1.  Halloween, a Noite do Terror (Michael Myers é um psicopata que matou a irmã numa noite de Halloween e está numa instituição psiquiátrica há 15 anos. em outro 31 de outubro ele foge da instituição e volta à sua cidade para matar e aterrorizar. o bom filme de 1978, escrito e dirigido por John Carpenter teve pelo menos seis continuações)


2.  A Dama de Branco (num dia das bruxas em 1962, um garoto - Lukas Haas - é trancado pelos colegas num vestiário da escola. na escuridão ele conhece uma menininha, que fora assassinada ali dez anos antes. uma clássica história de fantasmas com crianças, não tem como não arrepiar)


3.  Abracadabra (três bruxas de Salém do século 17 - Bette Midler, Kate Najimi e Sarah Jessica Parker - são transportadas para os dias de hoje, quando evocadas numa noite de Halloween. comédia da Disney bobinha, mas divertida)


4.  O Estranho Mundo de Jack (Jack vive em Halloweentown, onde seus habitantes passam o ano todo se preparando para a festa do dia das bruxas. um dia ele entra numa floresta e descobre a entrada para a cidade do Natal e sequestra o Papai Noel. ótima animação stop-motion de Tim Burton)


5.  Contos do Dia das Bruxas (cinco histórias de terror intercaladas, passadas na noite de Halloween. a namorada de um cara obcecado pela festa é atacada; um pacato diretor de escola mostra ser um serial killer; uma jovem virgem procura o cara ideal; um grupo de adolescentes prepara uma travessura trágica e um velho briguento enfrenta o demônio. terror competente produzido por Bryan Singer)


6.  E.T., o Extraterrestre (no clássico filme de Spielberg, a noite de Halloween é uma oportunidade para que o extraterrestre pudesse sair na rua. a sequência é uma das mais divertidas do filme e foi muito responsável por difundir a versão americana da festa do dias das bruxas no mundo)


7.  A Casa Monstro (um adolescente desconfia que a casa de seus vizinhos é mal assombrada e, quando seus pais viajam na véspera do Halloween, decide investigar junto com seus amigos. eles acabam descobrindo que ela está viva e é um monstro que está roubando brinquedos das crianças. animação que tem entre seus produtores Steven Spielberg e Robert Zemeckis) 


8.  O Corvo (um guitarrista e sua namorada são assassinados na noite do demônio, a noite que precede o Halloween, um ano depois ele volta, guiado por um corvo para perseguir os assassinos. o filme tornou-se célebre por conta do acidente que vitimou o astro Brandon Lee durante as filmagens. a pintura de palhaço feliz tornou-se um hit nas festas) 


9.  Donnie Darko (um garoto problemático - Jake Gyllenhaal - tem visões de um coelho ameaçador, que lhe revela que o mundo vai acabar na noite de Halloween. no dia marcado, seus pais estão viajando e junto com sua irmã, organiza uma festa em casa. um roteiro excelente do também diretor Richard Kelly)


10.  Procura-se um Rapaz Virgem (Lauren Hutton é uma vampira centenária que precisa do sangue de três rapazes virgens até o Halloween para manter-se jovem e bela. é cada vez mais difícil encontrar virgens em Los Angeles, mas seu assistente localiza um rapaz de 21 anos - Jim Carrey - ainda virgem. vale mais pela curiosidade de ver Carrey novinho)


Veja ainda: "10 Filmes de Terror que Viraram Séries no Cinema" e "10 Filmes de Bruxas"

10 comentários:

  1. Ai, de todos os filmes da lista, quando eu penso em Halloween, penso logo em Abracadabra... na Bette Midler cantando I put a spell on you... Adoro adoro adoro!!! Mas claro, todos os filmes da lista são incríveis, pelo menos os que eu vi... e principalmente o Estranho Mundo de Jack...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu também penso logo em abracadabra muito bom o filme ñ me canço de assistir ja até decorei as musicas kkk

      Excluir
  2. Nossa adorei o blog!!!!!
    Demais!!!!

    Parceria?
    http://allanpoe4.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista de filmes p/ assistir no dia das bruxas.

    Parabéns pelo blog viu?

    ResponderExcluir
  4. muito legal esta lista adorei .. concerteza vou assistir os que eu ainda não vi ..

    ResponderExcluir
  5. Nossa! adorei as dicas de filmes! Veja o meu blog de comédia: http://magiloucas.blogspot.com.br/
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a postagem com as indicações dos fimes!
    Se puder dá uma passada no meu blog e segue que eu sigo de volta:

    http://minhas-confissoes-2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. muito legal todos esses filmes,principalmente "A casa monstro".

    ResponderExcluir
  8. Olá eu gostei muito do filme Abracadabra
    adorei o seu Blog!
    eu já estou seguindo o seu Blog

    Segue o Meu Blog http://wwwgarotaforever.blogspot.com.br/

    Obrigada desde Já!

    ResponderExcluir
  9. Comecei a assistir Donnie Darko, mas parei depois de 15 minutos. Achei muuuuuito chato.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!