quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

10 Filmes com Balões



O balão de ar quente foi a primeira forma que o homem encontrou de sair do chão com segurança. 
Em 1708, o padre Bartolomeu de Gusmão iniciou os estudos com esse tipo de transporte. Ele apresentou à família real portuguesa um balão que teria voado cerca de 1 quilômetro, mas o fato não foi documentado.
A partir de 1928 os imponentes dirigíveis alemães, Graf Zeppelin e Hindenburg, chegaram a ser importantes meios de transporte entre a Europa e a América, mas um grande acidente com o segundo e a evolução dos aviões mais pesados que o ar encerrou essa era.
Hoje os balões se prestam apenas ao turismo de observação, à publicidade, à espionagem e aos experimentos científicos.
Aqui está uma lista com 10 filmes que têm os balões no centro de suas tramas.


1.  A Volta ao Mundo em 80 Dias (um nobre inglês aceita uma aposta milionária na qual tem que dar a volta ao mundo em 80 dias. ele cumpre o seu objetivo em meio a muitas aventuras em todos os continentes. baseado no clássico livro de Jules Verne. ganhou 5 Oscars em 1957, incluindo o de melhor filme. boa diversão, mas bem datado)


2.  Up, Altas Aventuras (um casal passa a vida sonhando em aventurar-se no Paraíso das Cachoeiras na América do Sul, mas vida passa e eles não vão. quando ela morre, o velhinho, vendedor de balões de gás, transforma sua casa num balão e parte para a aventura. um filme delicioso da Pixar, vencedor do Oscar e Golden Globe de animação e trilha sonora)


3.  O Dirigível Hindenburg (baseado na tragédia real ocorrida em 1937, conta a história da última viagem do luxuoso dirigível, que era o símbolo do poderio nazista, entre Frankfurt e Nova York, sob rumores de sabotagem, que se confirmariam num incêndio que o destruiu e matou vários tripulantes e alguns passageiros. produção caprichada de 1975, dirigida por Robert Wise)


4.  Amor para Sempre (no campo, próximo a Oxford, um grupo tenta ajudar um avô a segurar o balão onde está seu neto, mas o socorro termina mal e acaba criando estranhos laços entre os envolvidos. um filme difícil, com personagens enfrentando seus próprios demônios)


5.  A Verdade Nua e Crua (a produtora de um programa matinal de tv em crise, tem que conviver com um polêmico apresentador, que destila teorias machistas. como numa típica comédia romântica, o ódio entre eles vai se transformar em amor, com o ápice transmitido ao vivo sem eles saberem, quando ambos cobrem uma competição de balões, onde discutem a relação em pleno ar)


6.  Dramática Travessia (em 1979, dois alemães orientais - John Hurt e Beau Bridges -, tentando fugir com suas famílias do regime comunista, se arriscam numa perigosa travessia para o lado ocidental sobre o muro de Berlim, num balão improvisado. baseado numa história real e dirigido por Delbert Mann é assistível)


7.  Cinco Semanas num Balão (comédia de 1962, baseada em outro romance de Jules Verne.um explorador do século XIX, seu assistente, um repórter encrenqueiro, um professor desligado e uma professora moderninha partem numa expedição a um território africano que não consta dos mapas, aonde pretendem ficar a bandeira britânica, mas não sem passar por inúmeras aventuras. dirigido por Irwin Allen é a cara da sessão da tarde)


8.  As Aventuras do Barão Munchausen (enquanto tenta escapar da morte e salvar a cidade invadida pelos turcos, o maior mentiroso do mundo relembra suas histórias fantásticas a bordo de um balão de ar, que o teria levado até a lua. uma simática fantasia de Terry Gilliam, com ótimos momentos)


9.  Capitão Sky e o Mundo do Amanhã (na Nova York do final dos anos 1930, os cientistas estão desaparecendo e a cidade está sendo invadida por imensos robôs voadores em forma de dirigíveis. o filme foi feito apenas sobre cenários virtuais e até Laurence Olivier foi ressuscitado a partir de arquivos antigos. curioso, mas um pouco lento)


10.  A Ilha Misteriosa (durante a guerra civil americana, um grupo de prisioneiros foge num balão para uma ilha do pacífico onde encontram animais gigantescos criados pelo misterioso capitão Nemo e um vulcão prestes a explodir. outra fantasia de Jules Verne, bem ao gosto de século XIX)


Veja também: "10 Filmes sobre Trens"

6 comentários:

  1. O Dirigivel Hidenburg é um dos 1º filmes que eu me lembro de ter assistido. Tem também O Prisioneiro de Zenda com Peter Sellers.

    ResponderExcluir
  2. Eu só me lembraria dos dois primeiros, por sinal, excelentes!
    Parabéns pela lista, Armando! E valeu as dicas. =}

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o blog. Excelentes dicas! :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que os unicos que assisti foram UP e A Verdade... e o primeiro é bem melhor que o segundo.

    ResponderExcluir
  5. A lista é interessante.
    Já assisti:
    - Up - Altas Aventuras: é uma das melhores animações que já vi.
    - A Verdade Nua e Crua: é uma comédia romântica bem comum.
    - Capitão Sky e o Mundo de Amanhã: concordo com você, é lento.
    :-D

    ResponderExcluir
  6. ..e o filme do 'padre brasileiro dos baloes'..quando sai? tem ainda esse que cabe na extensa lista de viagens no tempo tb
    02) Cruzeiro Siderais (Croisières Sidérales, 1942)
    Um grupo de viajantes parte em um balão estratosférico e, devido a um acidente é arremessado ao espaço. Ao retornar a terra descobrem que se passaram 25 anos devido a um fenômeno ligado a teoria da relatividade.

    http://bttfpt.blogspot.com.br/2011/11/lista-de-filmes-com-viagens-no-tempo.html

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!