quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 Filmes com Palhaços



O palhaço é um comediante de circo, que tem grande empatia com as crianças e se apresenta sob pesada maquiagem, para ressaltar suas emoções.
Se no picadeiro o personagem costuma ser engraçado e ingênuo, Já no cinema, costuma ser retratado no sentido oposto, como uma figura ameaçadora e perigosa.
Esta lista traz 10 filmes que têm os palhaços no centro da trama, para o bem ou para o mal.


1.  Os Palhaços (Federico Fellini misturou realidade e ficção neste documentário feito para a TV italiana em 1970. um olhar carinhoso para os palhaços de diversas épocas, recheado de números cômicos. felliniano e genial)


2.  O Cavaleiro das Trevas (o Coringa é o palhaço mais famoso do cinema e, neste filme, a interpretação espetacular de Heath Ledger eleva o personagem ao centro da trama, descrito pelo diretor Christopher Nolan como "um palhaço psicopata, assassino em série, esquizofrênico, rude, cruel, sarcástico e com zero de empatia". perfeito)


3.  Não Tenho Troco (Bill Murray é um bandido que assalta um banco vestido de palhaço em companhia da namorada e de um amigo - Geena Davis e Randy Quaid -, que se fazem passar por vítimas. um plano perfeito, num filme divertido e com ótimo timing, dirigido pelo próprio Murray e por Howard Franklin)


4.  O Maior Espetáculo da Terra (o diretor Cecil B.DeMille fez um de seus longos épicos, desta vez sobre o mundo do circo e acabou ganhando o Oscar de 1952. James Stewart é Buttons o palhaço adorável com um passado secreto)


5.  It, uma Obra-Prima do Medo (na década de 1960, sete amigos enfrentam um ser assassino de crianças, que costuma surgir na forma do assustador palhaço Pennywise - o ótimo Tim Curry. 30 anos depois ele reaparece e o grupo se une para combatê-lo. bom terror feito para TV, baseado num livro de Stephen King)


6.  Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (aliens que se parecem com palhaços invadem uma cidadezinha e, a princípio, só são levados à sério por um grupo de criança. cult de horror trash dos anos 1980 é um filme de uma piada só. vale como curiosidade)


7.  Os Doutores da Alegria (um comovente documentário sobre um grupo de atores que atua em hospitais vestidos de palhaços, alegrando pacientes, especialmente crianças, o que ajuda na sua recuperação. um trabalho importante que tornou-se uma organização respeitada)


8.  Os Simpsons, o Filme (o palhaço Krusty é o mais famoso e politicamente incorreto da televisão atual. no longa dos Simpsons tem uma particpação secundária, mas estrela vários dos episódios, bem como seu assistente Side Show Bob)


9.  O Circo da Morte (o circo chega a uma cidadezinha, Gary Busey é Bozo o palhaço que fica xingando os espectadores que tentam derrubá-lo numa piscina e Jodie Foster é uma garota de 18 anos, que quer fugir com eles e se envolve num triângulo amoroso. um filme de 1980 justamente esquecido)


10.  Poltergeist (provavelmente um dos palhaços mais assustadores do cinema, graças a uma única sequência, mas fica incomodando boa parte do filme ali parado... este clássico produzido por Steven Spielberg tem vários ótimos momentos)


Atualização: em 18/10/2012:

11.  O Palhaço (pai e filho são donos de um circo mambembe que percorre cidadezinhas do interior, levando alegria e uma dose de ingenuidade sob a tenda. Selton Mello dirige e estrela na pele do palhaço Pangaré ao lado do grande Paulo José e de dezenas de ótimos atores.  um dos mais encantadores e cinematográficos filmes nacionais dos últimos anos)



Veja também:"10 Filmes sobre Brinquedos"

16 comentários:

  1. Tenho medo de It até hoje.

    Tem também aqueles do Rob Zombie.. A Casa dos 1001 Corpos e Rejeitados pelo Diabo que o "patriarca" é um palhaço... Filmes fodásticos!! =D

    Adorei a lista!

    ResponderExcluir
  2. killers klowns from outer space me deixou sem dormir varias vezes quando era criança rs. Digo o mesmo de It.
    Boa lista, armando.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu tenho pavor de palhaços... sempre tive e isso só piorou quando com 7 anos vi IT... Nunca mais quis ir ao circo nem ver nada sobre palhaços.

    Só gosto mesmo dos Doutores da Alegria que é um documentário bem simples mas muito espirituoso...

    ResponderExcluir
  4. Armando.Eu nunca gostei de palhaços.Nunca.Isto porque nunca achei graça em nenhum deles...Mas são personagens muito ricos, né?De sua lista me é impossível não citar o Coringa do Heath Ledger.Fantástico, não?

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito da primeira parte de It porque o final é vergonhoso.

    Não gosto de palhaços nunca acho graça neles por isso acho que eles funcionam melhor em filmes de terror ou quando é um louco que nem o Coringa que o Ledger interpretou de forma única.

    ResponderExcluir
  6. Amigos,
    Como vocês, também nunca gostei de palhaços. Desde pequeno eles mais me assustavam que faziam rir.
    Desta lista, acho que o mais legal é o do Fellini, já que os "homens de palha" (pagliacci) se encaixavam muito bem no seu universo.
    Procurei colocar na lista uma variedade de palhaços, desde os bondosos até os monstruosos, que são muito mais comuns.
    Quanto ao Coringa, mesmo o de Jack Nicholson e até o de Cesar Romero, é o mais fascinante de todos.
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Assisti IT quando era muito novo e fiquei com aquela figura tenebrosa na cabeça. Pena que o final seja mesmo ruim. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Agora na expectativa pelo novo filme dirigido por Selton Mello sobre Palhaços... Ele e Paulo José serão os palhaços depressivos...

    DEve ser bom como tudo que os dois fazem...

    ResponderExcluir
  9. Oi Vítor,
    Também estou na expectativa do filme do Selton, mas deve estrear apenas no segundo semestre de 2011.
    Aguardemos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. o palhaço de poltergeist aterrorizou minha infância. eu tinha um de brinquedo e fiquei com medo dele só por causa do filme... aliás, esse de it também é macabro!

    ResponderExcluir
  11. psicopata, assassino em série, esquizofrênico, rude, cruel, sarcástico e com zero de empatia. perfeito +1

    ResponderExcluir
  12. Se eu não me engano o Side Show Bob não é o assistente do Krusty, é o cara que quer matar o Bart...


    IT marcou a minha vida! Morria de medo de ir as festinhas dos meus amiguinhos, no caso de haver palhaços! rsrs

    ResponderExcluir
  13. meu deus eu rio desses filmes de palhaços eu acho maneiro filmes de terror com palhaços fast food da morte e a maior medice ai que meda desses filmes com palhaços haha boboes de palhaços vão se cataaaaar olha que eu tenho só 10 anos ;)

    ResponderExcluir
  14. MEDO DESSA GAROTINHA IDA MARIA KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Tenho medo de palhaços desde pequena mas meu medo aumentou quando vi it

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!