terça-feira, 7 de dezembro de 2010

10 Filmes com Mulheres Poderosas



Que sexo frágil que nada! As mulheres desde a pré-história tem uma atuação social tão ou mais importante que a do homem.
O cinema retrata isso em muitos filmes, vários deles biográficos, onde as mulheres são fortes e poderosas.
Esta lista traz 10 delas, mas estejam a vontade para sugerir outras nos comentários.


1.  O Diabo Veste Prada (a personagem de Meryl Streep tornou-se um ícone de poder e tirania no mundo da moda. ela é a editora de uma revista que é respeitada e temida por todos, especialmente por seus subordinados)


2.  Cleópatra (Elizabeth Taylor encarna a lendária rainha do Egito, que graças à sua beleza, conquistou o imperador romano Julio César, de quem teve um filho, e mais tarde o general Marco Antonio. o filme mais caro de todos os tempos, em valores atualizados, uma produção suntuosa que jamais se pagou)


3.  Evita (uma atriz ambiciosa casa-se com um político que viria a tornar-se presidente da Argentina e a elevaria à condição de primeira-dama e quase um santa aos olhos da população. Madonna vive Evita Perón com segurança nesta ótima adaptação de Alan Parker para o musical de Tim Rice)


4.  Joana d'Arc (durante a guerra dos cem anos, uma garota de 14 anos ouve vozes que a chamam para comandar o exército francês à improvável vitória. anos mais tarde, o delfim decide enviá-la ao campo de batalha. a melhor versão é a de 1948, estrelada pela bela Ingrid Bergman)


5.  Coco Chanel & Igor Stravinsky (Anna Mouglalis está excelente no papel da estilista que, em 1913, já consagrada e logo após a morte de seu jovem amante Boy, convida o compositor russo e sua família para se hospedarem em sua bela casa de campo. Chanel controla seus negócios e suas relações com mão de ferro, poderosa!)


6.  A Rainha (a rainha Elizabeth II, que tem que lidar com a morte da princesa Diana e a opinião pública. apesar da perda de importância política da realeza britânica, não há como não se intimidar com a presença da rainha, brilhantemente vivida por Helen Mirren)


7.  Frida (Salma Hayek teve seu grande papel como a famosa pintora mexicana, que desafiou a sociedade por conta de um casamento aberto com o também artista Diego Rivera e teve casos tumultuados com homens, mulheres e até com o político Léon Trotsky. uma mulher à frente de seu tempo)  


8.  Aliens, o Resgate (após acordar de sua hibernação, a tenente Ripley, única sobrevivente da nave Nostromo, descobre que o planeta onde ocorreram os ataques alienígenas foi colonizado, então ela resolve retornar para salvar as famílias lá instaladas. uma heroína truculenta e poderosa, que valeu uma indicação ao Oscar para Sigourney Weaver


9.  Kill Bill (após quase ser morta no dia de seu casamento por seus ex-companheiros, a noiva sai do coma para vingar-se de cada um deles. Uma Thurman está poderosa no já clássico filme de Quentin Tarantino, exibido em duas partes) 


10.  Sra. Henderson Apresenta (Judy Dench é uma rica senhora, recém viúva, que para combater o tédio, resolve comprar um antigo cinema e transformá-lo num teatro e montar espetáculos de vaudeville, nos moldes do Moulin Rouge, o que provoca a ira da puritana sociedade britânica. uma mulher empreendedora e corajosa) 



Veja também: "10 Filmes sobre Infidelidade"

13 comentários:

  1. Ei Armando, tudo bem? Lista muito interessante, pra variar. Lembrei aqui de dois filmes: Tomates verdes fritos e Atração fatal. Ficam como sugestão. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. A Bette Davis e a Joan Crawford viviam fazendo esses papéis. A Vivian Leigh em E o Vento Levou também seria uma boa lembrança.

    ResponderExcluir
  3. Lista bacana.

    No prorio Kill Bill ainda temos a O-Ren que merece uma colocação tanto pela sua história contade de forma genial por um anime tanto por quem se tornou.

    E bem que poderia ter tbm uma das personagens do Almodóvar a Raimunda talvez...

    ResponderExcluir
  4. Oi amigos,
    Ótimas as sugestões de vocês três.
    Pensei nelas todas também.
    Ontem assisti 'Winter's Bone' que tem a Ree de Jennifer Lawrence, fortíssima. Já é uma das favoritas para o próximo Oscar e entraria facilmente nesta lista.
    Obrigado pelas sugestões.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Armando, tentei já algumas vezes postar meu comentário sobre essa lista mas ela está de sacanagem comigo. Essa é a última tentativa!

    Bom, sobre mulheres poderosas na lista, todas são maravilhosas, mas tenho total apreço e carinho por Frida Khalo. Nem só pelo filme, mas sim pela pessoa e pela vida... É um exemplo de perseverança, força e de mulher. Não há dúvidas que é um exemplo de vida pra mim...

    Essa mulher me emociona com seus quadros e o filme me emociona muito...

    Bela lista, como siempre!

    ResponderExcluir
  6. Kd Cleopatra???? Ta a foto do filme mas nao colocou na lista =(

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,
    Cleopatra e o número 2 da lista...
    Estranha sua pergunta.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Na realidade Cleopatra pode ter sido o filme em ingles mais caro, mas o mais caro de todos os tempos no geral em todos os paises foi Metropolis de 1927 que custou na epoca 5.000.000 de marcos(O filme é alemão) o que em dinheiro de hoje seria algo como 1.500.000.000 de dolares ou algo como quase todo o rendimento do Titanic no cinema no mundo todo ou 3x o que custou Avatar ou os 3 Senhor dos Anéis juntos.

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo,
    É difícil encontrar referências coerentes sobre o custo de Metropolis, mas tenho certeza que não chega nem perto desse valor.
    Aparentemente foi sim o filme mais caro do cinema mudo, estima-se que algo em torno de 1,3 milhão de marcos, que equivaleria a cerca de 200 milhões de dólares atuais. Eles chegaram a construir a enorme torre do filme.
    Se não é o mais caro da história, foi suficiente para quebrar os produtores da época.
    Obrigado por comentar, mas na próxima vez assine...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Armando, adorei sua lista, com mulheres poderosas nas telas e fora delas!
    Gostaria de citar também o filme Barbarella, com a poderosa Brigitte Bardot e, a não menos poderosa, Catherine Deneuve, em Belle de Jour, por exemplo.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla,
    Obrigado pelo elogio.
    Só queria fazer uma correção, a atriz que interpreta Barbarella era a Jane Fonda, com quem o diretor Roger Vadim estava casado na época. O filme estava na minha short-list, foi uma boa lembrança, obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. ótima lista armando, mais na minha lista a tenente ripley estaria em primeiro lugar!beijos;-*parvana rosa

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!