terça-feira, 18 de janeiro de 2011

10 Filmes com Chuva



Filmar sob chuva não é muito fácil, mas plasticamente é muito interessante.
Alguns filmes utilizaram a chuva como recurso em cenas capitais.
Esta lista traz 10 desses filmes. Confira e sugira mais alguns!


1.  Cantando na Chuva (é pensar em chuva e logo vem a imagem de Gene Kelly dançando e cantando. no delicioso musical de Stanley Donnen, a chuva era feita de água e leite para dar um efeito melhor, mas acabou encolhendo o terno de lã de Kelly. um dos filmes mais agradáveis do cinema)


2.  Mar em Fúria (baseado em fatos reais, uma tempestade gigantesca que atingiu o Atlêntico Norte e que colheu um barco de pesca em alto mar, bem no meio de sua rota. nesta boa aventura de Wolfgang Petersen, a tempestade é a vilã e principal personagem)


3.  Blade Runner (na Los Angeles futurista de Ridley Scott, a chuva é uma presença intermitente, nas ruas ou escorrendo entre o papel e a parede. deixa o filme com uma luz escura, mais próxima dos filmes noir que o inpiraram)


4.  Depois da Chuva (um ronin desempregado, viajando com a esposa, é obrigado a parar numa hospedaria por causa de uma tempestade. a enchente deixa o lugar destruído e ele decide ajudar, indo buscar comida e acaba sendo convidado para ser o mestre dos lutadores do feudo local. um roteiro de Akira Kurosawa, dirigido por seu assistente Takashi Koizumi)


5.  A Ilha do Medo (dois agentes federais vão a um sanatório numa ilha investigar o suposto desaparecimento de uma paciente e ficam isolados por causa de uma tempestade. no filme de Scorsese nada é o que parece e tudo tem um significado, inclusive a forte chuva)


6.  Magnólia (a vida de nove personagens se cruzam pelo destino num dia no vale de San Fernando, na Califórnia. a chuva de Paul Thomas Anderson é a mais original e faz referência ao exôdo bíblico)


7 Psicose (uma tempestade faz uma mulher perder-se e abrigar-se num hotel deserto de beira de estrada, onde encontrará um destino trágico. Hitchcock sabia como cercar suas vítimas)


8.  Bonequinha de Luxo (a sequência final, toda sob forte chuva, parece lavar o passado e iniciar uma nova história para os protagonistas. Audrey está no auge de sua beleza, seca ou molhada)


9.  Identidade (uma violenta tempestade obriga um grupo de pessoas a se abrigar num motel isolado. o alívio de estarem no seco logo se torna um pesadelo, quando um a um começam a ser assassinados. um filme de suspense que poderia ser convencional, mas desenvolve-se com originalidade, com ótimo elenco e bem dirigido por James Mangold)


10.  Tempestade (uma forte tempestade causa o rompimento de uma represa e uma inundação numa pequena cidade. no meio da água, Morgan Freeman executa um assalto a um carro forte. o diretor e ex-fotógrafo dinamarquês Mikael Solomon faz as cenas impressionantes  da inundação, mas o roteiro não é lá essas coisas)


Veja também: "10 Filmes com Vento"

11 comentários:

  1. Vc pode considerar uma heresia cinematográfica, mas qdo vi o tema da lista o primeiro que me veio à mente foi o décimo que você elencou, "Tempestade".Gostei muito deste filme, ainda que ele seja reconhecidamente o mais modesto de sua lista."Depois da chuva" é também muito agradável.O restante dos filmes dispensa comentários.Abç!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Armando... Que tema apropriado. Como disse, se São Paulo S/A fosse filmado hoje em dia, seria parte o caos mostrado pelos programas sensacionalistas da tevê.

    Não havia como não citar Dançando na Chuva ou Blade Runner... Boa lista! Como sempre...

    ResponderExcluir
  3. Cantando na Chuva é O CLÁSSICO, nunca pode faltar nessa lista. Também tem um documentário-observador holandês, se chama "Chuva" (Regen) (1929), o filme só mostra as chuvas nas cidades holandesas, é delicioso assistir.

    ResponderExcluir
  4. Um que eu colocaria também é Tempestade do Século... um filme que assisti apenas UMA vez, tenho curiosidade de ver novamente, mas não encontro...

    E pelo que tenho em mente, foi uma produção que me agradou demais e tem a chuva, quase como um personagem também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Amigos!
    Boa dicas do Germano (Chuva) e do Éder (o terror Tempestade do Século). Não vi nenhum dos dois, mas vou procurar.
    Obrigado por comentarem e sugerirem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que ainda implica com a chuva de sapos de Magnólia.Obra-prima do Paul filme filme que só melhora com o tempo.

    ResponderExcluir
  7. Tem um filme que eu amo, acho que é uma parceria franco-croata se não me engano, chama-se "Antes da chuva" - recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Vi um filme há uns anos mas não sei o nome e era sobre uns miudos que nasceram num planeta onde sempre chovia e já adolescentes um dia parou a chuva e apareceu o sol (nunca antes visto) ... se alguem souber o nome...diga.
    Acho que o filme era de um país do norte tipo Suécia ou algum por esses lados.

    ResponderExcluir
  9. gosto de assistir filmes que tenha chuva, principalmente filmes de terror e suspense.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!