terça-feira, 25 de janeiro de 2011

10 Filmes Indicados ao Oscar 2011


Saiu a lista dos indicados ao Oscar deste ano. Como sempre muitos filmes foram esquecidos, várias injustiças foram cometidas, mas mesmo assim continuamos fascinados pela premiação.
Aproveite para votar na enquete para escolher qual o seu favorito nesta disputa.
Aqui estão os 10 indicados, devidamente comentados.

1.  127 Horas (James Franco é um jovem inconsequente que vai fazer sozinho uma trilha nas montanhas de Utah e acaba preso numa rocha por dias. neste tempo ele relembra sua vida e a reinventa. belíssimo filme de Danny Boyle, com visual impressionante, bela atuação de Franco, mas deve sair sem prêmios. 6 indicações: filme, ator, roteiro adaptado, edição, música e canção

2.  O Cisne Negro (Natalie Portman é uma bailarina em busca do papel principal do Lago dos Cisnes, mas ttem que libertar-se dos recalques para encarnar o Cisne Negro. a direção impressionante de Aronofsky transforma-o quase num terror de tão angustiante e a interpretação de Natalie Portman é aposta certa para todos os prêmios do ano. 5 indicações: filme, diretor, atriz, fotografia e edição)

3.  O Vencedor (os altos e baixos na vida de um campeão de boxe e sua forte relação com o irmão, que o treina e a mãe. drama esforçado e super valorizado. deve dar o prêmio a Bale. 7 inidcações: filme, diretor - David O.Russell, coadjuvantes - Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo, roteiro original e edição)

4.  A Origem (um especialista em invadir sonhos e roubar informações tem a missão de introjetar uma ideia no subconsciente de um milionário. um roteiro engenhoso e uma grande diversão. como o diretor Christopher Nolan foi injustamente esquecido, deve levar apenas prêmios técnicos. 8 indicações: filme, roteiro original, fotografia, edição, direção de arte, música, mixagem sonora, edição sonora e efeitos visuais)

5 Minhas Mães e Meu Pai (um casal de lésbicas confronta-se com as crises conjugais e a adolescência dos filhos que querem saber quem é seu pai biológico. um filme simpático, mas que não merecia esta indicação. 4 indicações: filme, atriz - Annette Bening, ator coadjuvante - Mark Ruffalo e roteiro original)

6.   O Discurso do Rei (a história do rei George VI, sua inesperada ascensão ao trono e a descrença da sociedade em sua capacidade de governar, por conta de sua gagueira nervosa. corre por fora como azarão, tem chances de levar o prêmio principal, mas deve se contentar com o de melhor ator. 12 indicações: filme, diretor - Tom Hooper, ator - Colin Firth, coadjuvantes: Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter, roteiro original, fotografia, edição, direção de arte, figurino, música e mixagem de som)

7.   A Rede Social (um filme ágil e empolgante de David Fincher sobre a criação do website Facebook e as relações entre seus criadores. o grande favorito ao prêmio, deve levar pelo menos quatro. 8 indicações: filme, diretor - David Fincher, ator - Jesse Eusenberg, roteiro adaptado, fotografia, edição, música e mixagem sonora)

8.  Toy Story 3 (animação supervalorizada da Pixar, contando agora a história dosdestino dos brinquedos quando o garoto sai da escola para a universidade. bonitinho, mas não é para tanto. deve levar animação e algum técnico. 5 indicações: filme, roteiro adaptado, animação, canção e edição sonora)

9.  Bravura Indômita (refilmagem do clássico faroeste que deu o Oscar a John Wayne. após a morte do pai, uma jovem contrata um xerife para caçar seu assassino e exige fazer parte da busca. a maior surpresa do Oscar, corre por fora, mas com poucas chances. 10 indicações: filme, diretor - Joel e Ethan Coen, ator - Jeff Bridges, atriz coadjuvante - Hailee Steinfeld, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurino, edição sonora e mixagem de som) 

10.  O Inverno da Alma (uma garota de 17 anos tem que encontrar o pai desaparecido, para tentar salvar a casa da família. uma pobreza que raramente vemos em filmes americanos e uma interpretação espetacular da jovem Jennifer Lawrence, que não deve levar o prêmio, mas ganhou visibilidade. 4 indicações: filme, atriz, ator coadjuvante - John Hawkes, roteiro adaptado)   

8 comentários:

  1. ainda não assisti a todos os filmes indicados para melhor filme, mas não acho que "a rede social" seja o melhor. achei o filme bem razoável. quando terminar de assistir a todos, digo aqui meu preferido.

    ResponderExcluir
  2. Tbm não assistia todos indicados na verdade nem a metade deles.

    Custava colocar o excelente O Escritor Fantasma ou a Ilha do Medo no lugar do fraco Minhas...-o que esse filme faz ai???-

    Vi A Rede Social é não acho que seja merecedor do prêmio-por mim não levava nem o Globo de Ouro o filme é bom sim,mas não é tudo isso.

    Espero não me decepcionar com O Cisne Negro.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos,
    Finalmente consegui ver todos os filmes da lista.
    Dentre os indicados, meu favorito pessoal é 'Cisne Negro', mas sei que não tem chances.
    Me surpreendi com 'O Discurso do Rei' e 'Bravura Indômita', que são dois filmaços escorados em dois atores sensacionais. Mas continuo colocando minhas fichas em 'A Rede Social', que tem toda pinta de papão do ano.

    Kelvelyn,
    Não sou tão entusiasmado assim por 'O Escritor Fantasma', mas concordo que 'A Ilha do Medo' deveria estar na lista no lugar de 'Toy Story' ou 'Minhas Mães e Meu Pai', os mais fracos.
    Duvido que 'Cisne Negro' te decepcione. Nem que seja apenas pelo trabalho histórico da Natalie Portman.

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Armando. Não vi todos, até porque não estreiaram aqui e não sou de ficar baixando não...
    Dos que vi, gosto mais de Cisne Negro (tentação da minha irmã, que contraventora da lei, baixou)...
    Gostei de "A Origem" e "Rede Social", e sim, acho que o segundo é o que mais tem chances de levar, mesmo não sendo meu predileto. "A Origem" é só para encher linguiça nessa idiotice de escolher 10 filmes.

    Gostei também de "Minhas Mães...", mas só está aí porque não tem que encher 10 filmes...

    A Academia quer distribuir e dar maior visibilidade para mais filmes, mas acredito que alguns nomes ficam excessivos com tantos filmes concorrendo...

    Toy Story não vi pois sou xiita contra continuações. É muita falta de criatividade.
    Bravura, apesar de ser refilmagem - que também tenho pé atrás - é dos Coen e eu sou fã de qualquer coisa que eles façam (mesmo me decepcionando com alguns como "Queime...").

    O "Discurso do Rei" deve ser grandioso. Mas é uma média sempre colocar um filme inglês para concorrer. Infelizmente a Academia não gosta de premiá-los a fim de não quebrar sua própria indústria, mesmo fazendo filmes maravilhosos e quase sempre históricos.
    "127 Horas" deve ser agonizante.

    Mas me diga: não tem filmes não falados em inglês que poderiam participar e concorrer entre esses 10? No ano passado foi impensado não colocar "A Fita Branca" entre os 10. É muito mais filme que mais da metade que concorreu.

    Esse velinhos só aprontam... Que eles tenham juizo e dêem aos Coen ou à Aronofsky... E surpreenda-nos!
    (O Globo de Ouro é burro ou o que? Como Bravura não concorreu em nada?)

    ResponderExcluir
  5. Ah, esqueci de comentar no comentário anterior.

    Você não acha que "Atração Perigosa" é mais filme que alguns desses aí? Eu tenho certeza que sim!

    ResponderExcluir
  6. Vítor,
    Eu já me conformei em ser um contraventor. Não consigo esperar se posso ver logo. Principalmente porque a qualidade que vejo em casa é bastante razoável.
    Já discutimos isso. Sou a favor de pagar pelos downloads e isso vai acontecer daqui alguns anos, mas hoje nem a indústria disponibiliza. Os testes ainda vão começar nos Estados Unidos e Inglaterra. É só questão de tempo e essa bagunça se organiza.
    Voltando aos filmes...
    Acho que 'Atração Perigosa' é um bom filme mediano. Gostei bastante, mas acho que seria mais um a encher linguiça. Já disse ao Kelvelyn, sinto falta de 'A Ilha do Medo'.
    Quanto aos estrangeiros, você mesmo respondeu no seu comentário. A indústria americana não gosta de intrusos. Claro que se a lista fosse do cinema mundial, só uns dois ou três desses filmes estariam entre os indicados, mas não é, é um prêmio de Hollywood.
    Dos indicados a filme estrangeiro, só vi dois Biutiful e Dogtooth e ambos estariam nesta lista tranquilamente.
    Obrigado por sempre comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. A Rede Social deve finalmente dar o Oscar de Melhor Direção a David Fincher, há anos injustiçado e que imprimiu seu estilo único e "antropológico" (o cara cutuca o inconsciente psicossocial como ninguem) em um roteiro maravilhoso. Combinação essa que deve dar o prêmio principal para A Rede Social.

    Outro "injustiçado agora reconhecido" foi Darren Aronofsky e seu Cisne Negro, que deve elevar Natalie Portman ao nível das atrizes oscarizadas.

    Além do prêmio de melhor ator para Collin Firth, O Discurso do Rei leva Figurino e Direção de Arte, pontos fortes em filme de época.

    A Origem PRECISA ganhar o de melhor Roteiro Original (não importa se O Discurso do Rei é o favorito ou não). Só assim a Academia compensa a burrada que fez ao não indicar o genial Christopher Nolan para Melhor Direção.

    Tay Story 3 merecia a indicação a Melhor Filme. Sabemos que ele não vai ganhar, mas ser reconhecido como um dos melhores fimes do ano já é o suficiente.

    Té + !!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente ideia amigo. Divulga cultura outras. Parabéns

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!