segunda-feira, 8 de novembro de 2010

10 Filmes sobre Aborto



Muito se discutiu sobre aborto ao longo da última campanha política. Grupos religiosos impuseram o assunto à agenda dos candidatos, que foram obrigados a posicionar-se contra sua legalização.
O aborto induzido é realizado legalmente em casos de gravidez de risco em quase todo o mundo, mas quando se trata de gravidez indesejada, não é assim tão simples.
Na ilegalidade, em clínicas clandestinas ou mesmo em casa, os abortos são realizados sem  condições ideais de salubridade, muitas vezes resultando em sequelas e até morte da mulher.
Esta lista traz 10 filmes que tratam de aborto.


1.  4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (na Romênia de 1987, no final do comunismo, uma garota se hospeda num hotel barato, com a ajuda de sua colega de quarto, para receber um especialista em abortos para resolver seu "problema". ao saber que a gravidez está num estágio mais avançado do que o combinado, ele aumenta as exigências. cruel e aflitivo, um grande filme, que mereceu a Palma de Ouro em Cannes)


2.  O Segredo de Vera Drake (Imelda Stanton é um simpática dona de casa de classe baixa na Inglaterra dos anos 1950, mas que esconde um grande segredo até de sua família. ela realiza abortos em moças, por caridade e acaba presa. ótimo filme de Mike Leigh)


3.  Um Assunto de Mulheres (no interior da França ocupada pelos nazistas, uma mulher humilde - Isabelle Huppert - ganha uma vitrola de uma vizinha por ajudá-la a fazer um aborto. a partir daí ela resolve transformar esses procedimentos numa forma de sustentar seus dois filhos. um dos melhores filmes de Claude Chabrol) 


4.  Regras da Vida (Michael Caine é um médico que dirige um orfanato e tem uma clínica onde exerce a função de "aliviador de mulheres", fazendo o parto de bebês indesejados e levando-os para o orfanato ou praticando o aborto, caso as mães assim prefiram. seus conceitos e sua ética é transmitida ao puipilo - Tobey Maguire -, que foi criado ali. um filme que causou polêmica, mas foi indicado para sete Oscars e levou dois, para Caine como ator coadjuvante e pelo roteiro de John Irving, baseado no seu livro)


5.  O Preço de uma Escolha (a história de três mulheres - Demi Moore, Sissy Spacek e Anne Heche - que vivem na mesma casa em Chicago, mas com 22 anos de diferença entre si. todas terão que lidar com a gravidez indesejada, de acordo com os parâmetros de cada época. excelente telefilme da HBO, co-dirigido por Cher e Nancy Savoca)


6.  Palíndromos (uma garota de 13 anos sempre sonhou em ser mãe e acaba engravidando do filho de amigos de seus pais. sua mãe a convence a abortar, mas ela foge de casa, envolvendo-se com um pedófilo e uma família religiosa radical, que combate o aborto. um filme original, com ótimas soluções de Todd Solondz)


7.  Ruth em Questão (Laura Dern é uma indigente, viciada em cheirar produtos químicos, que foi presa 16 vezes e já perdeu a guarda de seus 4 filhos. quando é presa novamente, e grávida, o juiz propõe reduzir sua pena caso ela concorde em abortar. uma organização anti-aborto paga sua fiança e a transforma num símbolo nacional. boa comédia que revelou o diretor Alexander Payne) 


8.  Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela (cinco histórias sobre mulheres. na melhor delas, Holly Hunter é uma gerente de banco, bem sucedida e solitária, que engravida de um homem casado e decide fazer um aborto)


9.  O Preço do Prazer (Steve McQueen é um músico de jazz que fica sabendo que uma garota com quem saiu uma única vez e mal se recorda - Natalie Wood - está grávida. ela pede a ele que consiga um médico para realizar um aborto. ele encontra e juntos eles tentam levantar o dinheiro para o procedimento. enquanto isso eles vão se conhecer e se apaixonar. um tema pesado com uma pegada leve de Robert Mulligan)


10.  O Crime do Padre Amaro (Gael Bernal é um padre, que antes de ser enviado à Roma, tem que passar por uma pequena paróquia mexicana, de um padre corrupto. lá acaba se apaixonando por uma moça local e a engravida. ele então a induz a fazer um aborto sem as menores condições de higiene. baseado no romance de Eça de Queirós, foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro) 


Veja também: "10 Filmes sobre Pedofilia"

17 comentários:

  1. Que vergonha a minha...um tema tão palpitante e eu só vi o último de sua lista.Anotei todos os outro pra me atualizar.Abraço!

    ResponderExcluir
  2. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias é muito bom aquela cena do jantar é incrível.

    Já "O Crime..." é bem fraco a obra do Eça merecia um filme melhor.

    ResponderExcluir
  3. Como em "Alta Fidelidade", sou viciado em listas. Mas algumas aqui surpreende, achava que inusitado era minha lista das dez melhores fodas do ano, perdi.

    ResponderExcluir
  4. prefiro a versão portuguesa do crime do padre amaro muito mais actual e , na minha opinião , melhor do que o filme em que entra o gael bernal. este é o trailer da versão portuguesa :http://www.youtube.com/watch?v=zeDmHIgBZTU aviso já que é inspirado no livro mas é uma versão que passada no Portugal actual

    ResponderExcluir
  5. Para saberem mais sobre aborto, olhem O Grito Silencioso,isso sim que da uma razão de moral nas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E para saber MAIS ainda, leiam o artigo da revista Time que fala sobre esse "documentário" que já foi desmentido por vários especialistas da comunidade médica: http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,964142-1,00.html

      Excluir
    2. não vi nada desmentindo não neste link que vc colou ai

      Excluir
    3. Laura, os milionários defensores do assassinato de crianças indefesas tem muito poder para manipular as pessoas, enquanto as organizações pró-vida trabalham com pouco recursos, mas conseguem ajudar verdadeiramente as gestantes.

      Excluir
  6. Gostei de ter lembrado do Segredo de Vera Drake. Grande filme, grande atuação.

    ResponderExcluir
  7. Desses aí, só vi "O preço de uma escolha", e é realmente excelente.Só uma correção:Foi citado o nome da atriz Anne Heche como uma das protagonistas do filme, mas na verdade é a Cher que aparece no filme.

    ResponderExcluir
  8. scampos,
    A Cher aparece como a médica que atende a Anne Heche. Ela também é uma das diretoras do filme.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Regras da Vida foi muito lindo! amei de mais!

    ResponderExcluir
  10. faltou só O Aborto dos Outros!

    ResponderExcluir
  11. Assisti Regras da vida, O crime do Padre Amaro e o da Cher. Tem também um francês muito bom sobre o assunto, mas no momento realmente não me recordo no nome.

    ResponderExcluir
  12. Peço a todos os entusiastas da liberdade e os que são a favor do direito de escolha das mulheres do nosso país que nos apoiem dando um curtir em nossa página do Facebook.

    Ela se chama: Aborto é um direito. Pela legalização do aborto no Brasil.
    facebook.com/abortoeumdireito

    Desde já agradeço por fazer um Brasil melhor!

    ResponderExcluir
  13. Que tal mencionar também Juno nesta lista ?
    A propósito, ouvi falar deste site numa entrevista dada pelo autor à Band SP e agradeço pela dedicação e iniciativa. Ótimo trabalho !

    ResponderExcluir
  14. valeu mesmo pela lista vai me ajudar com meutrabalho da facudade ^^

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!