quinta-feira, 7 de outubro de 2010

10 Filmes sobre Blogs e Websites



As gerações mais novas não têm idéia do que é ter nascido num mundo offline. 
Mas a internet só pegou mesmo nos anos 1990 e os primeiros websites eram bem toscos. Quem se lembra daquelas "moderníssimas" aberturas em Flash, que levavam horas para carregar? E o barulhinho da conexão discada?
Hoje com a popularização dos blogs, a geração de conteúdo se democratizou, todos podem se expressar e toda informação tem seu público, grande ou pequeno.
Esta é uma lista auto-referente com 10 filmes sobre blogs, blogueiros e websites.


1.  A Rede Social (a história da criação do Facebook, seus fundadores e as intrigas envolvidas. o filme de David Fincher, foi indicado a 8 Oscars, ganhando três: edição, trilha sonora e roteiro adaptado)


2.  Julie e Julia (Amy Adams é uma funcionária pública estagnada na carreira, enquanto suas amigas têm sucesso. decide dedicar-se à sua vocação de jornalista e cria um blog, onde se propõe a preparar todas as 524 receitas de uma famosa cozinheira dos anos 1950 - Meryl Streep)


3.  Nome Próprio (Leandra Leal é uma aspirante a escritora que muda-se de Brasília para São Paulo com o namorado e acaba expulsa de casa quando é pega com outro.  partir daí vive de maneira errante, procurando lugar para morar e relatando tudo no seu blog. vencedor de melhor filme e atriz em Gramado)


4.  Intrigas de Estado (Russell Crowe é um repórter veterano que investiga uma trama perigosa, aparentemente pequena, mas que envolve corporações poderosas e um congressista ambicioso, com ajuda de uma jovem redatora da edição online do jornal e dona de um blog. bom filme de Kevin McDonald) 


5.  As Melhores Coisas do Mundo (um garoto de 15 anos, da classe média paulistana, vive seus dramas pessoais, entre eles a depressão de seu irmão mais velho - o inexpressivo Fiuk -, que tem um blog de poesia, aonde dá dicas de que pretende se matar. ótimo filme de Laís Bodanzky)


6.  Dot.com (a pequena aldeia portuguesa de Águas Altas resolve criar um website para chamar turistas, mas uma multinacional espanhola quer lançar uma marca de água mineral com o mesmo nome e tenta tirar o site do ar, criando um conflito que mobiliza os aldeões. uma curiosa comédia portuguesa)


7.  Sem Vestígios (Diane Lane é uma agente do FBI que investiga um website destinado a matar pessoas ao vivo, através de aparelhos ativados pelos acessos dos internautas. típico filme de gato e rato, mas interessante pelo tema)


8.  My Sassy Girl (uma comédia sul-coreana baseada numa série de histórias reais que um rapaz postou no seu blog sobre o seu relacionamento com a namorada rude e engraçada. o humor coreano é um tanto peculiar, mas não há como não simpatizar com o casal de ótimos atores Tae-Hyun Cha e Gianna Jun)


9.  O Preço de uma Verdade (a história real de um jovem jornalista que inventava todas suas histórias, chegando a construir websites para corroborá-las. ótimo filme com Hayden Christensen e Peter Saarsgaard)


10.   Kick-Ass (um garoto sem a menor aptidão física resolve tornar-se um super-herói. quando uma imagem sua defendendo uma pessoa chega à internet, ele começa a chamar a atenção sobre si e ganhar uma legião de fãs e imitadores)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Computadores"

10 comentários:

  1. tema legal, hehe. bom, só não concordo com o "ótimo" para o filme: melhores coisas do mundo, mas muito boa a lista.

    ResponderExcluir
  2. Rsss
    Olha só... GENTE, ESTA LISTA FOI SUGERIDA PELO MAGNUN, por isso ele gostou do tema, hehe
    Preciso dizer que a elaboração da lista contou ainda com a ajuda do pessoal do chat Cinema em Geral!!
    Eu gosto do filme da Laís Bodansky, mas acho que cometi um Spoiler no texto dele. Não se preocupem, não faz muita diferença na trama.
    Obrigado por comentar, amigo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Beleza de lista, Armando!E acabou criando uma lista bem sortida de um tema que a princípio me pareceu difícil de dar uma lista completa.Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Tbm achei de inicio um tema complicado de criar uma lista.

    Geral gostou de Julie e Julia né, eu achei bem chatinho.

    E Kick-Ass é muito bom assim como o filme da Laís só o Fiuk ta o mesmo canastrão de sempre.

    ResponderExcluir
  5. rapaz,seu blog virou uma referência para mim, como colecionador/amante/estudante de cinema. Daí motivado por você fui criando listas de filmes de acordo com temas, ajuda na elaboração de trabalhos e bons filmes para comprar (quase nos 900). Uma lista que estou criando, e aqui fica mais uma sugestão é de filmes baseados em autores vencedores do nobel de literatura, como ontem saiu o prêmio para Vargas Llosa, vi que há muitos bons livros com péssias adaptações (amor em tempos de cólera é um que tá na lista, mas...) bom é isso. Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Oi Magnun,
    Achei engraçada a entrevista do Vargas Llosa contando como ele se meteu a dirigir a primeira versão de 'Pantaleão e as Visitadoras', que ele mesmo classifica como um desastre que ele riscou do próprio currículo.
    Mas sua ideia é mesmo boa... Para não perder o bom hábito.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Há algum tempo acompanho esse blog que eu considero um dos melhores sobre cinema, visto que é um dos únicos três blogs sobre o tema que eu costumo ler regularmente.
    Vejo que nos comentários Armando citou um certo chat Cinema em Geral. Gostaria de saber se há como postar o link de tal chat, visto que estou há procura de um chat de cinema após sofrer certa desilusão com o chat que costumava frequentar.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jorge,
    Agradeço o elogio.
    Não dá para postar aqui o endereço do chat, ele é fechado. mas me siga no twitter ou mande seu email por aqui mesmo e eu te adiciono lá.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Vc já deve ter visto : Buenos Aires - O amor na era digital. Eu gostei.E estou gostando demais das suas postagens......

    ResponderExcluir
  10. Oi, gente, será que vocês poderiam dar uma força à Luciane?

    A brasileira Luciane Sarzenski, está participando do festival de filme japonês NipponConnection, Frankfurt. O filme foi escolhido pelo júri entre os dez melhores. Para a final, será escolhido o que receber mais MAG ICH (Curtir) no youtube. Tem que estar logado no youtube.

    https://www.youtube.com/watch?v=D8pBiqL-2ow

    O vídeo:
    12 segundos.
    É um “Konzeptvideo” com ligação com o Japão.
    1. Aparece a bandeira do Japão. 2. A bandeira se transforma num botão de “gravar”. Em 12 segundos é mostrado a conexão Japão e o Festival de Filme.
    Prêmio: ser mostrado nos metrôs de Frankfurt..

    Data de encerramento para votar: 30.04.2014 (hoje), às 18 horas, horário do Brasil

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!