terça-feira, 5 de outubro de 2010

10 Filmes sobre Eleições



Ao contrário do que alguns pensam, as eleições são muito sérias e envolvem incontáveis interesses, dos mais nobres aos mais escusos.
O cinema soube explorar os momentos de campanha eleitoral em bons filmes, 10 dos quais estão nesta lista.


1.  Bob Roberts (um cantor folk reacionário é candidato ao senado americano, numa campanha tão bem feita quanto hipócrita. excelente estreia de Tim Robbins na direção)


2.  O Candidato (Robert Redford é um jovem e idealista advogado convidado a disputar o senado pelo partido democrata para defender seus ideais, mas conforme sua candidatura ganha corpo, os corruptos começam a aparecer. ótimo filme, ganhador do Oscar de roteiro em 1972)  


3.  Entreatos (excelente documentário de João Moreira Salles, mostrando os bastidores da campanha política que levou Lula à presidência em 2002. um registro importante e revelador da nossa história)


4.  Recontagem (reconstituição dos fatos que levaram à eleição de George W.Bush em 2000 contra Al Gore, graças a uma polêmica recontagem de votos na Florida, que tinha uma exótica cédula de votação, que confundia os eleitores. feito para tv com ótimo elenco e ganhador de vários prêmios)


5.  Todos os Homens do Presidente (dois repórteres do Washington Post - Dustin Hoffman e Robert Redford - investigam a invasão do comitê do partido democrata durante a eleição de 1972, que levaram à renúncia do presidente Nixon reeleito. um dos grandes momentos do cinema e do jornalismo)


6.  Mera Coincidência (o presidente americano se vê envolvido num escândalo sexual dias antes da eleição e vê sua campanha na iminência da derrota. para desviar a atenção dos eleitores, seus assessores contratam um produtor de Hollywood para simular uma guerra na Albânia e colocar o presidente como herói. ótima ideia, num filme mal dirigido por Barry Levinson)


7. Milk (a biografia de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay eleito nos Estados Unidos. um interpretação sobrenatural de Sean Penn num grande filme de Gus Van Sant)


8.  Politicamente Incorreto (Warren Beatty é um senador desencantado com a política que planeja seu próprio assassinato durante a campanha eleitoral, arruma uma apólice de seguro milionária e começa a falar o que relamente pensa aos eleitores. uma boa comédia, dirigida por Beatty)


9.  Sua Esposa e o Mundo (um magnata - Spencer Tracy - decide concorrer à presidência e tem que escolher entre a ambiciosa amante, dona de um jornal e a dedicada esposa - Katharine Hepburn. um filme menor de um Frank Capra sempre maior)


10.  Eleição (uma estudante ambiciosa - Reese Whiterspoon - encara a disputa pela presidência do grêmio estudantil como o primeiro passo de sua carreira e faz de tudo para vencer, incluindo um confronto direto com seu professor - Matthew Broderick. bom filme de Alexander Payne, que chegou a ser indicado para op Oscar de roteiro)


Veja ainda: "10 Documentários Imperdíveis"

9 comentários:

  1. Gostei muito, mas cadê Mera Coincidência?

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo,
    Mera Coincidência é o número 6 da lista... talvez você tenha se confundido porque uso os cartazes originais.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Armando,
    Faltou o "A Mulher faz o Homem" do Frank Capra e estrelando James Stewart.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog, adoro listas, princiopalmente de cinema. Olha, tem filmes aí que não conhecia, da lista só conferi Milk e Todos os Homens do Presidente, que são excelentes. Esse recontagem é muito comentado, e tem um elco bem chamativo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bela lista para o momento.
    Comentei Entreatos a pouco tempo e é um retrato excelente sobre como é uma eleição nos bastidores - http://sessoesdecinema.blogspot.com/2010/09/entreatos.html

    A lista é muito competente, pena que a nossa política não se espelha nisso.

    ResponderExcluir
  6. Começamos bem outubro, seu site é sempre um deleite...

    ResponderExcluir
  7. Será que alguém pode me ajudar !?

    Estou tentando saber o nome de um filme sobre uma campanha (acredito que para presidente dos EUA), onde um jornalista (salvo engano) tenta desmascarar um candidato corrupto e inescrupuloso que tenta de tudo para se eleger, inclusive simulando sofrer um atentado, onde fica paralítico, fazendo parecer que o aquele jornalista (publicamente conhecido como seu desafeto) tinha sido o responsável pelo "incidente".

    O filme era muito bom, mostrando várias artimanhas das campanhas eleitorais, e valeria ser revisto

    ResponderExcluir
  8. Tem um bem bacaninha : Heidin - Small Mountain

    ResponderExcluir
  9. Tem um bem bacaninha : Heidin - Small Mountain

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!