quarta-feira, 17 de novembro de 2010

10 Filmes de Romance entre Príncipes e Plebeus



Já que o príncipe William finalmente resolveu pedir a mão da plebéia Kate Middleton em casamento, resolvi explorar o tema.
Estas histórias existem desde tempos ancestrais, como reflexo do anseio da população de ascender socialmente através do casamento com nobres e aristocratas.
O cinema traduziu algumas dessas histórias, quase sempre em filmes românticos.
Aqui vai uma lista de 10 filmes de romance entre príncipes e princesas com reles mortais.


1.  Cinderela (filha de um rico comerciante, quando perde o pai fica aos cuidados de sua madrasta que a trata como escrava. em busca de uma esposa para o príncipe, o reino promove um baile para que as moças solteiras compareçam. com ajuda de uma fada madrinha, Cinderela consegue um belo vestido e uma carruagem, mas terá que sair do baile até a meia noite. todo mundo conhece a história, baseada no clássico de Charles Perrault. uma das poucas princesas plebéias da Disney)


2.  A Princesa e o Plebeu (o filme favorito de Audrey Hepburn, que lhe deu o Oscar. uma princesa passeia anonimamente em Roma e conhece um repórter americano - Gregory Peck - por quem se apaixona)


3.  Um Príncipe em Minha Vida (um mimado príncipe dinamarquês decide inscrever-se como um estudante de intercâmbio comum numa universidade americana, com idéia de pegar garotas. lá acaba conhecendo uma estudante séria - Julia Stiles -, por quem acaba se apaixonando. comédia romântica bobinha e simpática)


4.  Cinderela Sem Sapato (Jerry Lewis é um rapaz que perdeu o pai quando criança e passou a ser maltratado pela madrasta e os meio-irmãos. ele conhece uma princesa e, com a ajuda de um fado-padrinho é convidado para o baile e se apaixona. um Lewis fraco, que se salva pela presença de dame Judith Anderson como a madrasta megera)


5.  Anna e o Rei (em 1860, uma viúve inglesa - Jodie Foster ?! - muda-se para o Sião para cuidar dos 58 filhos do rei. de uma relação difícil no início, em função da diferença de culturas, nasce o amor. refilmagem do clássico com Deborah Kerr e Yul Brynner)


6.  Shrek (outra trama clássica. um herói - no caso um ogro repulsivo - salva uma princesa aprisionada por um dragão e eles se apaixonam. divertida sátira das histórias infantis, o maior sucesso da Dreamworks)


7.  O Príncipe Encantado (Laurence Olivier é um príncipe arrogante que vai a Londres para a coroação do rei George V e, em busca de companhia, conhece uma corista americana - Marilyn Monroe -, pela qual acaba se apaixonando. Olivier dirigiu, mas Marilyn estava em sua pior fase, drogada, indomável e péssima atriz)


8.  Encantada (um princesa dos contos de fada, prestes a se casar com um príncipe encantado é enviada num feitiço pela futura sogra para o mundo real, caindo na Nova York atual, onde conhece um advogado, pai de uma garotinha, que a abriga e por quem acabará se apaixonando)


9.  Uma Garota Encantada (Anne Hathaway é uma garota que quando nasceu foi abençoada com o dom da obediência por sua fada madrinha. toda sua vida isso só lhe trouxe problemas e fez com que suas sinistras meio-irmãs se aproveitassem dela. então ela sai em busca da fada para quebrar o encanto. no caminho conhece um príncipe e... vocês sabem)


10.  Wallis e Edward (a história de amor verdadeira do rei Edward VIII da Inglaterra que renunciou ao trono em 1936 para poder casar-se com uma plebéia americana, duas vezes divorciada. telefilme razoável, de uma história que ainda merece um bom filme)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Casamentos"

10 comentários:

  1. Nem de longe esse tipo de filme me agrada, mas recordei-me de um que me cativou, não por ser grande cinema, mas pelo clima, pelas atuações... 'Coração de Cavaleiro' com Heath Ledger.

    ResponderExcluir
  2. Awn, uma das listas mais fofas! hehehe
    De Audrey Hepburn até Shrek, isso é que é variedade!

    ResponderExcluir
  3. Armando, eu vi somente alguns desta lista e gostei mais de Anna e o Rei.Eu não vi a animação, mas vc acha que "A princesa e o Sapo" teriam lugar na sua lista?Abç!!

    ResponderExcluir
  4. não são 3 fadas madrinhas que ajudam a cinderela! é só uma fada madrinha!!! quem tem 3 fadinhas é a bela adormecida :)
    beijos

    ResponderExcluir
  5. na cinderela não são três fadas madrinhas uhauha
    é uma, e um monte de ratinhos, de acordo com o filme da disney pelo menos
    uahuaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna e Anônima!
    Vocês têm toda razão, Flora Fauna e Primavera são as fadinhas da Bela Adormecida.
    Já está corrigido
    Obrigado!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Faltou 'Pra sempre Cinderela'

    ResponderExcluir
  8. como posso ouvir a musica fascination do filme Willhan e kate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e so voce ir no youtube e colocar musica de filme willhan e kate

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!