sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

10 Filmes de Sean Penn



Sean Justin Penn nasceu na Califórnia em 1960, filho do diretor de televisão Leo Penn e da atriz Eileen Ryan.
Começou nas séries dirigidas pelo pai, mas aos 20 anos estreava como um cadete em 'Toque de Recolher' junto com Tom Cruise, outro adolescente.
Aos 25 casou-se com a cantora Madonna, com quem teve uma relação muito tumultuada, para a alegria das revistas de fofocas.
Dirigiu 5 filmes, incluindo o excelente 'Na Natureza Selvagem', mas foi como ator que construiu uma carreira sólida, com mais de 40 filmes, dois Oscars e prêmios em festivais como Cannes e Berlim.
Penn já merecia uma lista de 10 filmes, material não falta. Ele é seguramente um dos melhores atores do cinema atual. 
Esta lista traz 10 filmes de Sean Penn como ator. Confira ainda o trailer de seu novo filme, o aguardadíssimo 'A Árvore da Vida'.





1.  Milk, a Voz da Igualdade (biografia do primeiro político abertamente homossexual a ser eleito nos EUA. fantástica reconstrução de uma época do diretor Gus Van Sant e uma atuação soberba de Penn, que lhe valeu um obrigatório segundo Oscar)


2.  Sobre Meninos e Lobos (três garotos estão brincando quando um deles é sequestrado e abusado por dois homens por dias. 25 anos mais tarde a filha de um deles - Penn espetacular - é morta e eles voltam a se encontrar reabrindo feridas do passado. Oscar para Penn e Tim Robbins, num dos melhores filmes de Clint Eastwood) 


3.  Os Últimos Passos de um Homem (uma freira recebe uma carta de um condenado à morte, que pede que ela seja sua conselheira espiritual. ela crê que, por maior que seja o crime, todos são dignos de absolvição perante a deus. mas o envolvimento deles acaba sendo perturbador. ótimo filme de Tim Robbins, Oscar para a bondosa Susan Sarandon e uma indicação para o malvado Penn)


4.  Uma Lição de Amor (a comovente história de um pai deficiente mental de uma garotinha - Dakota Fanning - de sete anos, que começa a ultrapassar o aprendizado do pai e os assistentes sociais resolvem tirar a guarda dele e entregar a menina para pais adotivos. um pouco piegas, mas dá para chorar. outra indicação ao Oscar para Penn)


5.  Loucos de Amor (Sean é o marido alcóolatra de Robin Wright - na época sua esposa - e desaparece por três dias. ela está grávida e encontra consolo no vizinho - James Gandolfini -, que tenta estuprá-la. quando o marido volta e fica sabendo tem uma crise emocional e acaba internado por 10 anos. um drama pesado de Nick Cassavetes, que valeu a Palma de Ouro em Cannes para Penn)


6.  21 Gramas (a história de três pessoas que se encontram por causa de um acidente. Penn é um homem à espera de um transplante de coração, Naomi Watts é uma viúva recente e Benicio del Toro é um ex-presidiário agora religioso. primeiro filme americano do ótimo Alejandro González Iñarritu, prêmios em Veneza para os três atores, dentre 20 prêmios e mais 36 indicações)


7.  Pecados da Guerra (durante a guerra do Vietnan, um sargento - Penn - comanda uma patrulha de cinco soldados e rapta uma jovem para ser objeto de prazer do seu pelotão. quatro deles a estupram e a garota acaba morrendo. o que não participa - Michael J.Fox -, decide denunciar o ocorrido. bom filme de Brian De Palma)


8.  Poucas e Boas (a história de um talentoso guitarrista fictício dos anos 30 - Penn indicado ao Oscar -, arrogante, alcóolatra, desprezível e que se julga o melhor guitarrista do mundo, até conhecer Django Reinhardt. por quem fica obcecado. um ótimo e pouco lembrado filme de Woody Allen)


9.  As Cores da Violência (dois policiais se envolvem nas lutas entre gangs de Los Angeles. Penn é um novato impetuoso e inconsequente, Robert Duval é o veterano tentando manter os marginais sob controle. um dos melhores momentos de Dennis Hopper como diretor e um dos primeiros papéis de destaque de Penn, em 1988)


10.  Adeus à Inocência (Penn e Nicolas Cage são dois amigos prestes a ir para a guerra em 1943, que começam a namorar garotas da sua cidade. a namorada de Cage fica grávida e ele quer que a namorada de Penn - Elizabeth McGovern -, que acredita ser rica, ajude a pagar um aborto. bom drama romântico de Richard Benjamin, um dos primeiros filmes de Penn, onde ele já mostrava o grande ator que viria a se tornar) 


Veja também: "10 Filmes de Reformatórios e Prisões Juvenis"

11 comentários:

  1. Sean Penn é um dos atores mais intensos da atualidade. Não lança filmes todos os anos, mas é um cara que sempre se destaca quando aparece nas telas.

    Suas atuações em Sobre Meninos e Lobos, 21 Grams e Os Últimos Passos de Um Homem foram f*das.

    O único problema de Sean Penn é sua antipatia.

    parabéns pelo blog, já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um excelente ator.Suas atuações em 21 gramas e Sobre Meninos e Lobos comprova isso.

    Tbm estou na espera por A Árvore da Vida.

    ResponderExcluir
  3. Nossa ... como você esqueceu do Spicoli em "Picardias estudantis"(1982)?
    Sean Penn estava tão empenhado nesse papel que durante as filmagens, só atendia pelo nome do personagem, mesmo não estando em cena!

    ResponderExcluir
  4. Sobre meninos e lobos é meu preferido



    *=*

    ResponderExcluir
  5. Pra mim Sean está entre os 2 melhores atores da atualidade. Consegue variar entre diversos esteriótipos com total facilidade.
    Minhas interpretações preferidas de Penn são "Sobre Meninos" e "21 Gramas".

    Relembro também que está ótimo em "Assassinato de um Presidente". Sensacional.

    Todos os filmes ele está bem! Desde "Picardias...".

    Sugiro uma lista de P.S. Hoffman, o 2º da lista de Top 2 que citei.

    ResponderExcluir
  6. Extremamente talentoso o Sean Penn!Vc deve ter sofrido horrores para ter que escolher "Só" dez filmes dele, né?Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Meus favoritos dele são Colors e Pecados de Guerra, mas pra mim a melhor atuação dele é em Os Últimos Passos de um Homem. Ele também está ótimo em Nao Somos Anjos, mostrando que também é um excelente comediante.

    ResponderExcluir
  8. Há muito esperava por esta lista! Obrigado Armando! Ficou ótima! Eu destaco 'Sobre Meninos e Lobos' (1º filme que vi com Penn); 'Milk' (para mim o auge de Penn); '21 Gramas' (esplêndido!) e ainda: 'Poucas e Boas' (um dos primeiros filmes do Woody que eu vi e realmente 'esquecido'). Sean Penn é meu ator preferido e para mim um dos três melhores da atualidade e de sua geração. Eu citaria ainda 'A Grande Ilusão' e 'O Pagamento Final', dois filmes que gostei muito. Destaque merecido para este grande artista! Parabéns e mais uma vez: obrigado Armando! (A página de Todas as Listas ficou muito boa! :))

    ResponderExcluir
  9. Sean Penn é um grande, grande, grande ator! Antes eu não gostava muito dele, talvez por dar muita atenção às revistas de fofocas. Depois, deixei de bobagem. Nota dez para "Sobre meninos e lobos" e "Milk".

    ResponderExcluir
  10. Sean Penn realmente dá show Os últimos passos de um homem e A Grande Ilusão, (a despeito da infame tradução do título). E todos os outros são ótimos. É o meu ator preferido, ao lado do Kevin Spacey

    ResponderExcluir
  11. ninguém citou, Reviravolta

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!