terça-feira, 7 de dezembro de 2010
10 Filmes com Mulheres Poderosas
Que sexo frágil que nada! As mulheres desde a pré-história tem uma atuação social tão ou mais importante que a do homem.
O cinema retrata isso em muitos filmes, vários deles biográficos, onde as mulheres são fortes e poderosas.
Esta lista traz 10 delas, mas estejam a vontade para sugerir outras nos comentários.
1. O Diabo Veste Prada (a personagem de Meryl Streep tornou-se um ícone de poder e tirania no mundo da moda. ela é a editora de uma revista que é respeitada e temida por todos, especialmente por seus subordinados)
2. Cleópatra (Elizabeth Taylor encarna a lendária rainha do Egito, que graças à sua beleza, conquistou o imperador romano Julio César, de quem teve um filho, e mais tarde o general Marco Antonio. o filme mais caro de todos os tempos, em valores atualizados, uma produção suntuosa que jamais se pagou)
3. Evita (uma atriz ambiciosa casa-se com um político que viria a tornar-se presidente da Argentina e a elevaria à condição de primeira-dama e quase um santa aos olhos da população. Madonna vive Evita Perón com segurança nesta ótima adaptação de Alan Parker para o musical de Tim Rice)
4. Joana d'Arc (durante a guerra dos cem anos, uma garota de 14 anos ouve vozes que a chamam para comandar o exército francês à improvável vitória. anos mais tarde, o delfim decide enviá-la ao campo de batalha. a melhor versão é a de 1948, estrelada pela bela Ingrid Bergman)
5. Coco Chanel & Igor Stravinsky (Anna Mouglalis está excelente no papel da estilista que, em 1913, já consagrada e logo após a morte de seu jovem amante Boy, convida o compositor russo e sua família para se hospedarem em sua bela casa de campo. Chanel controla seus negócios e suas relações com mão de ferro, poderosa!)
6. A Rainha (a rainha Elizabeth II, que tem que lidar com a morte da princesa Diana e a opinião pública. apesar da perda de importância política da realeza britânica, não há como não se intimidar com a presença da rainha, brilhantemente vivida por Helen Mirren)
7. Frida (Salma Hayek teve seu grande papel como a famosa pintora mexicana, que desafiou a sociedade por conta de um casamento aberto com o também artista Diego Rivera e teve casos tumultuados com homens, mulheres e até com o político Léon Trotsky. uma mulher à frente de seu tempo)
8. Aliens, o Resgate (após acordar de sua hibernação, a tenente Ripley, única sobrevivente da nave Nostromo, descobre que o planeta onde ocorreram os ataques alienígenas foi colonizado, então ela resolve retornar para salvar as famílias lá instaladas. uma heroína truculenta e poderosa, que valeu uma indicação ao Oscar para Sigourney Weaver)
9. Kill Bill (após quase ser morta no dia de seu casamento por seus ex-companheiros, a noiva sai do coma para vingar-se de cada um deles. Uma Thurman está poderosa no já clássico filme de Quentin Tarantino, exibido em duas partes)
10. Sra. Henderson Apresenta (Judy Dench é uma rica senhora, recém viúva, que para combater o tédio, resolve comprar um antigo cinema e transformá-lo num teatro e montar espetáculos de vaudeville, nos moldes do Moulin Rouge, o que provoca a ira da puritana sociedade britânica. uma mulher empreendedora e corajosa)
Veja também: "10 Filmes sobre Infidelidade"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ei Armando, tudo bem? Lista muito interessante, pra variar. Lembrei aqui de dois filmes: Tomates verdes fritos e Atração fatal. Ficam como sugestão. Um abraço.
ResponderExcluirA Bette Davis e a Joan Crawford viviam fazendo esses papéis. A Vivian Leigh em E o Vento Levou também seria uma boa lembrança.
ResponderExcluirLista bacana.
ResponderExcluirNo prorio Kill Bill ainda temos a O-Ren que merece uma colocação tanto pela sua história contade de forma genial por um anime tanto por quem se tornou.
E bem que poderia ter tbm uma das personagens do Almodóvar a Raimunda talvez...
Oi amigos,
ResponderExcluirÓtimas as sugestões de vocês três.
Pensei nelas todas também.
Ontem assisti 'Winter's Bone' que tem a Ree de Jennifer Lawrence, fortíssima. Já é uma das favoritas para o próximo Oscar e entraria facilmente nesta lista.
Obrigado pelas sugestões.
Abs!!!
Armando, tentei já algumas vezes postar meu comentário sobre essa lista mas ela está de sacanagem comigo. Essa é a última tentativa!
ResponderExcluirBom, sobre mulheres poderosas na lista, todas são maravilhosas, mas tenho total apreço e carinho por Frida Khalo. Nem só pelo filme, mas sim pela pessoa e pela vida... É um exemplo de perseverança, força e de mulher. Não há dúvidas que é um exemplo de vida pra mim...
Essa mulher me emociona com seus quadros e o filme me emociona muito...
Bela lista, como siempre!
Kd Cleopatra???? Ta a foto do filme mas nao colocou na lista =(
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirCleopatra e o número 2 da lista...
Estranha sua pergunta.
Abs!!!
Na realidade Cleopatra pode ter sido o filme em ingles mais caro, mas o mais caro de todos os tempos no geral em todos os paises foi Metropolis de 1927 que custou na epoca 5.000.000 de marcos(O filme é alemão) o que em dinheiro de hoje seria algo como 1.500.000.000 de dolares ou algo como quase todo o rendimento do Titanic no cinema no mundo todo ou 3x o que custou Avatar ou os 3 Senhor dos Anéis juntos.
ResponderExcluirOlá anônimo,
ResponderExcluirÉ difícil encontrar referências coerentes sobre o custo de Metropolis, mas tenho certeza que não chega nem perto desse valor.
Aparentemente foi sim o filme mais caro do cinema mudo, estima-se que algo em torno de 1,3 milhão de marcos, que equivaleria a cerca de 200 milhões de dólares atuais. Eles chegaram a construir a enorme torre do filme.
Se não é o mais caro da história, foi suficiente para quebrar os produtores da época.
Obrigado por comentar, mas na próxima vez assine...
Abs!!!
Armando, adorei sua lista, com mulheres poderosas nas telas e fora delas!
ResponderExcluirGostaria de citar também o filme Barbarella, com a poderosa Brigitte Bardot e, a não menos poderosa, Catherine Deneuve, em Belle de Jour, por exemplo.
Saudações!
Oi Carla,
ResponderExcluirObrigado pelo elogio.
Só queria fazer uma correção, a atriz que interpreta Barbarella era a Jane Fonda, com quem o diretor Roger Vadim estava casado na época. O filme estava na minha short-list, foi uma boa lembrança, obrigado!
Abs!!!
Adorei sua lista! :)
Excluirótima lista armando, mais na minha lista a tenente ripley estaria em primeiro lugar!beijos;-*parvana rosa
ResponderExcluir