quinta-feira, 4 de novembro de 2010

10 Musicais da Broadway que Viraram Filmes



Um caminho seguro para o sucesso é pegar um musical consagrado na Broadway e transformar em filme.
Nem sempre essa fórmula funciona, mas em alguns casos rendeu belos filmes e belos lucros.
Esta lista traz 10 filmes que foram baseados em musicais de sucesso da Broadway e foram bem sucedidos em suas adaptações.


1.   Amor Sublime Amor (baseado numa peça de sucesso de 1957, inspirada em Romeu e Julieta de Shakespeare, conta uma história de amor impossível entre uma jovem latina - Natalie Wood - e um rapaz descendente de europeus na Nova York dos anos 1950. canções inspiradas de Leonard Bernstein, coreografia brilhante de Jerome Robbins e direção do grande Robert Wise. ganhou 10 merecidos Oscars)


2.  Minha Bela Dama (a história de um professor de fonética que transforma uma rude vendedora de flores numa dama da sociedade britânica. Rex Harrison e Julie Andrews fizeram os papéis principais na Broadway, mas ela acabou substituída por Audrey Hepburn, que foi dublada nas canções. 8 Oscars, incluindo ator, filme e direção para George Cukor)


3.  Cabaret (produção da Broadway em 1966, ganhou as telas em 1972. ganhou 8 Oscars, incluindo atriz - Liza Minnelli -, ator coadjuvante - Joel Grey - e diretor para Bob Fosse. conta a história de uma cantora americana na Alemanha nazista pré-guerra, que se envolve com um escritor inglês e um nobre alemão)


4.  Evita (o musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice estreou na Broadway em 1979 com imenso sucesso. foram muitas tentativas de levar a peça ara o cinema, até que o diretor Alan Parker abraçou o projeto em 1996 e convidou a cantora Madonna para o papel central. ela saiu-se bem e chegou a ganhar um Golden Globe pela atuação. o filme conta a história da lendária primeira-dama da Argentina)


5.  A Noviça Rebelde (a versão original da biografia de Maria von Trapp foi levada aos palcos em 1959 e às telas em 1965, estrelada por Julie Andrews num dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. ganhou 5 Oscars, incluindo filme e direção para Robert Wise. conta a história de uma noviça que é escalada para ser a babá dos sete filhos endiabrados de um oficial da marinha austríaca, pouco antes da segunda guerra. inesquecível)


6.  Mamma Mia! (o musical, baseado nas canções da banda sueca Abba, estreou em Londres em 1999, onde continua em cartaz. na Broadway chegou em 2001 também com sucesso. na versão para cinema, de 2008, a estrela é Meryl Streep e resultou num filme muito simpático. conta a história de uma garota que, pouco antes de seu casamento, quer saber quem é seu pai, dentre os três ex-namorados de sua mãe)


7.  Hello Dolly! (em 1890, uma viúva casamenteira - Barbra Streisand - é contratada por um rico comerciante do interior - Walter Matthau - para lhe arrumar uma esposa em Nova York. dirigido por Gene Kelly em 1969, é baseado num grande sucesso da Broadway de 1964, mas nenhum membro do elenco original faz parte do filme. divertido)


8.  Hair (o musical estreou na Broadway em 1968 tornando-se cult, mas só chegou ao cinema em 1979, quando já nem haviam mais hippies pelo mundo. mesmo atrasado, o filme de Milos Forman esbanja vitalidade, ótimos números musicais e um roteiro que pouco lembra a versão teatral)


9.  Grease (o musical que se passa no fim dos anos 50, estreou em 1971 e foi por muito tempo recordista de apresentações na Broadway. no cinema, John Travolta e Olivia Newton John são um casal de colegiais da California que se separa, pois ela deverá voltar para a Austrália. os planos mudam e ela fica, mas ele finge indiferença. bobo, mas um grande sucesso)


10.  O Fantasma da Ópera (o musical de Andrew Lloyd Webber, com lindas canções, estreou em Londres em 1986 e na Broadway em janeiro de 1988. desde então nunca saiu de cartaz. a despeito de dezenas de versões do livro de Gaston Leroux para o cinema, a única adaptação da peça musical foi feita por Joel Schumacher em 2004, com uma bela produção e relativo sucesso de crítica) 

Atualização 08/02/2013:

11.  Os Miseráveis (esta é a melhor adaptação de musicais da Broadway já feitas para o cinema, mas isso não faz dele uma obra-prima. os musicais são shows onde as canções eventualmente constroem uma história ou um mero fio narrativo. a peça dilui a obra de Victor Hugo para privilegiar a grandiloquência e no cinema isso aparece muito mais. mesmo assim, Hopper faz um belo trabalho com alguns momentos especialmente brilhantes, quando aproveita a linguagem cinematográfica para fazer close-ups ou grandes panorâmicas. é um filme feito para grandes salas de cinema, com som perfeito, buscando transferir um pouco da magia do teatro para o espectador. o elenco é todo excelente, com destaque óbvio para a sofrida presença de Anne Hatthaway. dentro de suas limitações, é um grande filme)


Veja também: "10 Filmes sobre o Teatro"

31 comentários:

  1. Armando,

    bela lista. Musical é um genero que eu gosto bastante, e sei bem que se não for bem feito, pode dar uma bela dor de cabeça. Eu particularmente gosto muito de Chicago, que não está na lista. Acho as músicas, as interpretações e a direção incríveis!

    ResponderExcluir
  2. Na próxima dessas inclua RENT no meio da lista :DD

    ResponderExcluir
  3. Puxa Ana e Jay,
    Eu estava guardando 'Rent' e 'Chicago' para a lista das piores adaptações, rsss
    Brincadeira, a lista de piores já tem filmes suficientes, como a Ana disse, quando um musical dá errado... dá errado mesmo.
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Armando, não sou lá grande fã de musicais, nem ao vivo nem no cinema, mas consigo ver algumas boas surpresas. Infelizmente, em sua grande maioria, me entediam.
    Foi o caso de Mama Mia. Nossa Senhora de Aparecida... Que coisa mais boçal. Me dá sono de pensar...
    Mas não sou parâmetro...

    ResponderExcluir
  5. Oi Vítor,
    Respeito seu ponto de vista. Acho que curtir musicais é um gosto adquirido. Tem que praticar...
    Eu aprendi a gostar e, particularmente, simpatizo muito com 'Mamma Mia'.
    É bom lembrar que o cinema americano é filho direto do vaudeville, por isso os musicais sempre foram sua influência.
    Tente mais um pouco, veja alguns do Fred Astaire e do Gene Kelly, quem sabe não muda de ideia.
    Obrigado por comentar e por explicitar o que, imagino, seja a opinião de muita gente.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Odeio musicais. Da lista só vi Mamma Mia! E parei na metade de tão chato.

    O único musical que vale a pena ver (porque é realmente excelente) é Dançando no Escuro filme muito triste e lindo. Trier deu um verdadeiro soco no gênero de filmes que os estadunidenses se orgulham tanto.

    ResponderExcluir
  7. Viu só Vítor!
    Não era só você a odiar musicais, hehe
    O Kelvelyn é outro...
    Talvez musicais sejam mesmo coisa de meninas :-)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente blog! Parabéns! Bem vindo à minha timeline no Twitter!

    Quanto aos musicais, após assistir a dois deles no teatro (A Chorus Line, vi na Broadway e Hair (Vi ontem no Casa Grande, no Rio), estou cada vez mais convencido de que espetáculo musical convertido para filme perde demais. Chorus Line no teatro foi sensacional. No cinema, bleargh! Hair foi pelo mesmo caminho! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Marcus!
    A montagem de Hair que estreou no Rio é fiel à peça e diferente da adaptação do cinema, mas confesso que tenho medo das versões em português de canções tão conhecidas.
    Concordo quanto a Chorus Line que também vi no teatro e no cinema e nem dá para comparar, a versão filmada é um desastre.
    Mas se você pegar West Side Story, verá que o filme é uma obra-prima.
    O Fantasma da Ópera foi outro que vi no teatro, em Londres, e teve uma boa adaptação para o cinema. Mas nada supera o impacto da peça, do lustre caindo...
    Resumindo, não dá para generalizar. Uma peça pode ser matriz para um grande filme, mas a experiência do teatro sempre será mais forte.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a lista e o Blog...

    Ow... faltaram Ana e o rei e Chicago... e o segundo foi vencedor de oscars.... pq não está?

    ResponderExcluir
  11. Partilho do desgosto por mamma mia. A Meryl Streep é excelente, mas pra fazer papel de mulheres sofridas ou antipaticas. Meryl Streep cantando e dançando ficou um pouco ridiculo, ela não tem o "Q" necessário pra musicais. Assim como existem pessoas fotogenicas, existem pessoas "musicalgenicas", que podem extrapolar na atuação sem ficar ridiculo. O ex-Bond também ficou estranho. O restante do elenco jovem fez o que se esperava e não comprometeu.
    Adoro este gênero, diria que é meu favorito. Mas mamma mia foi uma decepção.

    ResponderExcluir
  12. Oi anônimo,
    Respeito seu ponto de vista, mas o meu amor pela Meryl me cega, rsss

    Oi Ivan,
    "O Rei e Eu" poderia sim estar, mas só cabem dez filmes na lista, acabou caindo fora. Já "Chicago" é uma antipatia pessoal, não gosto do filme, nem um pouco.

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Faltou "Fiddler on the roof"

    ResponderExcluir
  14. Oi Henrique,
    De fato faltou 'O Violinista no Telhado', é o problema de ter que escolher apenas dez.
    Por isso vou iniciar uma lista adicional com as sugestões de vocês. Vamos lá:

    #11. Chicago
    #12. Rent, os Boêmios
    #13. O Rei e Eu
    #14. O Violinista no Telhado

    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. O musical que mais gostei e não sei se é adaptação teatral é um antigo que se chama "Sete noivas para sete irmãos". Engrosso o coro dos que não gostaram de "Mamma Mia"...uma hora de filme e minha paciência já tinha ido todinha pelo ralo.Teve um musical indiano (sim, indiano) que eu achei bem palatável: "Era uma vez na Índia".São tres horas e meia de filme, mas passa rapidinho.Abç.

    ResponderExcluir
  16. De indiano eu curti mais Devdas. Esse Lagaan fica overacted nas cenas esportivas.

    ResponderExcluir
  17. N gosto muito de musicais mas penso que faltou "Across the Universe" dos intemporais Beatles!

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que Rent foi o que deu mais certo além de Mamma Mia!(ps.nem acredito que vc colocou West Side Story em primeiro)

    ResponderExcluir
  19. Oi Anônimo,
    Não sei em que sentido você diz que 'Rent' deu certo, pois além de ser um filme bem fraquinho, ainda deu um enorme prejuízo aos produtores...
    Também não sei o que você tem contra 'West Side Story', mas fora o fato de ter sido muito premiado e ser referência do gênero há 50 anos, ainda é um filme genial e divertido...
    Enfim, gosto é gosto...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. Por mim eu tirava Mamma Mia! e colocava RENT...
    Faltou tantos musicais consagrados... como Chicago, Little Shop of Horror, Rock Horror Show, Follies e outros tantos...
    Lista Fraquinha hem...

    ResponderExcluir
  21. Oi Dan,
    Obrigado por comentar.
    Só preciso te dizer que esta é uma lista de peças que viraram filmes e no caso de 'Little Shop' e 'Rock Horror' foi o contrário, foram filmes que viraram peças.
    Já no caso dos outros dois, eu acho 'Rent' e 'Chicago' muito fracos por isso não estão na lista, mas gosto é gosto.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  22. ai bi ameiiii CONGELAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  23. Esqueceram do premiado dreamgirls, que além de ser super premiado enquanto musical, ganhou alguns oscars na sua adaptação

    ResponderExcluir
  24. Faltou OS PRODUTORES (2005), com Nathan Lane e Matthew Broderick.

    ResponderExcluir
  25. Faltou Godspell... é um musical de 1970 escrito por Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak. Estreou na Broadway em 17 de maio de 1971, e foi reapresentado, por varias companhias, diversas vezes desde então. Wikipédia

    Godspell – A Esperança (Filme)
    ou
    (Godspell) 1973
    trilha sonora do musical inesquecível

    Prepare Ye (The Way Of The Lord) no começo do filme

    e "Day by Day", com Robin Lamont

    ResponderExcluir
  26. ESQUECERAM DOS CLASSICOS (QUANDO OS DEUSSES AMAM)DANÇANDO NA CHUVA )NOVIÇA REBELDE )RITMO LOUCO )ETC TEM MUITO FILME QUE LEVA VOÇE A ESQUECER QUE EXISTEM PESSSOAS QUE GOSTAM DE COLOCAR VOÇE DE BAIXO ASTRAL FILMES MUSICAIS SAO UM ESCAPE PARA A VIDA FICAR 10......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Fico feliz de você gostar de musicais, mas...
      'Cantando na Chuva' e 'Ritmo Louco' não foram musicais da Broadway, 'A Noviça Rebelde' está sim nesta lista (é a número 5) e 'Quando os Deuses Amam' eu não conheço, mas vou procurar...
      Valeu!
      Abs!!!

      Excluir
  27. Amo musicais!!! Se pudesse veria todos!!!

    ResponderExcluir
  28. Para apreciar musicais tem que ter sensibilidade e gostar de teatro acima d tudo!!!

    ResponderExcluir
  29. O Fantasma da Ópera é Maravilhoso, tanto o musical, quanto o filme

    ResponderExcluir
  30. rs, eu também não sou muito fã de musicais no cinema mas como sou muito fã de cinema, existem alguns do gênero que sobressaem e são realmente incríveis. Bom, da lista eu concordo em grande parte mas realmente citar Mamma Mia, que apesar de ser um filme bonitinho é bastante fraquinho em vários aspectos e não citar Chicago? Imaginei que talvez pudesse ser algum ranço pela qualidade vocal, que realmente chicago é fraco as vezes (principalmente a personagem de Renée Zellweger, bem fraquinha mas bastante simpática) mas ai vi que vc cita outros musicais bem mais fracos nesse quesito, como My Fair Lady (que inclusive é todo dublado). Afinal, qual o motivo do seu desgosto com Chicago?
    Concordo que o musical está longe de ser o melhor do mundo mas citar My fair lady e Mamma Mia e não citar chicago é foda haha
    Abraços

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!